quinta-feira, 22 de março de 2012

Oficiais de Justiça de Itaituba/PA protestam acorrentados

Para chamar a atenção das autoridades, dois oficiais de Justiça lotados na comarca de Itaituba se acorrentaram ontem (19) pela manhã em frente ao fórum da cidade. Eles protestavam contra a carência de oficiais no local e pediam que novos profissionais fossem nomeados e enviados para a comarca.

Segundo os oficiais Mario Antônio e Antônio Viana, a demanda de trabalho é muito grande e eles estariam sobrecarregados. Além de Itaituba, os oficiais também atendem municípios vizinhos. A rotina fica ainda mais estressante quando ocorrem as audiências do júri.

O judiciário itaitubense possui atualmente três juízes e somente dois oficiais concursados. Outros três foram cedidos pelo município mas podem ser demitidos de acordo com uma nova determinação do Conselho Nacional de Justiça.

O último concurso para oficial de Justiça ocorreu há três anos, mas até agora ninguém foi chamado.

O QUE DIZ O TJE

A reportagem do Diário Online entrou em contato com a assessoria do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJE) que informou que em 2009 ocorreu um concurso público para vários cargos, entre eles os de oficial de justiça e analista judiciário. De 2009 até novembro de 2011 foram chamados mais de 800 servidores e houve mais de 25 convocações para diversas áreas. Sobre a comarca de Itaituba, a assessoria não soube informar se foram nomeados oficiais para o local e nem maiores detalhes sobre o caso, já que o contato foi feito fora do horário de expediente do órgão (que vai ate as 14h).

Fonte: diario Online, 20/03/2012

Nenhum comentário: