quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

João Paulo se entrega, descarta renúncia e ataca Supremo

Deputado começará a cumprir pena no regime semiaberto, no presídio da Papuda, em Brasília

O deputado federal João Paulo Cunha (PT-SP) foi preso nesta terça-feira, 4, em Brasília. Antes de se entregar no presídio da Papuda, por volta das 19h30, divulgou uma carta com ataques ao Supremo Tribunal Federal. Diferentemente dos outros três deputados condenados no julgamento do mensalão, João Paulo decidiu não renunciar ao mandato. Agora, vai enfrentar o processo de perda de mandato, que pode ser aberto na próxima semana.

Presidente da Câmara entre 2003 e 2004, o deputado foi condenado definitivamente a 6 anos e 4 meses de prisão por peculato e corrupção por irregularidades no contrato da Casa com a agência de publicidade SMPB, de Marcos Valério, preso desde novembro, e pelo recebimento de R$ 50 mil que teria como objetivo beneficiar a empresa na licitação.

Ele ainda foi condenado a mais 3 anos de prisão por lavagem de dinheiro por ter usado sua mulher para sacar os recursos no Banco Rural, mas terá direito a uma nova análise desta sentença por meio de embargo infringente. O deputado começará a cumprir pena no regime semiaberto.
 
Fonte: O impacto, 05/02/14

Fujão do Mensalão é preso na Itália e deve ser deportado para o Brasil

Pizzolato é preso com passaporte falso em nome do irmão na Itália Ele foi condenado a 12 anos e sete meses de prisão no processo da Ação Penal 470, o mensalão, pelos crimes de peculato, formação de quadrilha e corrupção
O documento estava com o nome do irmão do foragido da Justiça brasileira, Celso Pizzolato

O ex-diretor de Marketing e Comunicação do Banco do Brasil, Henrique Pizzolato foi preso na Itália no início da tarde destaquarta-feira (5/2). A prisão do condenado no processo da Ação Penal 470, o mensalão, foi resultado de uma operação conjunta das polícias brasileira e italiana.


Fonte: Correio Braziliense, 5/0214

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Promotor quer que empresas que reformam trens devolvam R$ 800 milhões


O promotor Marcelo Milani cobrou nesta segunda-feira (3) das empresas que reformam trens do Metrô de São Paulo a devolução de cerca de R$ 800 milhões, valor que ele considera ser o prejuízo em razão de superfaturamento nos contratos. Se não houver essa devolução em 90 dias, Milani diz que vai entrar com uma ação judicial pedindo a dissolução das companhias.

O pedido de dissolução é baseado no Código Civil, que prevê essa possibilidade para companhias que não cumprem as suas finalidades.

Milani também afirmou que pedirá que as contratadas do Metrô entreguem o mais rápido possível dez trens que estão em seus pátios para execução das reformas.

Sete empresas fazem as reformas, entre as quais Siemens, Alstom e Bombardier. Elas ganharam uma licitação de R$ 2,5 bilhões para modernizar 98 trens do Metrô. O promotor conseguiu um acordo com o governo estadual e com o Metrô pelo qual a reforma dos trens ficará suspensa também por 90 dias.

O Metrô diz ter aceitado a suspensão para colaborar com as investigações.

Milani defende que a reforma é antieconômica. Segundo ele, o preço de um trem reformado custa 85% de um trem novo –os carros reformados têm mais de 30 anos.

O Metrô diz que tal proporção está errada e que o custo de um trem modernizado equivale a 65% de um novo.

Milani também ameaçara em dezembro entrar com uma ação contra o Metrô se as reformas não fossem suspensas. O governo aceitou a suspensão por temor de sofrer uma derrota jurídica.

Os contratos de reforma de trens foram assinados entre 2008 e 2010, durante o governo de José Serra (PSDB).

O preço superfaturado do contrato, segundo o promotor, decorre da divisão da reforma por partes do trem, o que é proibido pela Lei das Licitações, e do uso de um indexador ligado ao dólar, que é "desfavorável" ao erário.

Os quatro contratos originais acabaram se transformando em dez, e o valor da reforma saltou de R$ 1,625 bilhão para R$ 2,5 bilhões: a diferença é considerada por Milani o valor superfaturado.

O ministro Marco Aurélio, relator do inquérito da Siemens no Supremo Tribunal Federal, disse nesta segunda-feira que vai derrubar parte do sigilo sobre os autos. Só dados que ferem a privacidade dos investigados ficarão em segredo: "O sigilo eu vou preservar no que a lei impõe, agora, no mais, não. Vamos abrir inclusive os nomes dos envolvidos". 

Fonte: Folha de S Paulo, 03/02/14

domingo, 2 de fevereiro de 2014

PT e PSDB escalam equipes para início de 'guerrilha virtual'

É da avenida Indianápolis, na zona sul da capital paulista, que uma equipe monitora diariamente as menções na internet ao governador paulista, Geraldo Alckmin, e à sua administração.

Do diretório estadual do PSDB, um grupo acompanha quais são as principais palavras ligadas ao tucano e se as referências a ele são "positivas, negativas ou neutras".

Esse mesmo grupo diz à direção do partido – e, consequentemente, à cúpula do governo do Estado– quando é preciso reagir aos "ataques virtuais". Na última semana, a equipe trabalhou para tentar minimizar comentários negativos à atuação da Polícia Civil na cracolândia.

Enquanto críticos de Alckmin disseminavam comentários sobre a violência dos agentes, seus defensores promoviam uma "agenda positiva", divulgando a sanção da lei que proíbe testes de cosméticos em animais.

Na região central da cidade (bairro da Bela Vista), uma equipe faz basicamente o mesmo trabalho, só que para o PT. Comandado pelo sociólogo Sérgio Amadeu e pelo jornalista Renato Rovai, o grupo usa um software para monitorar temas que interessam aos petistas e indicar como eles estão sendo tratados. "Mensalão", "PT" e "Dilma" são as palavras-chave mais buscadas hoje.

Editoria de Arte/Folhapress




A equipe produz relatórios que indicam a temperatura das discussões e o número de menções a cada assunto. A qualidade das referências é descrita em detalhes. Esse trabalho é feito para o partido, mas será usado na campanha à reeleição da presidente Dilma Rousseff e também na do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ao governo de São Paulo.

BOATOS

Em Brasília, a Pepper (empresa que presta serviço de comunicação para o PT) já faz o rastreamento de rumores negativos para o governo federal, além do monitoramento de perfis falsos da presidente Dilma.

Entre os tucanos, Xico Graziano, um dos principais assessores do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, vai montar a equipe de internet da campanha do senador Aécio Neves (PSDB-MG).

Graziano encomendou um levantamento da "reputação digital" de Aécio, nome que se dá ao estudo da origem e qualidade das menções feitas a alguém nas redes. Sua principal missão é medir o alcance de boatos que são vinculados ao nome de Aécio. "O PT tem uma rede de blogueiros em seu bolso, que se dedica a dizer que ele não passa de um 'bon vivant'. Meu trabalho é mostrar o Aécio gestor", diz Graziano.

Mas há quem queira colocar pimenta no discurso oficial. Pedro Guadalupe, um jovem mineiro considerado prodígio em redes sociais, está entre os mais cotados para integrar a equipe de Aécio.

Em 2012, ele trabalhou com o marqueteiro do PT, João Santana, contra o candidato de Aécio em Belo Horizonte. Agora, quer fechar negócio com o senador. Para isso, criou um "cartão de visitas" que entra no ar hoje.

Intitulado "Dilma mente", o site parece, à primeira vista, um sítio da pré-campanha petista. Mas, como o nome entrega, é crítico à presidente. "Jogo em alto nível. Ela é presidente e merece respeito. Mas sou mineiro, profissional, e acho que será ótimo trabalhar com Aécio", afirma.

O PT, por sua vez, quer profissionalizar a militância. Na Semana Santa vai promover uma espécie de "Campus Party" em diversas cidades do Estado para articular uma atuação integrada na rede.
 
Fonte: Folha de S Paulo, 02/02/14

Podemos fazer um novo fim!


Empresários reagem ao descaso da prefeita

Manifestação de protesto vai fechar Porto da Balsa no dia 5 de fevereiro
Itaituba está administrativamente à deriva, posto que a prefeita vive a viajar e, quando chega, fica a dar entrevistas contando suas ‘realizações’, mas que de prático nada muda em sua administração, a não ser o aumento da desorganização administrativa. Vide as várias mudanças feitas no Edital para o concurso recentemente realizado.
 
Situação crítica da via pública, na Rotatória


Hoje, lideranças empresariais tendo à frente o presidente da CDL Davi Menezes e Fabrício Schuber pela Associação Empresarial, juntamente com entidades classes e sindicatos, visitaram todos os comércios da Transamazônica, no perímetro urbano.

O objetivo foi informar sobre o movimento e solicitar apoio de todos os comerciantes e de seus colaboradores para o fechamento dos estabelecimentos até as 12hs do dia 5 de fevereiro.

A partir das seis horas da manhã daquele dia haverá o fechamento do Porto da Balsa, por tempo indeterminado, tendo como reivindicação a pavimentação imediata do trecho que vai da rotatória até o km 7 da Transamazônica.

Com a pressão o Fórum de Entidades e quem mais apoia o movimento espera obter uma resposta em curtíssimo prazo do 8º BEC, pois não se aceita o paliativo que foi feito, que já começa a apresentar problemas, pois os buracos começam a se multiplicar.

Como neste país as coisas só se resolvem na base da pressão, é esperar para ver no que isso vai dar. Mas, que é bom ver a sociedade de mexendo em buscado dos seus direitos, isso é.
 
Fonte: Blog do Norton Sussuarana, 31/01/14

Só Jesus!


 Fonte: Blog do Norton Sussuarana, 31/01/14

sábado, 1 de fevereiro de 2014

A política e o ladrão


Faltam informações sobre a obra do Porto da Balsa

Quem passa pelo porto da balsa fica se perguntado o que está sendo feito ali. Sobre essa é curiosidade de quase todo mundo, inclusive minha, até agora a prefeitura não apresentou nenhum projeto da obra à população. Como no local não há placa informativa, ninguém sabe também quem é o responsável pela obra, qual é o seu valor e nem quando ela vai ficar pronta.

Pelo que tudo indica, trata-se de uma espécie de parceria público privada entre o governo municipal e a empresa de transportes Rodonave, mas ainda assim a população tem o direito de saber detalhes desse contrato se é que existe contrato.

Enquanto a prefeitura não se manifesta tornando publico essas informações, os usuários do serviço de travessia de veículos e a população em geral questionam a lentidão na execução do serviço. A única coisa feita de forma rápida até o momento no local foi a demolição daquela parte do cais; depois disso, pouquíssimos operários são vistos trabalhando nessa obra. Nesse ritmo os transtornos para quem trabalha ou transita diariamente naquela parte da frente cidade vão durar por muito tempo.

Essa situação de desconforto vem causando indignação em quem é obrigado a perder uma boa parte do seu precioso tempo a espera da balsa para atravessar o rio. Isso só faz reforçar a ideia de que é preciso o governo federal contemplar a emenda feita pela bancada paraense ao orçamento da União, que alocou recursos para a construção da ponte ligando Itaituba ao distrito de Miritituba, pois essa modalidade de travessia do rio já não atende mais à demanda desse serviço, e começa a representar um obstáculo para o desenvolvimento de Itaituba.

Além do mais, esse monopólio que já dura quase duas décadas, impõe preços abusivos para os usuários, transformando essa travessia do rio no pedágio mais caro do mundo. Infelizmente o governo municipal não consegue se impor e negociar contrapartidas mais vantajosas para o município, e a troco de migalhas vai expondo a população aos interesses de grupos privados que só pensam em obter lucro e não tem a mínima preocupação com a população. É o caso desse serviço que está sendo feito no porto da balsa que não vai melhorar em nada a vida das pessoas e nem a beleza da frente da cidade.

A população não sabe, sequer, que tipo de intervenção vai ser feita ali. Ou seja, a grande interessada nessa obra é a própria empresa e mais ninguém.      

Comentário de Weliton Lima no "Focalizando", 30/01/13 sobre a obra do Porto da Balsa.
 
Fonte: Blog do Jota Parente, 31/01/14

Governo vai privatizar trecho da 163 entre Sinop e Miritituba


Rodovia Cuiabá/Santarém, trecho entre Moraes Almeida e Aruri. Foto: Jota Parente
 
Acaba de ser noticiado pela Globo News, que o governo federal decidiu que vai licitar novos trechos de rodovias brasileiras que serão privatizados.

Entre esses trechos, um em especial chama atenção.

Trata-se do trecho que parte de Sinop em Mato Grosso, até Miritituba.

Como o fluxo de carretas nessa parte da Santarém-Cuiabá já é bastante grande, e como certamente vai crescer muito mais, na medida em que os portos de Miritituba forem sendo concluídos, certamente devem aparecer empresas interessadas no referido trecho, pois tudo indica que ele será bastante rentável. 
 
Fonte: Blog do Jota Parente, 31/01/14