sábado, 18 de junho de 2011

Funasa vai orientar prefeitos e técnicos sobre elaboração de projetos para o PAC II

A Superintendência Estadual da Funasa no Tocantins promoverá na terça-feira, 21, a partir das 9 horas, no Auditório da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), em Palmas, uma reunião técnica para prefeitos e responsáveis pela elaboração de projetos dos 139 municípios tocantinenses.

Conforme a Funasa, o evento tem como objetivo orientar os gestores sobre critérios definidos pelo governo federal no que diz respeito ao processo de seleção dos municípios, que tenham até 50 mil habitantes, a serem contemplados com obras de Saneamento Básico e Ambiental do Programa de Aceleracao do Crescimento da Funasa (PAC II/Funasa).

O PAC II, ao todo terá investimentos no montante de R$ 5 bilhões, sendo R$ 4 bilhões da Funasa e R$ 1 bilhão do Ministério das Cidades. Conforme a Funasa, o recurso será utilizado em todo País, em obras de Saneamento Básico, sendo: Sistema de Abastecimento Água (estações de bombeamento, tratamento, rede de distribuição, ligações domiciliares e hidrometração); Sistema de Esgotamento Sanitário (redes coletoras, interceptores e emissários, estações de tratamento); Melhorias Sanitárias Domiciliares MSD (módulos sanitários, reservatório domiciliares, cisternas e demais instalações hidrosanitárias), assim, bem como na elaboração de projetos.

As prefeituras deverão encaminhar as propostas feitas com as orientações técnicas que podem ser obtidas no portal da Fundação Nacional de Saúde (www.funasa.gov.br). O prazo para apresentação das cartasconsulta pelas prefeituras já se iniciou nessa quarta-feira, 15, e se estenderá até o dia 15 de julho. As pré-seleções das cartas iniciam-se no último dia das inscrições até o dia 26 de agosto, com o resultado previsto para o dia 4 de novembro.

Para que as entidades (prefeitura e Estado) possam pleitear melhorias do PAC II, deverão paresentar proposta no valor mínimo de R$ 1 milhão nas modalidades (água e esgoto) e no máximo de R$ 500 mil para MSD, os envios das propostas deverão entre outros requisitos obedecer aos seguintes critérios: cada município poderá apresentar no máximo duas propostas para cada modalidade, ou seja, água, esgoto e MSD.

Ainda, conforme a Funasa, serão consideradas somente as propostas enviadas pela internet, obedecendo aos termos e prazos pré-estabelecidos pelo governo federal, assim sendo, o proponente terá que procurar uma Agência da Caixa Econômica Federal, mais próxima para preencher o formulário com os dados dos gestores e entidades, para ter acesso ao login, a senha gerada será enviada por e-mail ao dirigente cadastrado.

O superintendente estadual da Funasa, José Inácio da Silva Filho, afirmou que o encontro é de grande importância para a Instituição, pois irá possibilitar maior agilidade nos processos, já que, a maioria dos municípios tem dificuldades na elaboração dos projetos, além de permitir que os benefícios cheguem mais rápidos para as populações mais carentes.

A Funasa ressaltou que as obras têm por objetivo o aumento da cobertura da rede de água e de esgotamento sanitário, com conseqüente redução de doenças causadas pela falta de saneamento básico, elevação da cobertura de coleta e tratamento, proteção dos mananciais e despoluição de cursos dágua.

Participam do evento o diretor do Serviço de Saúde Ambiental da Presidência da Funasa, Henrique Pires, o superintendente estadual, José Inácio da Silva Filho, o presidente da ATM, Manoel Silvino Gomes, prefeitos e técnicos dos 139 municípios do Estado, além de autoridades estaduais e todos os colaboradores e técnicos da Divisão de Engenharia da Superintendência Estadual da Funasa no Tocantins.
Fonte: PortalCT  - 16 de Junho de 2011

Programa Minha Casa Minha Vida 2

Prefeito em exercício foi a Brasília conhecer as novidades do projeto

Por Marcos da Silva

O prefeito do Recife em exercício, Milton Coelho, participou, na manhã desta quinta-feira (16), no Palácio do Planalto, em Brasília, do lançamento do "Programa Minha Casa Minha Vida 2", feito pela presidente da República, Dilma Rousseff. Nesta segunda etapa, estão previstos investimentos de R$ 125,7 bilhões em contratos para construções de 2 milhões de habitações no quadriênio 2011/2014.

