sábado, 19 de fevereiro de 2011

Escola do Estado, em Capanema, necessita de reforma urgente e pessoal

 Frente da Escola Estadual Profª Apolônia Pinheiro Santos
Fui ao distrito de Tauari, a 20 km de distância de Capanema, fazer uma visita a milha filha e acabei conhecendo uma escola do Estado que não recebe a atenção da SEDUC há muitos anos. E, não é possivel, entender porque isso está acontecendo.
 Sala alagada após uma chuva

São quase mil alunos matriculados para o novo ano letivo, que pelo visto estão estudando numa unidade, que não oferece condições decentes de aprendizagem e trabalho. Nesse período de inverno, as águas da chuva invadem as salas de aula; estruturalmente, as edificações estão comprometidas e não existe muro para proteger a área da escola. Animais domésticos adentram o espaço, estabelecendo uma relação de convivência que não é comum nos dias atuais.
 Uma sala de aula da escola, fora dos padrões do MEC
A escola também não tem muro

 Estrutura antiga, com infiltrações e riscos aos alunos e servidores da escola

 Estrutura baixa e telhas de brasilit, mais calor e baica aprendizagem

 Banheiros pequenos e fora do padrão


 Parte da edificação nunca concluída por falta de recursos

 Uma parte do muro feito pelo esforço da comunidade escolar

 Copa/cozinha demonstra o quadro de abandono da escola

Área livre, sem a menor condição de utilização pelo alunado

 Ambiente de pouca iluminação e ventilação
Por experiência própria, sei que um ambiente escolar bonito, bem organizado e obedecendo as regras existentes quanto a aspectos físicos, implica num novo quadro, numa educação melhor, num rendimento bom por parte alunos, professores e demais servidores da escola.

O Governo do Estado, precisa urgentemente reformar e ampliar a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professora Apolônia Pinheiro Santos, do distrito de Tauari, no município de Capanema, bem como dá posse a vigias e técnicos, aprovados em concursos anteriormente realizados, pois uma unidade com 12 salas de aula, funcionando em três turnos, com 29 turmas, não pode ter somente um vigia, uma secretária, sem nenhum auxiliar e apenas uma técnica para a orientação e supervisão.

Nenhum comentário: