|
O
secretário de Comunicação Ney Messias: anos de trabalho para Orly e a
Griffo, que recebe milhões em propaganda do governo. (Foto: Agência
Pará) |
Qual
a quantidade de dinheiro que fica realmente com a Griffo Comunicação, dessa
bolada que poderá chegar a mais de R$ 70 milhões, até o
final de 2014?
É
difícil dizer, caro leitor.
A
Perereca da Vizinha
conversou com publicitários e jornalistas, que só concordaram em falar ao blog sob
a condição de não terem de se identificar.
Eles
garantem que a Griffo, por força de cláusulas contratuais, só deve ficar com
15% desse dinheiro, para intermediar a veiculação de anúncios, e com uns 10%
sobre os valores pagos a gráficas e produtoras de rádio e TV, quando acompanha
a execução dos anúncios que concebe.
O
problema é que os únicos documentos acessíveis ao distinto público comprovam
apenas a entrada desse dinheiro nos cofres da Griffo: são as notas de empenho
que você viu aqui, todas devidamente pagas, conforme informações do portal da
Transparência, mantido pelo próprio Governo Estadual.
O
destino desse dinheiro depois que ele entra nos cofres da Griffo é um mistério
para o contribuinte.
É
certo que a Griffo repassa a maior parte dessa bolada para os veículos de
comunicação que divulgam a propaganda oficial.
Mas não se sabe quais são esses veículos, quanto
é que recebem ou quais os critérios para receberem este ou aquele valor.
Porque
a finalidade dessa triangulação é justamente esta: ocultar os nomes dos
principais beneficiários desse derrame de dinheiro público.
Os
donos de agências de propaganda, aqueles que se dispuseram a conversar com a Perereca, alegam que o fato de as
agências ficarem encarregadas de pagar os veículos de comunicação simplifica o
processo de pagamento, e até evita a “obrigatoriedade de licitação”, para a
veiculação de anúncios neste ou naquele jornal.
Tudo
lári-lári.
Não
há nada que impeça que o Governo pague diretamente os veículos de comunicação.
E,
se houvesse, bastaria uma lei ou até uma simples cláusula num edital de
licitação, para resolver tal problema.
Mas
aí os pagamentos do Governo a jornais, rádios, Tvs, blogs, sites, e até a
jornalistas, teriam de estar acessíveis pela internet, como determina a Lei da
Transparência.
E
o contribuinte, que é obrigado a bancar essa festa de arromba, poderia até acompanhar,
através de entidades civis, o número de vezes que esses anúncios são
veiculados, para checar se isso corresponde, de fato, ao que é pago pelo
Governo.
Há mais, porém.
Quem
fiscaliza o repasse de dinheiro pela Griffo aos veículos de comunicação é a
Secretaria de Comunicação do Governo do Estado (Secom).
O
problema é a estreita relação da Griffo com esses governos (que, em geral,
ajudou a eleger), e até com as pessoas escolhidas para comandar a Secom.
Exemplos:
o atual secretário de Comunicação, Ney Messias, e a adjunta dele, Simone
Romero.
Ambos
já trabalharam em campanhas eleitorais comandadas pelo dono da Griffo, o
marqueteiro Orly Bezerra.
Simone,
por exemplo, foi escolhida por Orly para trabalhar como assessora de Simão
Jatene ainda em dezembro de 2009 ou janeiro de 2010, ou seja, ainda na fase de
pré-campanha do atual governador.
E
permaneceu como assessora de Jatene durante a campanha eleitoral de 2010, sempre
sob o comando de Orly, e trabalhando, inclusive, dentro da Griffo.
Já
a relação de Ney Messias com Orly Bezerra e a Griffo é ainda mais antiga.
Ney
trabalha nas campanhas eleitorais comandadas por Orly desde meados da década de
1990.
E,
também, já prestou serviços à própria Griffo, para a criação de anúncios para o
Governo do Estado, junto com uma empresa que teria sido ligada a ele: a Voice.
É
verdade que Ney Messias é um excelente profissional, e do qual se desconhece envolvimento em
maracutaias.
Mas
o fato é que ele é um costumeiro prestador de serviços a Orly e à Griffo, para
a qual agora assina a liberação de milionárias verbas de propaganda.
É
uma situação parecida com a de alguns integrantes das comissões que avaliaram as
propostas técnicas das agências, nas duas últimas licitações que a Griffo
ganhou: as concorrências públicas para os contratos de propaganda do Governo do
Estado e da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa).
No Diário Oficial do Estado de 18 de abril
de 2011, caderno 1, páginas 10 e 11, consta que os três integrantes da comissão
técnica da licitação do Governo foram escolhidos, por sorteio, dentro de um
grupo de nove jornalistas e publicitários:
1)
Mauro Lima, diretor de publicidade e propaganda da Secom;
2)Simone
Romero, secretária adjunta de Comunicação;
3)Luís
Cláudio Rocha Lima, presidente da Imprensa Oficial;
4)
Bernadette Dopazzo, mais conhecida como Betty Dopazzo, diretora de Comunicação
integrada da Funtelpa;
5)
Sérgio Chene, assessor de Comunicação;
6)
Marlicy Bemerguy, assessora de Comunicação;
7)
Walbert Monteiro, então diretor de Relações Institucionais do Tribunal de
Justiça do Pará;
8)
Iran (Irisvaldo) de Souza, então assessor de Comunicação da Assembleia Legislativa;
9)Sílvia
Salles, jornalista
Pois
muito bem: desses 9, pelo menos 5 já trabalharam em campanhas eleitorais
comandas por Orly.
São
eles: Simone Romero, Luís Cláudio Rocha Lima, Betty Dopazzo, Marlicy Bemerguy e
Iran de Souza.
Todos
trabalharam, por exemplo, na campanha eleitoral de Jatene, em 2010, dois deles,
aliás, dentro da Griffo: Simone e Luís Cláudio Rocha Lima (que levou pelo menos
UMA esculhambação impressionante de Orly, ouvida em boa parte da agência).
Já
Betty Dopazzo, Marlicy Bemerguy e Iran de Souza trabalharam em várias campanhas
comandadas por Orly e prestam serviços à Griffo desde meados da década de 1990 –
pelo menos.
Ao
final dos sorteios, a Comissão Técnica ficou assim: Mauro Lima, Walber Monteiro
e Simone Romero.
Na Assembleia Legislativa, uma situação
semelhante.
Segundo o Diário Oficial do Estado de 11 de
setembro de 2012, caderno 7, página 6, eis a lista do grupo de nove jornalistas
e publicitários, do qual saiu a comissão técnica do certame:
1)Iran (Irisvaldo)
de Souza, então assessor de Imprensa da Alepa (o mesmo que esteve na licitação
acima e que hoje é assessor de Comunicação da Prefeitura de Belém);
2)Ana
Claudina Melo dos Santos, jornalista e funcionária da Alepa;
3)Cesar
Renato Monteiro da Costa, assessor de imprensa;
4)Lília
Soares Affonso, assessora de imprensa;
5)Micheline
Ferreira, assessora de imprensa;
6)Pâmela
Pimentel dos Santos, redatora;
7)
Simone Romero, secretária adjunta de Comunicação do Governo (a mesma da
licitação anterior);
8)
Danielle do Socorro Filgueiras da Silva, assessora de Comunicação no Governo do
Estado;
9)
Janise Abud Barreto, assessora de Comunicação da Casa Civil do Governo do
Estado.
Desses,
pelo menos cinco já trabalharam em campanhas eleitorais comandadas por Orly e
já prestaram serviços à Griffo: Iran de Souza, Simone Romero, Lílian Affonso, Janise
Abud e Micheline Ferreira – que, aliás, também trabalha há anos como assessora
do deputado Manoel Pioneiro (PSDB), que presidia a Alepa na época da abertura da licitação.
E
a comissão técnica que julgou as propostas dos concorrentes do certame ficou
assim: Simone Romero, Iran de Souza e Ana Claudina Melo dos Santos – a Dina
Santos, a única que, até onde se sabe, nunca teve qualquer relação com a
Griffo.
Uma sangria impressionante
Os
R$ 31 milhões já recebidos pela Griffo Comunicação e Jornalismo, em apenas um
ano e meio de trabalho, são, porém, apenas uma pequena parte da impressionante verba de propaganda do
Governo do Pará.
Além
da Griffo, há outras cinco agências que atendem o contrato de propaganda do
Governo Jatene, que já alcança mais de R$ 36,5 milhões anuais.
Na
verdade, o PPA (Plano Plurianual) previa que os gastos em propaganda somassem
R$ 174 milhões, no período entre 2012 e 2015.
Essa
previsão, no entanto, deve ser ultrapassada.
Só
no ano passado, o Governo gastou mais de R$ 42,3 milhões em propaganda
institucional, publicidade legal e de utilidade pública, conforme o balancete
de dezembro, que está no site da Secretaria da Fazenda (Sefa).
Os
números, no entanto, não incluem os gastos em propaganda do Banpara ou os mais
de R$ 13,4 milhões da rubrica “serviços gráficos”, na qual o Governo costuma encafuar
alguns gastos em propaganda.
Já
a previsão revisada do PPA é a de que o Governo gaste quase R$ 134,9 milhões
apenas em “ações de publicidade”, entre 2013 e 2015.
Esses
R$ 134,9 milhões não incluem, no entanto, os mais de R$ 4,9 milhões que serão
gastos, no mesmo período, em avisos e editais; e os R$ 717,6 mil destinados à comunicação
institucional.
Assim,
essas despesas devem atingir, no total, mais de R$ 140,5 milhões.
O que, somado ao que foi torrado em 2012, faz
com
que os gastos em propaganda do Governo possam chegar a quase R$ 183
milhões até 2015 – ou cinco vezes o que foi gasto na construção do
Hospital
Metropolitano, que ficou, em valores atualizados pelo IPCA-E, em
R$ 36 milhões.
Leia nas próximas reportagens da série “Griffo,
a Insaciável”:
_Dono
da Griffo subestima valores recebidos em campanhas eleitorais e nem aparece nas
prestações de contas de algumas delas;
_Os
parentes de Orly Bezerra empregados no Governo e na Prefeitura e os valores que
recebem em cargos de direção e assessoramento;
_Uma
overdose de propaganda: os preços cobrados pela veiculação dos anúncios do
governo;
_As
campanhas realizadas por Orly e as licitações que ganhou.
E veja, nos quadrinhos abaixo, documentos e
informações obtidas na internet, mostrando os gastos de propaganda do governo e
a relação entre Orly, a Griffo, o secretário de Comunicação, Ney Messias, e
integrantes das comissões técnicas das licitações do Governo e da Alepa.
Aqui,
uma foto da equipe de marketing da campanha eleitoral de Jatene, em 2010,
comandada por Orly. Nela aparecem Ney Messias, Simone Romero e Betty Dopazzo (a
foto é do blog do poeta Ronaldo Franco):
Aqui,
um comentário do próprio Orly, no blog da repórter Rita Soares, no qual ele
menciona alguns dos profissionais que trabalharam sob o comando dele, na
campanha de Jatene: Ney Messias, Simone Romero e Lília Affonso. O comentário
está na caixinha da postagem “O Marqueteiro da Vitória”, datada de 13 de
novembro de 2010:
Aqui,
no blog do locutor Sílvio Jr (postagem “Missão Cumprida na Comunicação, datada
de dezembro de 2011), novamente Ney Messias, em campanha comandada por Orly: a
campanha do Não. Confira:
Abaixo,
novamente no blog do Sílvio Jr (postagem “A Era da Voice Áudio&Marketing”,
datada de abril de 2011), a informação de que Ney teria sido um dos donos da
Voice. Nas fotos antigas da Voice aparece, além de Ney, Betty Dopazzo:
Aqui,
premiações recebidas por Ney e Orly, em 1999, por trabalhos realizados pela
Griffo, para o Governo Almir Gabriel:
Abaixo,
um trecho de entrevista concedida por Orly ao blog do jornalista Ronaldo
Brasiliense, no qual novamente Ney e Simone são citados como integrantes da
equipe que ele comandou, na última campanha de Jatene. Repare que o teor da
declaração é semelhante ao do comentário no blog da Rita:
Aqui,
um comentário deixado pelo publicitário Walter Jr, na caixinha da postagem “As
inserções do PSDB no Pará”, publicada em 04 de dezembro de 2007, no blog do
jornalista Afonso Klautau. Nele, Walter Jr cita profissionais que trabalharam
nas campanhas do PSDB para o Governo do Estado, em 1994 e 1998, ambas
comandadas por Orly. Entre os profissionais citados estão Ney Messias e Marlice
Bemerguy – além do locutor Sílvio Jr, autor de duas postagens referidas acima.
Veja:
Abaixo,
o quadrinho extraído do Diário Oficial do Estado de 11 de setembro de 2012,
caderno 7, página 6, com a escolha da comissão técnica da licitação de
propaganda da Alepa:
Abaixo,
no quadrinho extraído do Diário Oficial do Estado de 18 de abril de 2011,
caderno 1, páginas 10 e 11, a ata da reunião para a escolha da comissão técnica
da licitação de propaganda do Governo do Estado:
Aqui,
no balancete de dezembro de 2012, o acumulado dos gastos em propaganda do Governo
do Estado (veja na coluna F). O número deve ser parecido com o registrado no Balanço
Geral do Estado, que até ontem, no entanto, ainda não se encontrava na internet,
apesar de já estarmos quase no meio do ano:
Abaixo,
o PPA revisado, com previsão de gastos superiores a R$ 134,8 milhões, entre
2013 e 2015, apenas em ações de publicidade. O quadrinho também registra –
embora não estejam assinaladas – as previsões de gastos com editais e com
comunicação institucional:
Não perca a próxima reportagem da série “Griffo,
a insaciável”, que bomba no Face e já começa a repercutir fora do Pará!