quinta-feira, 30 de maio de 2013

A verdadeira cara da legalização da maconha

maconhaCL

O que lhe parece melhor?  Assim…
Nada como a realidade para implodir falsas polêmicas…
Em novembro do ano passado, dois plebiscitos nos EUA, nos estados de Washington e Colorado, legalizaram a maconha. Não apenas a medicinal, como outros 18 estados no país já fizeram. Legalizaram o plantio, o consumo e a venda de maconha para adultos. Ponto.

Ontem o governador do Colorado autorizou o conjunto de regras que o Estado estabeleceu para regular seu mercado de maconha.

Para a turma que ainda acha que a legalização vai causar o apocalipse canábico, sugiro que compare a regulação do Colorado com o real mercado da maconha ilegal no Brasil. E só depois responda, honestamente: o que te parece mais seguro? Qual lugar protege mais as crianças das drogas? Que lugar protege mais os adultos dos riscos do uso?

O que parece mais com o tão temido “liberou geral?”: a regulação ou o livre mercado da ilegalidade?

MaconhaBR
… ou assim?

QUEM VENDE MACONHA?

Colorado:
Comerciantes em dia com o fisco e licenciados pelo estado após checagem de antecedentes criminais.

Brasil:
Qualquer um disposto a se relacionar, em maior ou menor medida, com redes ou grupos criminosos, policiais corruptos e correr o risco de passar anos na cadeia.

QUEM PODE COMPRAR MACONHA?

Colorado:
Maiores de 21 anos com documento de identidade. Residentes no estado podem comprar e portar até 28 gramas. Não residentes até 7 gramas.

Brasil:
Qualquer pessoa, de qualquer idade. Quantas gramas, ou kilos, seu dinheiro permitir.

ONDE COMPRA-SE MACONHA?

Colorado:
 
Estabelecimentos específicos, onde controlados e taxados pelo estado, onde o acesso por menores de 21 anos é vetado. Tais lojas não poderão vender outras drogas e devem estar a mais de 300 metros de escolas, creches e centros de tratamento de dependentes de drogas.

Brasil:
 
Em qualquer lugar onde haja um traficante; bocas de fumo, escolas, universidades, bares, delivery… onde o usuário poderá ter acesso a outras drogas ilícitas e mais perigosas.

QUE TIPO DE MACONHA É VENDIDA?
image
Assim…

Colorado:
 
Cultivadas no estado. Inflorescências da planta, polém, haxixe, soluções líquidas e produtos comestíveis contendo a erva. Todos inspecionados pelo estado e testados em laboratório para garantir a não contaminação por fungos e produtos químicos prejudiciais à saúde.
Embalagens opacas e com travas que dificultam o acesso de crianças. Potência e porcentagem dos princípios ativos devem estar disponíveis no rótulo.

Brasil:
 
Sem origem rastreável, a maioria vem prensada em tijolos do Paraguai. Sem qualquer controle de qualidade, altamente contaminada por fungos e amônia derivada das sementes trituradas no processo de prensagem.
Imagem-ilustrativa
… ou assim?

IMPOSTOS E PUBLICIDADE

Colorado:
 
No estado, a tarifa padrão para qualquer venda é de 2,9%. A da venda de maconha será de 10% sobre cada transação, mais um adicional específico para a erva de 15%. Primeiros 40 milhões serão usados para construção de escolas e programas de educação para crianças sobre os riscos de usar maconha antes da idade adulta.
 
Revistas que exaltam a maconha não poderão ser expostas ao público. Podem ser vendidas reservadamente. Publicidade encorajando o uso não será permitida.

Brasil:
 
Não geral qualquer renda ao estado. Pelo contrário. A venda de maconha financia boa parte do crime organizado, da corrupção policial. A proibição gera altíssimos gastos com repressão, encarceramento e um custo social ainda mais grave em termos de violência e saúde. Publicidade de maconha é proibida, claro. Mas segue sendo perfeitamente legal anúncios que encorajem o consumo de álcool.

Entendeu agora porque a legalização é melhor até para quem é contras as drogas?

 Fonte: Casca de Besouro, 30/05/13

Nenhum comentário: