domingo, 16 de outubro de 2016

6 curiosidades sobre o resultado da eleição no oeste do Pará

Confira 6 fatos curiosos que emergiram com o resultado das urnas, abertas e apuradas no domingo, no oeste do Pará neste ano
 
Fonte: Blog do Jeso Carneiro, 05/10/16


1. Prefeito duplamente recordista
Joselino Padilha, o Taka [foto], eleito prefeito de Rurópolis pelo PMDB, detém agora dois recordes políticos: o de vereador mais votado em toda a história do município – mais de 800 votos, marca que perdura desde 2008 – e agora a sua votação para prefeito, 8.054 votos, quantidade jamais alcançada por nenhum outro candidato que já disputou o cargo.

2. A mais elástica vitória
O candidato a prefeito José Caetano Oliveira, do PSB de Vitória do Xingu, foi eleito com o maior percentual de votos da região: 96,79%. O 2º lugar, Divino Lemos, do PSOL, conseguiu pouco mais de 200 votos. Caetano foi apoiado pelo atual prefeito Vando Amaral, do PSB.

3. Clube dos Bolinhas

Os eleitores de Óbidos não elegeram nenhuma mulher para a Câmara na eleição deste ano. Em 2012, quatro foram eleitas, o que colocou o município entre os parlamentos mais femininos do Pará. 48% do eleitorado de Óbidos são mulheres. Em Rurópolis, onde também há 4 mulheres na atual legislatura, o fato também se repetiu.



4. Eleito com gol aos 45 minutos do 2º tempo
Em 2012, Dayan Serique [foto], do PPS em Santarém, foi entre os 21 vereadores eleitos o que teve o menor número de votos, 1.198. Neste ano, repetiu a dose. Garantiu a sua reeleição com apenas 1.655 votos, o menos votados entre os eleitos.

5. Favoritismo confirmado

Ulisses Medeiros, do PSDB em Belterra, confirmou a condição de favorito para o posto de campeão de votos do município. Obteve 764 votos, mais que o candidato a prefeito Paulo Feitosa, do PRB, e quase dobro que o recorde de votos obtidos por um vereador na história do município – 453 votos, marca que perdurava desde 1996, com José Alexandre da Silva, do PMDB, já falecido.

6. A queda da ‘bastilha’ na Calha Norte
Nenhum das duas integrantes da família Hage que disputou a eleição ao cargo de prefeita conseguiu sucesso nas urnas. A matriarca do clã, Rosa Hage, foi derrotada em Almeirim, e a sua filha, Patrícia Hage, sofreu duro revés em Prainha, onde tentava a reeleição ao cargo. Dupla derrota para o deputado estadual Júnior Hage, cuja reeleição em 2018 está comprometida.

Nenhum comentário: