sábado, 12 de março de 2016

Como em 1964, Une é atacada por fascistas


Neste sábado, na véspera do protesto organizado pela oposição, a sede da União Nacional dos Estudantes amanheceu pichada com imagens de ódio e intolerância política.

O ataque lembra o que aconteceu em 1964, quando a sede da UNE foi incendiada: "Essa ação não nos intimidará, somos firmes na defesa da democracia e repudiamos qualquer tentativa que ameace nossa liberdade", disse, em nota, a presidente da UNE, Carina Vitral.

Nos últimos dias, também foram atacadas sedes de diretórios de partidos políticos, como o PT e o PC do B.

Atolado até o pescoço, Cunha tenta segurar processo contra si e quer correr com impeachment contra Dilma


Réu no Supremo Tribunal Federal por ter recebido US$ 5 mil em propina, investigado pelo Ministério Público sob suspeita de ter sido beneficiário de 13 contas no exterior e ainda responsável por manobras no Congresso para evitar sua cassação, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), prometeu que poderá levar o processo de impeachment rapidamente para votação no plenário, que poderá avaliá-lo em 45 dias.

Ministério Público deve denunciar Aécio Neves por corrupção em Furnas

Ele será levado coercitivamente? Não, ele não é do PT

Informação foi publicada pela jornalista Vera Magalhães, na coluna Radar.

"Quem viu os depoimentos [do senador Delcídio Amaral] não tem dúvida de que o Ministério Público Federal pedirá abertura de inquérito contra Aécio. Citações anteriores a ele foram arquivadas por Rodrigo Janot".

Vera é casada com o também jornalista Otávio Cabral, que fez a última campanha presidencial do senador mineiro.

Até agora, Aécio já foi citado por cinco delatores da Lava Jato e Janot vem sendo questionado por, supostamente, blindar o presidente nacional do PSDB.

Caça a Lula é golpe branco


"O Brasil é um caso típico de derrota da oposições em eleições plenamente reconhecidas pelos seus participantes, em que a oposição insiste em buscar pretextos para um impeachment da presidenta Dilma Rousseff. Não encontrou nenhum pretexto, insiste como forma de sangrar o governo e de prolongar a instabilidade política no país", afirma o sociólogo e colunista do 247, Emir Sader.

Para a oposição, conta, não bastaria apear Dilma do cargo, com uma eventual maioria parlamentar, uma cumplicidade do Judiciário, sem operação bem sucedida para excluir o ex-presidente Lula da vida política.

"Daí o objetivo concentrado de ações da oposição, combinando acusações sem fundamento por parte de "juízes" do Ministério Público, condenações reiteradas e sem provas por parte da mídia e ações arbitrárias da Polícia Federal", afirma.

Se Lula for preso pelo que não tem, como fica o FHC?


O pedido de prisão formulado por três procuradores do Ministério Público de São Paulo contra o ex-presidente Lula parte de uma premissa falsa: a de que ele seria dono de um imóvel meia-boca no Guarujá (SP).

No entanto, se Lula fosse preso por algo que poderia ter sido dele, mas comprovadamente não é, qual seria o destino do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, cuja ex-amante, Mírian Dutra, ex-repórter da Globo, o acusa de ter dois imóveis de altíssimo luxo, em Paris e Nova York, registrados em nome de um laranja? 

Coincidência ou não, os incendiários da política e da mídia subitamente se transformaram em bombeiros e passaram a defender prudência.

Os imóveis atribuídos a FHC valem 50 vezes mais do que o que não pertence a Lula.

PM de SP ataca sindicato!

Começou o Golpe !
A historia se repete

No facebook de Stanley Burburinho: 
Parece que o golpe já está nas ruas. Mais um balão de ensaio para medir a temperatura da militância e do povo em geral para iniciarem o golpe.

1 h · São Paulo, SP, Brasil · Janete Dutra disse: "URGENTE E GRAVE URGENTE E GRAVE - COMPARTILHEM POLÍCIA MILITAR DE SÃO PAULO INVADE PLENÁRIA DA SUB-SEDE DO SINDICATO DOS METALÚRGICOS DO ABC - Golpe policial-judiciário - Caros, Estamos aqui em Diadema, na subsede do SMABC. Ato em solidariedade a Lula e Filippi. Sindicato lotado. A Polícia Militar chegou com quatro carros e armamento pesado. Queria fazer "averiguações" na plenária. 

Deputados conseguiram impedir a entrada. Mas da porta os caras não saem..

Estado de exceção. Mesmo. Tudo cada vez mais parecido com o velho filme de 64.

A historia se repete

Recebi a pouco este texto do deputado estadual Luiz Fernando Teixeira

Houve uma situação que lembrou-nos o período de excessão e reflete o momento que passamos hoje, dois PMs, um tenente e um soldado invadiram a plenária, armados de revolveres e metralhadora, argumentando que queriam saber o que estava acontecendo no local. Logo após chegou ao local muitas viaturas posicionadas fechando a rua em frente ao predio do sindicato, e PMs armados com metralhadoras e revolveres. Parecia uma praça de guerra do lado de fora.

Estávamos eu (Deputado Estadual Luiz Fernando Teixeira), o Barba e o Luiz Turco, juntamente com a diretoria do Sindicato a cobrar explicação dos policiais e ficou-nos claro, foram alí para intimidar. Infelizmente a polícia tucana a serviço da tentativa de golpe. A coisa ta braba!!"



A juíza da vez



O repórter de O Globo liga para a mãe da juíza Maria Priscilla Ernandes Veiga Oliveira, a quem foi enviado o patético pedido de prisão de Lula feito pelo Ministério Público de São Paulo, e pergunta:

– Qual é o palpite da senhora, ela prende ou não o ex-presidente?

A mãe da juíza, uma mulher de 80 anos, responde:

– Meu filho, ligue mais tarde e pergunte pra ela.

E tira o telefone do gancho.

Um repórter (imagino, um jornalista) ligando para a mãe de uma juíza para perguntar qual o palpite (!) dela sobre a posição da filha em relação à possível prisão de um ex-presidente.

Há duas questões relevantes a serem tratadas, a partir dessa reportagem abjeta.

Primeiro, a indigência jornalística, e não apenas de um repórter que se dispõe a fazer um perfil de quem quer que seja a partir de duas respostas desconexas arrancadas de forma cretina de uma octogenária.

Isso, esse lixo, passou pelas mãos de mais de um editor, por ser uma óbvia encomenda da direção do jornal.

E, ainda assim, foi publicado.

Segundo, a ação política, em si.

O Globo, sempre ele, saiu na frente do processo de cooptação da juíza Maria Priscilla, a quem, como no caso de Sérgio Moro, dará duas alternativas:

1) O paraíso: o prêmio Faz Diferença, aparições no Faustão, cobertura laudatória no JN, etc, etc, etc; ou

2) O inferno: será jogada no canil de seus colunistas hidrófobos e passará a ser odiada, toda noite, por William Waak.

Como aperitivo, ofereceu uma fofura, ao lembrar que a juíza é apaixonada por gatos.

Mas também arreganhou os dentes: publicou o endereço da mãe da juíza, para um eventual esculacho de retardados online; e lembrou que a magistrada já condenou um homem a três anos de prisão, apesar de ele não ter sido reconhecido pela vítima.

Prepare-se, meritíssima, chegou a sua hora.

Fonte: DCM, 11/03/2016

Por que Lula deveria serministro?


A hora pede ousadia

“Ficaria decepcionada se o Lula aceitasse um convite para ser ministro”, ouço de minha mulher, Erika.

Não tinha ainda refletido detidamente sobre o assunto, mas a frase de Erika me estimulou a fazer isso.

Por que alguém progressista como ela se decepcionaria?

A resposta padrão é mais ou menos esta: Lula ganharia foro privilegiado e se livraria das garras de Moro, mas mostraria medo. Ficaria claro, para muita gente, que ele tem algo a esconder.

Ora, ora, ora.

Não poderia discordar mais.

Se Lula estivesse numa disputa com Mujica ou com o papa Francisco, eu concordaria.

Mas ele está medindo forças – involuntariamente – com forças que lembram não Mujica, não Francisco, mas Al Capone.

Você tem que jogar o jogo conforme seu adversário, e não de acordo com seus sonhos. Esta é a realidade. Pode não ser idílica, ou utópica, ou romântica. Mas esta é a única realidade que temos.

Avalie os escrúpulos e o caráter dos que estão do outro lado. A Globo e a família Marinho, Aécio, FHC, a Veja e os Civitas, a Folha e os Frias, Moro e a PF, e isso para não falar dos Eduardos Cunhas e dos Conserinos.

Eles querem preservar seus formidáveis privilégios, e para isso buscam loucamente um golpe sob os pretextos mais esdrúxulos.

Desde a saída dos resultados, a vitória de Dilma é contestada da maneira mais infame possível. A desculpa A não colou? Vamos para a B. Também ela não vingou? Passemos para a desculpa C. E nisso foi um alfabeto inteiro de pretextos que escondiam uma única coisa: um golpe. Um crime de lesademocracia que jogaria, ou jogará, o país mais de meio século para trás.

Os índios americanos entraram na história por episódios de resistência épicos em que opunham pedrinhas às balas dos predadores brancos.

É lindo, é comovente, mas é claro que eles usariam outras armas se as tivessem.

Contra predadores, e é disso que se trata, você tem que ajustar sua estratégia à índole dos inimigos.

Lula já errou demasiadamente nisso.

Por exemplo. FHC nomeou um amigo para a Procuradoria Geral da República, o tristemente famoso Brindeiro, engavetador de qualquer coisa que pudesse embaraçar a presidência.

Lula se recusou a nomear uma réplica de Brindeiro. Colocou o primeiro da lista que lhe foi passada pelos procuradores.

Deu no que deu.

No STF, ele fez o mesmo. FHC indicou juízes como Gilmar Mendes. Uma das primeiras indicações de Lula foi Eros Grau, de conhecida simpatia pelo PSDB. (Fez campanha por Aécio em 2014.)

Isso não é republicanismo. É ingenuidade, é tolice, é não enxergar do que são capazes os que detestam você.

A direita prega para os rivais um republicanismo que ela jamais praticou.

A hora dura pede ousadia, pede inovação. Lula como ministro é uma resposta a quem deseja apenas tirar Dilma do jeito que for e impedir que Lula concorra em 2018.

A reação popular seria esta. Os que detestam Lula continuariam a detestá-lo. Os que o amam continuariam a amá-lo.

Que as urnas digam, em 2018, qual destes grupos é maior.

Fonte: DCM, 11/03/2016

Parabéns, bela Recife, pelos seus 479 anos de existência!

Especialistas criticam as peças de acusação contra Lula

"Nunca vi nada igual. Todo mundo comete erros, mas não é possível tamanha inépcia e falta de técnica. O texto é imprestável a qualquer juízo"

Aloisio Mauricio/Fotoarena/Folhapress 
Os promotores Fernando Henrique Araújo (à esq.), Cassio Conserino e José Carlos Blat

Folha, Mario Cesar de Carvalho, 12/03/2016

A acusação é "um lixo". Não são promotores, são "três patetas". Deram um "tiro no pé": vão ajudar o ex-presidente Lula com essa acusação tão simplória.

Foi assim que a denúncia e o pedido de prisão do ex-presidente Lula foram avaliados por professores de direito e especialistas ouvidos pela Folha. As duas peças, apresentadas nesta quinta (9) pelos promotores Cassio Conserino, José Carlos Blat e Fernando Henrique Araújo, acusam Lula de ter se beneficiado de um tríplex no Guarujá (SP).

O ex-ministro do Supremo Carlos Velloso, 80, disse à Folha que o pedido de prisão não cumpre os fundamentos exigidos pela lei. "É notório que o acusado tem residência fixa, não há sequer indício de que tentaria fugir. Também não há notícia de que o acusado estaria a ameaçar testemunhas, a destruir documentos", afirmou.

Nesta sexta (11), 57 promotores e procuradores do Ministério Público Federal, do Trabalho e dos ministérios públicos de oito Estados, incluindo São Paulo, condenaram a "banalização da prisão preventiva" e "operações midiáticas e espetaculares".

A acusação de que Lula cometeu crime de lavagem de dinheiro também é questionada pelos especialistas Gustavo Badaró e Heloísa Estelista, professores de direito da USP e da Fundação Getúlio Vargas, respectivamente.

"Lavagem de dinheiro não é um crime abstrato. Tem que ficar demonstrado que o dinheiro lavado foi integrado ao patrimônio do Lula de forma dissimulada. Não vi esse nexo na denúncia", diz Estelita.

Os promotores acusam Lula de ter recebido um presente de Léo Pinheiro, da OAS, e desistido do imóvel quando a informação tornou-se pública, no final de 2015.

Badaró também considera a acusação frágil: "Para haver lavagem, a denúncia teria de demonstrar que o dinheiro utilizado na compra tem origem criminosa".

VÍTIMA DE PERSEGUIÇÃO

Quatro procuradores da Lava Jato, de Curitiba e Brasília, avaliam que as peças terão uma repercussão negativa na operação por dar a Lula o pretexto para se dizer vítima de perseguição política.

Sob a condição de não serem identificados, eles apontaram o que consideram lacunas técnicas da denúncia.

Um dos problemas apontados é que os promotores não foram claros ao apontar o crime antecedente necessário para fundamentar a acusação de lavagem de dinheiro.

O suposto crime de estelionato contra os mutuários da Bancoop, atribuído a Lula e a dirigentes da cooperativa, foi considerado inconsistente e contraditório.

A reforma do tríplex, paga pela OAS, é investigada como benesse concedida pelo ex-presidente e sócio da empreiteira, Léo Pinheiro, a Lula em troca de favores concedidos pelo petista ao empresário.

Após conhecer o teor da denúncia e do pedido de prisão, o gabinete do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, traçou a estratégia de não comentar a peça para não azedar a relação com o Ministério Público paulista.

A insatisfação da Procuradoria foi vocalizada por Vladimir Aras, um dos procuradores mais próximos de Janot: "Nunca vi nada igual. Todo mundo comete erros, mas não é possível tamanha inépcia e falta de técnica. O texto é imprestável a qualquer juízo."

No Facebook, ele citou nesta sexta (11) o célebre mea-culpa atribuído a Napoleão Bonaparte após o fiasco militar da Campanha da Rússia (1812): "Do sublime ao ridículo, é só um passo".

Procurados, os promotores não quiseram se pronunciar.

Colaborou BELA MEGALE, de São Paulo

-
Perguntas e Respostas

Há provas dos crimes pelos quais Lula é acusado?
Lula é acusado de lavagem de dinheiro e falsidade ideológica. Sobre a lavagem, três especialistas ouvidos pela Folha dizem que não há provas de vantagem financeira que ele teria recebido e da ocultação dessa vantagem. Já sobre falsidade, há depoimentos de moradores e trabalhadores de que o tríplex foi reformado pela OAS para o ex-presidente

Lula lavou dinheiro, como dizem os promotores?
A denúncia não aponta qual teria sido a vantagem que ele recebeu no caso do tríplex, já que não ficou com o apartamento, ainda de acordo com professores de direito consultados. Os pesquisadores também dizem que não há provas de como Lula ocultou a vantagem que teria recebido

Há problema pelo fato de o tríplex ser investigado pelo Ministério Público de São Paulo e pelo Ministério Público federal em Curitiba?
Não, segundo decisão da ministra Rosa Weber, do STF. Não haveria conflito, de acordo com ela, porque São Paulo investiga o benefício que Lula teria recebido da OAS enquanto outros moradores eram lesados, enquanto a força-tarefa da Lava Jato apura a reforma feita pela empreiteira

Há provas de que recursos ilícitos foram usados na reforma do tríplex?
Não. O imóvel foi reformado sob orientação de funcionários da OAS e os gastos foram pagos pela empreiteira

Há justificativa para o pedido de prisão?
Não, segundo especialistas ouvidos pela Folha, porque não há provas de que ele estaria destruindo provas, coagindo testemunhas ou esteja planejando fugir

Lula e Marisa tiveram tratamento diferenciado em relação aos outros compradores de imóveis via Bancoop?
Sim, segundo depoimentos colhidos pelo Ministério Público de São Paulo. O apartamento recebeu um elevador e uma cozinha de luxo da Kitchens que não fazem parte dos outros imóveis no mesmo prédio. No final do ano passado, porém, Marisa anunciou que desistira do imóvel