O Minha Casa Minha Vida 2 inclui ainda mais parcerias com as prefeituras que terão recursos do Governo Federal para serem aplicados no trabalho social junto às famílias beneficiadas, tais como mobilização e organização comunitária, educação sanitária e ambiental, geração de emprego e renda. A partir de 2012, o Banco do Brasil, que já financia habitações, passa a financiar os imóveis para famílias de baixa renda do programa.

O orçamento desta nova fase destina R$ 72,6 bilhões para subsídios e R$53,1 bilhões para financiamentos dos imóveis. Nesta etapa, o programa amplia as faixas de renda familiar urbana e rural, aumentando o número de beneficiados, mas priorizando as famílias de baixa renda.

Para as famílias com renda mensal de até R$ 1.600 nas áreas urbanas e até R$ 15 mil anuais na zona rural; a meta de atendimento pulou de 40% para 60%. Com isso, 1,2 milhão de habitações serão destinados a essas pessoas.

As famílias com orçamento de até R$ 3.100 na área urbana e R$ 30 mil na zona rural, foram destinadas 600 mil moradias (30%). Já para quem tem rendimento mensal de até R$ 5.000 na área urbana e R$ 60 mil anuais na zona rural, estão reservadas 200 mil moradias (10%).

As novas regras do Minha Casa Minha Vida 2 determinam que famílias de menor renda só poderão vender a casa antes de dez anos se puderem quitar o valor total da habitação, incluindo o subsídio. Outra inovação é que, a partir de agora, são permitidas as reformas em unidades rurais de baixa renda.

As novas habitações terão azulejos em todas as paredes da cozinha e banheiro, piso cerâmico em todos os cômodos, portas e janelas maiores. Para reduzir os gastos com energia elétrica, o aquecimento de água será feito com energia solar.

Outra novidade é que as mulheres que chefiam famílias e recebem até R$ 1.600 podem assinar os contratos, não importando o seu estado civil. 

Fonte: Prefeitura de Recife  - 16 de Junho de 2011

Antigo provérbio Chinês

"Dê um peixe a um homem e ele comida por um dia. Ensine-o a pescar e ele comerá a vida inteira."

sexta-feira, 17 de junho de 2011

O amor de mãe

Dados sobre o Pará dividido

Segundo dados do Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará (IDESP), consumada a divisão territorial do Pará, as variáveis demográficas, sociais e econômicas, ambientais, de infraestrutura e financeiras, do Pará, Tapajós e de Carajás, ficariam assim:

Territórios e população

De acordo com o estudo, na divisão, o Tapajós ficaria com a maior área territorial, 718 mil e 135,6 km2  (57%). Sua população seria de 1 milhão 146 mil habitantes, o que daria 1,6 pessoas por km2;  seguido do Carajás, com 284 mil e 768,6 km2, (23%). Sua população seria de 1 milhão 546 mil habitantes, o que daria 5,4 pessoas por km2 e o Pará ficaria com   245 mil e 46 km2 (20%), Sua população seria de 4 milhões 888 mil habitantes, o que daria a maior concentração populacional, com 19,9 pessoas por km2,

PIB

Considerando os índices econômicos, o Pará ficaria com 56%, ou seja, R$ 32 bilhões e 652 milhões do Produto Interno Bruto (PIB); Carajás ficaria com 36%, ou R$ 19 bilhões e 506 milhões, e Tapajós ficaria com 11%, ou R$ 6 bilhões e 360 milhões do PIB.

Os municípios que comporão Carajás apresentaram maior incremento populacional médio anual nas últimas décadas: 9,4% de 1980 a 1991; 3,1% de 1991 a 2000 e 3,2% de 2002 a 2010. Esses crescimentos foram impulsionados pela implantação de projetos minerais e agropecuários principalmente nos municípios de Marabá, Parauapebas, São Felix do Xingu e Santana do Araguaia.

O grupo de municípios que comporão o Estado do Tapajós apresentou crescimento populacional médio anual na última década de 1,3% e no Pará o incremento foi de 1,9%.

O Pará teria ainda a maior concentração de pessoas residindo na área urbana, com 70,8% da população remanescente, segundo dados de 2010. Carajás teria 68,5% de pessoas na área urbana e Tapajós, 58,9% no mesmo ano.

O valor adicionado de serviços é preponderante no Pará (71%); Tapajós ficará com 59% e a indústria de Carajás também ficará com 59%. A produção de grãos agregaria um valor de R$ 250 mil no Tapajós, R$ 223 mil no Carajás e R$ 204 mil no Pará. As culturas industriais adicionariam um valor de R$ 796 mil no Pará, R$ 516 mil e R$ 214 mil, no Tapajós e Carajás respectivamente. A fruticultura geraria um valor de R$ 230 mil no Carajás, R$ 139 mil no Pará e R$ 110 mil no Tapajós.

O rebanho bovino ficaria concentrado no Carajás, com 10 milhões e 854 mil cabeças (64%); Tapajós ficaria com 3 milhões e 673 mil cabeças (22%) e o Pará ficaria com 2 milhões e 329 mil cabeças (14%). Já a avicultura ficaria concentrada no Pará, com 69%, restando 16% ao Tapajós e 15% a Carajás.

A produção leiteira prepondera no Carajás, com rebanho de 669 mil vacas ordenhadas e cerca de 450 milhões de litros de leite, agregando um valor de R$ 258 milhões. A produção extrativa madeireira seria partilhada entre a prevalência do carvão vegetal em Carajás, com 90 mil toneladas; de lenha no Pará (1.666m3) e no Tapajós (1.416m3). A madeira em tora se concentra no Pará (3.508m3) e 1.267m3 no Tapajós e 1.201m3 no Carajás.

O comportamento da balança comercial em 2010 refletiria US$ 9 bilhões e 242 milhões no Carajás, US$ 2 bilhões e 830 milhões no Pará e US$ 596 milhões no Tapajós.

Com relação aos indicadores da educação, o Pará teria a maioria da matrícula, tanto no Fundamental (63%), quanto no Ensino Médio (65%), dispondo de 63% dos docentes do Ensino Fundamental e 70% dos docentes do Médio, gerando uma média de 28 alunos por docente no Fundamental e 26 no Médio. O estado do Carajás ficaria com uma média de 29 e 32 alunos por docente, respectivamente. E o Tapajós apresentaria uma média de 26 alunos por docente no Fundamental e 31 no Médio.

Sobre a qualidade da educação básica, medida pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em 2009, os municípios do Tapajós apresentariam a maior média (3,6) na 4ª/5ª série, seguido do Carajás com nota média de 3,5 e 3,3 do Pará. Quanto à qualidade do ensino na 8ª/9ª série, o Tapajós ficaria com uma nota média de 3,6, Carajás 3,4 e o Pará com 3,3.

Na área da Saúde, observando a taxa de mortalidade infantil (TMI), em 2009, o estado do Carajás teria uma taxa de 22 óbitos por mil nascidos vivos; no Tapajós a taxa seria de 20 óbitos por mil nascidos vivos e no Pará, 19 óbitos por mil nascidos vivos. Já a taxa de mortalidade geral (TMG) seria de 4, 3 e 3 óbitos por mil habitantes no Carajás, Tapajós e Pará, respectivamente.

A taxa de mortalidade materna, um dos problemas mais preocupantes do Estado, a média ficaria menor no Pará, com 59 óbitos por cada mil nascidos vivos, seguido do Carajás com 66 óbitos por mil nascidos vivos e do Tapajós com 81 óbitos por mil nascidos vivos, a mais elevada de todas.

Na área de segurança, as estatísticas dos crimes revelam uma taxa média no Estado do Pará, de 1297 crimes contra a pessoa a cada 100 mil habitantes; de 1678 crimes contra o patrimônio e 231 crimes violentos a cada 100 mil habitantes. Tapajós apresentaria taxas de crimes de 775 crimes contra a pessoa, 685 contra o patrimônio e 115 crimes violentos a cada 100 mil habitantes. E Carajás teria taxas mais moderadas de 374 crimes contra a pessoa, 592 crimes contra o patrimônio e 149 crimes violentos a cada 100 mil habitantes.

Sobre o mercado de trabalho formal, o Pará teria 669 mil postos de trabalho, Carajás teria 184 mil postos e Tapajós 97,8 mil postos. O número de estabelecimentos com vínculos empregatícios seria de 29,6 mil no Pará, 13 mil no Carajás e 6,9 mil no Tapajós.

Fonte: Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará (IDESP)

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Despejo

Em Itaituba o que mais se comenta nas ruas foi a Ação de Despejo contra o ex-prefeito de Itaituba Sílvio de Paiva Macedo.
Ação aconteceu na manhã de quarta-feira por determinação da Dra. Vanessa Ramos Couto, através do oficial de justiça, que estava acompanhado de policiais militares, para garantir a ação de despejo.

Segundo informações ainda não confirmadas, a nova dona do imóvel é uma pessoa ligada ao atual prefeito Valmir Climaco, o que aumenta os rumores de ter sido ela usada como laranja na aquisição do imóvel.

Valmir Climaco já teve sua casa em leilão e ultimamente outros imóveis de sua propriedade também estão sob a mira do Justiça do Trabalho para garantir cumprimento de sentença condenatória.

O certo é que Sílvio Macedo é um homem querido e de um grande coração e pelos revés da vida está tendo que passar por esta situação, mas acredito que dentro em breve ele possa se recuperar e voltar a ser um homem de sucesso que um dia foi!!!
Blog do Dayan, 16/06/11

Fé no Senhor!!!

"Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; A tua vara e o teu cajado me consolam" (Salmos 23:4)

Para sorrir!!!

Um dia li que fumar mata, deixei de fumar!!!! outro dia li que beber mata, deixei de beber !!!!! outro dia li que sexo mata, ha ......!!!!! .fala sério vou deixar de ler !!!!!

Jason Derulo - Don't Wanna Go Home (Official Video...

http://video.tagged.com/#v=2CGF_Z3yZAo 

terça-feira, 14 de junho de 2011

Uma doação de sangue pode salvar até quatro vidas

OMS lança campanha "Mais sangue, mais vida" para estimular doação de forma regular

Por Ana Maria Madeira

No Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado nesta terça-feira (14), a Organização Mundial da Saúde (OMS) lança a campanha "Mais sangue, mais vida". O objetivo é conscientizar a população a importância de doar sangue de forma regular. Segundo o Ministério da Saúde, se cada pessoa doasse duas vezes ao ano, não faltaria sangue para transfusão no país.

De acordo com a OMS, são realizadas um total de 92 milhões de doações de sangue por ano em todo o mundo. No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, 1,9% dos brasileiros doa sangue regularmente. Embora, esteja dentro do parâmetro de 1% a 3% definido pela OMS, esse número ainda precisa melhorar.

O Ministério da Saúde lançou, nesta terça-feira, a nova campanha de incentivo à doação de sangue no país. A iniciativa, intitulada "Essa corrente precisa de você. Doe Sangue", é uma das atividades previstas para marcar o Dia Mundial do Doador de Sangue. A meta da campanha é atingir 4 milhões de voluntários até 2012, o que representa 2,1% da população brasileira.

Além disso, foi publicada no Diário Oficial da União, a Portaria 1.353, que estabelece o novo Regulamento Técnico de Procedimentos Hemoterápicos, com novos critérios para a doação de sangue no Brasil. A nova legislação estabelece diretrizes voltadas ao aumento da segurança para quem doa e recebe sangue no país e amplia a faixa etária para candidatos à doação. Com as medidas, a previsão do Ministério da Saúde é que aproximadamente 14 milhões de brasileiros sejam incentivados a serem doadores em potencial. A faixa etária atinge jovens entre 16 e 17 anos (mediante autorização dos pais ou responsáveis) e ampliação para idosos com até 68 anos - antes a faixa era de 18 a 65 anos.

A biomédica Cinthya Duran explica que em uma única doação é possível salvar até quatro vidas, uma vez que o material é separado em diferentes hemocomponentes: concentrado de hemácias (glóbulos vermelhos), concentrado de plaquetas, plasma e crioprecipitado que podem ser utilizados em diversas situações clínicas."De qualquer modo, é necessária a conscientização de que a doação de sangue precisa ser feita não apenas em épocas de campanhas para o reabastecimento de baixo estoque, mas durante todo o ano. O sangue doado tem sempre utilidade e nunca sobra, pelo contrário, faz falta", completa a especialista.Doação - Foto: Getty Images 
Não custa nada e vale muito
A falta do estoque de sangue em um hospital pode levar ao cancelamento de cirurgias e de procedimentos. Um exemplo é o paciente que faz quimioterapia, já que, caso não receba o suporte de transfusão, poderá não resistir ao tratamento. "Além disso, pode ser um enorme prejuízo ao paciente o adiamento de cirurgias cardíacas, de transplantes de rim, de fígado, de medula óssea, entre outros procedimentos que necessitam de sangue e de plaquetas", diz a biomédica Cinthya Duran. 

Uma pessoa adulta possui em média cinco litros de sangue e em uma doação são coletados no máximo 450 ml. Ou seja, é menos de 10% de todo seu sangue. Quem deseja doar sangue vai passar por uma avaliação prévia em ambulatório que tem o objetivo de detectar alguns impedimentos, como doenças, para a doação. Essa entrevista é particular e os dados são mantidos sob total sigilo.
Doação - Foto: Getty Images
De acordo com a coordenadora do hemocentro da Unifesp, em São Paulo, Rudneia Alves, é importante desmistificar a crença de que a doação de sangue é útil para saber suas condições de saúde, por conta dos exames que são feitos. "O doador deve estar com um espírito totalmente altruísta", diz ela. "Se a pessoa possui qualquer suspeita de ter algum problema de saúde, não deve tentar resolver isso doando sangue, pois, apesar de cômoda, essa atitude pode representar um risco a quem vai receber a transfusão. Recomendamos que ela consulte um médico e faça os exames necessários".
É fácil e não dói

Conheça os critérios para ser um doador:
- A partir da nova legislação, jovens entre 16 e 17 anos (mediante autorização dos pais ou responsáveis) e idosos com até 68 anos também poderão doar sangue no Brasil.
- Pesar mais de 50 quilos.
- Estar descansado.
- Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas quatro horas.
- Não ter recebido transfusão de sangue nos últimos 12 meses.
- Não estar com febre, gripe ou resfriado.
- Se mulher, não estar grávida, amamentando ou ter tido parto normal ou aborto há menos de três meses. Em caso de cesárea, seis meses.
- Após aplicar piercing aguardar três dias para doar.
- Após fazer uma tatuagem aguardar 12 meses.
- Após vacina da gripe ou rubéola aguardar 30 dias.
- Após vacina da gripe H1N1 aguardar 48 horas.
- Não ter antecedentes de hepatite após 10 anos de idade.
- Não ter antecedentes de doença de chagas.
- Acupuntura - sendo agulhas do próprio paciente, não há impedimento.
- Sobre medicamentos - o esclarecimento deve ser feito pessoalmente ou por telefone antes de doar.
- Se esteve em áreas de alta incidência para Febre amarela, malária, doar após seis meses.
- Hipertensos podem doar dependendo da situação avaliada em entrevista clínica.
- Diabéticos que não façam uso de insulina.
- Tratamento dentário - tempo variado entre três dias e um mês dependendo do caso.
- Alimentação - não deve-se doar em jejum prolongado.

Tendo observado esses critérios, o resto é muito simples:
- Pela manhã: tomar café leve e sem alimentos gordurosos
- À tarde - doar duas horas após o almoço
- Não se alimentar de refeições com alto teor de gordura
- Levar documento com foto.
- Saber o endereço completo com CEP para o envio de carteirinha de doador e resultado de exames.
- Homens podem doar a cada 60 dias (respeitando o limite de quatro doações ao ano) e mulheres a cada 90 dias (respeitando o limite de 3 doações ao ano). 
Fonte: www.minhavida.com.br, 14/06/11