domingo, 30 de março de 2014

STF devolve mandato do vereador Peninha, em Itaituba

Luiz Sadeck “Peninha” volta em grande estilo para reassumir seu mandato na Câmara de Itaituba

Peninha volta à Câmara de Itaituba

Como o 7 é um número cabalístico e considerado um número de sorte, depois de amargar um inferno astral por conta das acusações de compra de voto que o fez perdeu seu mandato de 2004, o vereador Luiz Fernando Sadeck dos Santos, o popular Peninha, por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), 7 x 0, retorna triunfalmente à Câmara Municipal de Itaituba, ocupando a vaga do atual vereador Manuel Dentista. Prenúncio de novas conquistas.

Peninha foi eleito na última eleição pelo PMDB disputando na coligação do então candidato a prefeito Valmir Clímaco, sendo o 5º mais votado entre os quinze que ocupam o plenário da Câmara Municipal de Itaituba, um resultado expressivo em se tratando de uma acirrada disputa eleitoral.

Com a volta de Peninha, que é um Vereador polêmico, o cenário político local no âmbito do Legislativo deverá dar uma guinada de 180º graus centigrados, tendo em vista que atualmente a prefeita Eliene Nunes é soberana com maioria dos vereadores e sem oposição forte em plenário. E como diz o ditado popular que dois bicudos não se beijam, o embate no calor da tribuna com Peninha e Isaac Dias, as sessões ficarão mais apimentadas, atraindo a platéia que anda meio acabrunhada nos últimos tempos.
 
À reportagem de O Impacto, Peninha disse que jamais desanimou e nem desacreditou de seu retorno, já que sempre se considerou vítima de uma grande injustiça bem orquestrada para interromper sua vitoriosa carreira política, que agora é retomada com seu sétimo mandato político sempre bem votado.

Fonte: RG 15/O Impacto

Direitos do demitido


Contra a maldade humana, um coração puro!

Após reunião, PT aprova aliança com PMDB


(Foto: Divulgação)

Após reunião do diretório estadual do Partido dos Trabalhadores (PT), realizada na tarde deste sábado (29), foi aprovado com maioria de votos que o PT irá apoiar o PMDB no 1º turno das eleições. No total, foram 249 votos contra 100. O encontro definiu a aliança em primeiro turno com o PMDB para a eleição do pré-candidato Helder Barbalho, do pré-candidato ao Senado, Paulo Rocha (PT) e reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT).
Fonte: Diário do Pará, 29/03/14

Pesseghini: testemunha mentiu sobre churrasco

Avós paternos do adolescente também afirmam que Marcelo nunca mexeu em uma arma
Caso Pesseghini ainda não foi concluído 
Novas revelações colocam em dúvida a versão do caso Pesseghini na qual Marcelo teria matado os pais, a vó e a tia-avó e, logo depois, se suicidado.

A polícia confirmou que uma testemunha-chave mentiu sobre um churrasco que teria acontecido na casa da família horas antes do crime. Ingressos de cinema provam que a família passou a tarde em um shopping center.

Os avós paternos do adolescente, que não foram ouvidos pela polícia, também afirmam que ele nunca mexeu em uma arma.  “O Marcelinho nunca soube atirar. Nunca teve contato com arma de pai e mãe".

Uma gravação revelada, nessa quinta-feira, mostrou a troca de mensagens carinhosas entre mãe e filho. O áudio estava guardado em um dos celulares do adolescente.


Já a prima e confidente de Marcelo também afirmou, nesta sexta-feira, que o garoto nunca demonstrou nenhum indício de violência.

Sete meses depois que cinco pessoas da mesma família foram encontradas mortas dentro de casa, os investigadores ainda não conseguiram concluir o inquérito.

Fonte: BandNoticias, 29/03/14

Uma semana para não esquecer...

A denúncia de que a compra de uma refinaria em Pasadena, no Texas (EUA), foi um mau negócio para Petrobrás provocou um tiroteio verbal no Congresso. A oposição reuniu assinaturas para criar uma CPI, e o governo procura formas de evitar estragos maiores em um ano eleitoral. Nos 50 anos do golpe, saudosos marcham pela volta da ditadura enquanto um coronel confessa torturas e assassinatos cometidos naquele período. E o deputado federal Asdrúbal Bentes (PMDB-BA), condenado por oferecer cirurgias de laqueadura em troca de votos, decide renunciar depois de "consultar" seus travesseiros.

A dobradinha “água abaixo” PMDB-PT no Pará

por Ediene Pena Ferreira (*)

Há algum tempo visitei o Convento de Mafra (aquele do livro Memorial do Convento, de Saramago), construído por ordem de Dom João V de Portugal (com o ouro que vinha do Brasil).

O guia turístico contou-nos uma história interessante… naquela época, como não havia casas de banho em Portugal, os nobres faziam suas necessidades em latas (penicos). Em uma hora determinada do dia, um serviçal recolhia as latas e subia até a janela mais alta do Palácio, para dar fim aos dejetos reais. Para avisar aos transeuntes desavisados, o serviçal gritava: ÁGUA ABAIXO! Informando que de lá de cima viria m#&@#.

Não sei o motivo (ou o sei muito bem), mas me lembrei dessa história quando soube da confirmação de apoio do PT ao(s) Barbalho(s) nas eleições para governador do estado.

Chega a ser engraçado (só para usar o verbo que foi meu objeto de estudo no Doutorado), mas na verdade é patético. O partido que se criou para ser “dos” e “para” os trabalhadores apoiando as grandes oligarquias.

Lembro-me de muitos eleitores do PT que batiam no peito, com aquele jeito decidido, típico dos militantes do partido, ao dizerem: “voto no PT, porque sou trabalhador!” Fazia sentido!

Mas… e agora? “voto no PT, porque quero servir às oligarquias?” ou porque “se não podemos vencer o inimigo, nos juntamos a ele?” ou ainda “o sonho do oprimido é ser opressor?” Sei não… mas parece que o transeunte desavisado de ontem, que sem querer recebia dejetos reais na cabeça, é o eleitor de hoje…

O PT está comendo, se lambuzando e chafurdando no prato que cuspiu.

Como dizia e diria Tião Macalé: NOJEEEENTO! É… parece que, no cenário político do Pará e do Brasil (é o Brasil, país da Copa, da globeleza, do carnaval… tudo pra inglês ver… e comprar), ainda virá muita ÁGUA ABAIXO!

Quem puder que proteja suas cabeças!

- – - – - – - – - – - – - – - – - – - – -

* É professora da Ufopa (Universidade Federal do Oeste do Pará).


Fonte:Blog do Jeso Carneiro, 30/03/14

sábado, 29 de março de 2014

FAI também navega na solidariedade


1º período de letras criou a campanha solidária

Seu slogan é navegando no conhecimento, mas a Faculdade de Itaituba - FAI também navega na solidariedade, sendo importante elo entre a comunidade acadêmica e as pessoas mais carentes.

Sensibilizados com o drama das vítimas de enchentes, os acadêmicos do 1º período de letras criaram um movimento solidário visando arrecadar gêneros alimentícios para aqueles que se viram obrigados a sair de suas casas para abrigos mantidos pela prefeitura.

Valni e Manu que encabeçam o movimento em nome da turma consideram que a ação social surtiu efeito pela grande adesão iniciada segunda feira dia 24 quando a campanha foi anunciada com a presença do
coordenador da defesa civil, Raimundo Santiago, que elogiou a iniciativa que representa um grande alento para os que estão vivendo o sofrimento das cheias que esse ano superou todas as expectativas.  
 
Foram feitas várias doações a serem entregues aos alagados

Fonte: Blog do Nazareno Santos, 25/03/14

terça-feira, 25 de março de 2014

"Vícios" que ajudam!


Condenado pelo Supremo, deputado federal Asdrubal Bentes/PMDB, se entrega à Justiça

O deputado federal Asdrubal Bentes (PMDB-PA), condenado à prisão pelo Supremo Tribunal Federal, se entregou nesta terça-feira (25) à Vara de Execuções Penais do Distrito Federal.

No final da tarde desta segunda (24), a Polícia Federal recebeu do STF o mandado de prisão do deputado.

Bentes foi condenado a 3 anos, 1 mês e 10 dias de prisão por esterilização ilegal de mulheres. Como a pena determinada pela Suprema Corte é inferior a quatro anos de prisão, a punição deve ser cumprida em regime aberto, com prisão domiciliar.

A Câmara dos Deputados já foi notificada de que o processo contra Bentes chegou ao fim.

"Vou cumprir a pena em Brasília, conforme o STF determinou", disse Bentes. "Não tem como ficar tranquilo num momento como este, mas é preciso serenidade para enfrentar a situação", disse Bentes nesta segunda (24).

Renúncia

Apesar de ter afirmado que na semana passada que não pretendia renunciar ao mandato parlamentar, o deputado Asdrubal Bentes deixou em aberto esta possibilidade nesta segunda-feira. Ele disse que irá avaliar a questão com a liderança do PMDB na Câmara.

Como a Câmara já foi notificada pelo STF sobre o fim da ação penal contra o peemedebista, agora caberá à Mesa Diretora, comandada pelo presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), decidir se abre ou não processo de cassação contra o parlamentar. Ainda não foi definida a data em que a Mesa irá decidir sobre o caso.
 
Asdrubal Bentes é o sexto deputado federal em exercício que o STF manda prender desde 1988. O primeiro foi Natan Donadon (sem partido-RO), em agosto de 2013, condenado por peculato e formação de quadrilha.
 
Desfiliação do PMDB
O presidente do PMDB, senador Valdir Raupp (RO), afirmou que irá conversar com a direção estadual do partido para avaliar a situação de Asdrubal Bentes. Segundo Raupp, a desfiliação do parlamentar da legenda "não cabe" à direção nacional.


Fonte: G1,25/03/14