sábado, 4 de maio de 2013

O rio Tapajós está morrendo!

Se alguém nunca imaginou Itaituba sem o rio Tapajós, comece a imaginar, pois se continuar a extração criminosa do ouro do Tapajós e de seus afluentes, em poucos anos não teremos mais este belo rio.

Alguns afluentes do rio Tapajós já estão mortos ou quase mortos. Na região da TransGarimpeira os rios Crepuri e Crepurizinho ao invés de água se transformaram em lama; o rio Novo está com suas águas totalmente barrentas devido a ação das balsas; cerca de 800 pcs estão revirando tudo e provocando destruição de toda ordem no Alto Tapajós e em consequência dessas ações nefastas o rio Tapajós começa a dar sinais de que está morrendo.

Quem conhece o rio Tapajós há muitos anos sabe que suas águas eram limpas e próprias para o consumo e hoje o seu consumo já significa um risco. As águas estão ficando cada vez mais sujas.

Há cerca de quatro anos, em frente a cidade de Itaituba, na época do verão, começaram a surgir praias e as mesmas estão aparecendo em consequência do assoreamento do leito do rio, ou seja, quando a terra é lavada no rio Tapajós e seus afluentes, a mesma desce em direção aos rios maiores e a areia vai ocupando gradativamente o leito do rio.

Investidores estão vindo, principalmente de Rondônia e Mato Grosso, de onde estão sendo expulsos devido sua ação predatória e aqui querem acabar com tudo.

Os empregos nos garimpos são informais e passageiros e não dá nenhuma segurança aos trabalhadores. Grande parte do ouro é contrabandeada e tanto o Município de Itaituba quanto o Estado do Pará quase nada recolhem em termos de impostos. Quem ganha com o ouro não investe quase nada na cidade e todos nós estamos perdendo com isso.

De todas as vendas efetuadas pelo comércio local que percentual representa aquelas destinadas aos garimpos?  

O que é mais importante para todos nós: o rio Tapajós vivo ou uns poucos empregos que destroem o meio ambiente?  

Que fique bem claro, com a continuidade desenfreada da ação dos gananciosos empresários do garimpo, que a cada dia vão ampliando seus espaços e atingindo em cheio a natureza, brevemente o nosso rio Tapajós será mais um Tietê da vida. 

Nenhum comentário: