sábado, 25 de maio de 2013

Itaituba receberá grandes investimentos do Governo Federal


 Além das rodovias Transamazônica e Cuiabá/Santarém que aos poucos estão sendo asfaltadas, grandes investimentos estão sendo feitos em Itaituba e região. 

Um deles é um montante significativo na parte de habitação urbana. Itaituba já foi atendida parcialmente com 2.436 casas na zona urbana. Aveiro, Jacaréacanga, Rurópolis, Novo Progresso, Trairão e Placas são municípios que também deverão ser contemplados.

Nove portos serão construídos para atender a demanda de grãos oriundos da Região Centro-Oeste. De Itaituba esses carregamentos seguirão para o exterior. Com este corredor de exportação os custos com transportes sofrem uma redução considerável. É fato, também, a viabilização da Hidrovia Teles Pires.

As sete hidrelétricas - 5 em Itaituba e 2 em Jacareacanga, que serão construídas com recursos do PAC, começam a sair do papel. A construção de mais duas hidrelétricas, no rio Itapacurá, com recursos da iniciativa privada, também é algo que já se comenta há muito tempo.

O municipio de Itaituba, que segundo o censo do IBGE, de 2010, tinha pouco mais de 97 mil habitantes, hoje tem aproximadamente 100 mil e dentro de 8 anos, com a viabilização desses projetos, terá cerca de 230 mil habitantes.

Outro recurso extremamente importante para melhorar a cidade é o recapeamento asfáltico de 7 km da rodovia Transamazônica, no espaço urbano, que poderá ser liberado rapidamente.

Além destes projetos, outros estão sendo planejados pelo Governo Federal, para esta região.

É necessário montar cenários, elaborar projetos, se antecipar e fazer de Itaituba, a cidade desenvolvida e próspera que todos sonhamos!

Nenhum comentário: