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sexta-feira, 17 de maio de 2013
TUDO QUE VICIA COMEÇA COM A LETRA “C”
Por alguma razão que ainda desconheço, minha mente foi tomada por uma ideia um tanto sinistra: vícios.
Refleti sobre todos os vícios que corrompem a humanidade. Pensei, pensei e, de repente, um insight: tudo que vicia começa com a letra C!
De drogas leves a pesadas, bebidas, comidas ou diversões, percebi que todo vício curiosamente iniciava com cê.
Inicialmente, lembrei do cigarro que causa mais dependência que muita droga pesada. Cigarro vicia e começa com a letra c. Depois, lembrei das drogas pesadas: cocaína, crack e maconha. Vale lembrar que maconha é apenas o apelido da cannabis sativa que também começa com cê.
Entre as bebidas super populares há a cachaça, a cerveja e o café. Os gaúchos até abrem mão do vício matinal do café mas não deixam de tomar seu chimarrão que também – adivinha – começa com a letra c.
Refletindo sobre este padrão, cheguei à resposta da questão que por anos atormentou minha vida: por que a Coca-Cola
vicia e a Pepsi não? Tendo fórmulas e sabores praticamente idênticos,
deveria haver alguma explicação para este fenômeno. Naquele dia, meu insight finalmente revelara a resposta. É que a Coca tem dois cês no nome enquanto a Pepsi não tem nenhum. Impressionante, hein?
E o chocolate?
Este dispensa comentários. Vícios alimentares conhecemos aos montes,
principalmente daqueles alimentos carregados com sal e açúcar. Sal é cloreto de sódio. E o açúcar que vicia é aquele extraído da cana.
Algumas músicas também causam dependência. Recentemente, testemunhei a popularização de uma droga musical chamada “créeeeeeu”. Ficou todo o mundo viciadinho, principalmente quando o ritmo atingia a velocidade… cinco.
Nesta altura, você pode estar pensando: sexo vicia e não começa com a letra C.
Pois você está redondamente enganado. Sexo não tem esta qualidade
porque denota simplesmente a conformação orgânica que permite distinguir
o homem da mulher. O que vicia é o “ato sexual”, e este é denominado coito.
Pois é. Coincidências ou não, tudo que vicia começa com cê. Mas atenção: nem tudo que começa com cê vicia. Se fosse assim, estaríamos salvos pois a humanidade seria viciada em Cultura.
Colaboração de Selma Silva - S. Paulo/SP
quinta-feira, 16 de maio de 2013
PMDB está baixando as calças para a prefeita de Itaituba?
Com apenas um vereador na Câmara Municipal de Itaituba (Dr. Diniz) e algumas peças já integradas ao novo governo municipal, o PMDB está hoje mais pra situação que pra oposição. O partido que nas ultimas eleição ajudou a eleger, os vereadores; João Paulo - PT, Iamax Prado – PMN, Célia Martins – PMN, Nicodemos Aguiar e Wescley Tomáz – PSC, todos na batuta do então prefeito Valmir Clímaco, hoje não levantam um dedo para defender, o agora ex-prefeito Valmir Clímaco, dos ferozes ataques do vereador Isaac Dias – PSB e de outros que se camuflam por trás dos panos.
O PMDB ultimamente está sendo mero coadjuvante para outros partidos na região, com isso, está perdendo sua identidade, outrora era um partido de grandes lideres, as lideranças hoje são de apenas mero coadjuvante. Mas se deve fazer o que para reverter o atual quadro do partido, fomos atrás de alguns filiados do partido, para saber de suas opiniões.
Em conversa com o ex-vereador Luiz Fernando Sadeck dos Santos “Peninha”, que é filiado do partido, que disse “Precisamos resgatar a identidade do PMDB no Itaituba” Peninha disse também, que; é favorável que se faça um amplo debate, para o bem do partido.
Já outro integrante do PMDB, ouvido pelo Portal Buré, disse; “Hoje somos oposição, e um grupo do partido entende que nós devemos seguir esse rumo — cumprir a nossa missão: fiscalizar, fazer os debates, votar, e contribuir com o município, não como integrante da administração, mas como oposição, que é fundamental no processo democrático.”
Uma filiada do partido disse que; o PMDB é ideologicamente muito diferente do que grupo que está no poder. Vamos permanecer na oposição, preservando nossa identidade.
Já a filiada Nara Luasane, disse que concorda com as colocações acima e que o PMDB em itaituba precisa resgatar sua essência de lutar pelos menos favorecidos. Resgatar a coragem de lutar pelo o que é direito. Resgatar a responsabilidade de ser a voz do povo e principalmente resgatar a credibilidade de seus conceitos, buscando em sua identidade os verdadeiros peemedebistas. Nara finalizou assim; salve Wirland Freire!!!
O PMDB ultimamente está sendo mero coadjuvante para outros partidos na região, com isso, está perdendo sua identidade, outrora era um partido de grandes lideres, as lideranças hoje são de apenas mero coadjuvante. Mas se deve fazer o que para reverter o atual quadro do partido, fomos atrás de alguns filiados do partido, para saber de suas opiniões.
Em conversa com o ex-vereador Luiz Fernando Sadeck dos Santos “Peninha”, que é filiado do partido, que disse “Precisamos resgatar a identidade do PMDB no Itaituba” Peninha disse também, que; é favorável que se faça um amplo debate, para o bem do partido.
Já outro integrante do PMDB, ouvido pelo Portal Buré, disse; “Hoje somos oposição, e um grupo do partido entende que nós devemos seguir esse rumo — cumprir a nossa missão: fiscalizar, fazer os debates, votar, e contribuir com o município, não como integrante da administração, mas como oposição, que é fundamental no processo democrático.”
Uma filiada do partido disse que; o PMDB é ideologicamente muito diferente do que grupo que está no poder. Vamos permanecer na oposição, preservando nossa identidade.
Já a filiada Nara Luasane, disse que concorda com as colocações acima e que o PMDB em itaituba precisa resgatar sua essência de lutar pelos menos favorecidos. Resgatar a coragem de lutar pelo o que é direito. Resgatar a responsabilidade de ser a voz do povo e principalmente resgatar a credibilidade de seus conceitos, buscando em sua identidade os verdadeiros peemedebistas. Nara finalizou assim; salve Wirland Freire!!!
Fonte: Portal Buré, 16/05/13
Sessão extraordinária às 11h espera MP dos Portos
Deputados entraram pela madrugada analisando emendas e destaques ao texto-base. Renan disse confiar em acordo de líderes para que a MP seja votada ainda hoje no Senado e não perca a validade
Sessão extraordinária marcada para as 11h poderá dar início à apreciação da Medida Provisória dos Portos (MP 595/2012) pelos senadores. O Senado encerrou a sessão de ontem enquanto a Câmara ainda analisava destaques e emendas à MP. A expectativa era de que os deputados concluíssem até a madrugada a análise do texto.
A MP precisa ser aprovada até a meia-noite de hoje. Caso contrário, perde a validade. Para viabilizar a votação, os senadores devem abrir mão do intervalo, firmado em acordo de lideranças, de dois dias entre a leitura da medida e a votação em Plenário.
A MP estabelece novas regras para as concessões, arrendamentos e autorizações de instalações portuárias, públicas ou privadas. O texto do Executivo teve o líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM), como relator na comissão mista que o analisou previamente, e na qual foi aprovado e convertido em Projeto de Lei de Conversão (PLV) 9/2013.
Na Câmara, o texto-base do PLV foi aprovado na terça-feira, mas ainda faltava a apreciação de emendas e destaques. As sessões somaram mais de 30 horas de debates acalorados.
A oposição tentou impedir a aprovação, mas o governo também enfrentou dificuldades entre parlamentares da base: capitaneado pelo líder na Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (RJ), o PMDB apresentou emendas contrárias ao Planalto. Houve relatos de que o governo negociou a liberação de emendas individuais em troca da aprovação.
No início da noite, o presidente do Senado, Renan Calheiros, disse estar esperançoso de um acordo para a aprovação da MP no Senado.
— Eu acho que haverá condição de acordo, porque o que está posto à prova é o interesse nacional. Essa medida provisória é muito importante para o país. E é fundamental mais uma vez que o Senado dê sua contribuição — reforçou.
O senador criticou a demora na votação da MP dos Portos na Câmara e cobrou do presidente, Henrique Eduardo Alves, a aprovação da PEC 11/2011, que estabelece um maior prazo de análise das MPs no Senado. A PEC, de José Sarney (PMDB-AP), foi aprovada pelos senadores em agosto de 2011.
Jornal do Senado
A MP precisa ser aprovada até a meia-noite de hoje. Caso contrário, perde a validade. Para viabilizar a votação, os senadores devem abrir mão do intervalo, firmado em acordo de lideranças, de dois dias entre a leitura da medida e a votação em Plenário.
A MP estabelece novas regras para as concessões, arrendamentos e autorizações de instalações portuárias, públicas ou privadas. O texto do Executivo teve o líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM), como relator na comissão mista que o analisou previamente, e na qual foi aprovado e convertido em Projeto de Lei de Conversão (PLV) 9/2013.
Na Câmara, o texto-base do PLV foi aprovado na terça-feira, mas ainda faltava a apreciação de emendas e destaques. As sessões somaram mais de 30 horas de debates acalorados.
A oposição tentou impedir a aprovação, mas o governo também enfrentou dificuldades entre parlamentares da base: capitaneado pelo líder na Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (RJ), o PMDB apresentou emendas contrárias ao Planalto. Houve relatos de que o governo negociou a liberação de emendas individuais em troca da aprovação.
No início da noite, o presidente do Senado, Renan Calheiros, disse estar esperançoso de um acordo para a aprovação da MP no Senado.
— Eu acho que haverá condição de acordo, porque o que está posto à prova é o interesse nacional. Essa medida provisória é muito importante para o país. E é fundamental mais uma vez que o Senado dê sua contribuição — reforçou.
O senador criticou a demora na votação da MP dos Portos na Câmara e cobrou do presidente, Henrique Eduardo Alves, a aprovação da PEC 11/2011, que estabelece um maior prazo de análise das MPs no Senado. A PEC, de José Sarney (PMDB-AP), foi aprovada pelos senadores em agosto de 2011.
Jornal do Senado
quarta-feira, 15 de maio de 2013
Escola Benedito Correa realiza Jogos Internos 2013
Alunos compareceram para prestigiar os Jogos Internos da Escola Benedito Correa de Souza
No sábado, 11 de maio aconteceu a programação de abertura dos Jogos Internos da Escola Benedito Correa de Souza. O evento se estenderá até o dia 18 de maio e caracteriza como um momento de maior integração e interação do corpo docente e discente do estabelecimento de ensino.
É uma oportunidade em que todos podem contribuir no sentido das atividades programadas acontecerem dentro da normalidade.
O evento chamou a atenção da sociedade itaitubense e os meios de comunicação, entre eles o SBT, abriram espaços para noticiá-lo.
Uma escola antenada com sua comunidade é o que mostra a programação desenvolvida pelos professores de Educação Física, que conta com o apoio de colaboradores de dentro e de fora da unidade.
O evento também é uma oportunidade para receber visitantes, fazer poses e aparecer! Confira nas imagens abaixo!
Hidrovia do Tocantins pode sair do papel
“Não tenho o poder de decisão, mas devo reunir o máximo de elementos para apresentar as alternativas e os projetos para que a presidenta Dilma Rousseff tome a decisão final. Uma coisa é certa: Será feito. Agora, a discussão está em outro patamar: sobre como será feito”, garantiu o general Jorge Fraxe, diretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), sobre o projeto de derrocamento do Pedral do Lourenço, obra fundamental para viabilizar a Hidrovia do Tocantins.
A garantia de que a obra será realizada foi dada pelo diretor do DNIT ao vice-governador do Pará, Helenilson Pontes, ao senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), a deputados federais, prefeitos e demais lideranças da região sul e sudeste do Estado, com os quais ele se reuniu na tarde desta terça-feira (14), em Brasília (DF).
Também esteve presente na reunião a senadora Kátia Abreu (PSD-TO), presidente da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA), que defendeu a urgência da obra, por considerar a Hidrovia do Tocantins fundamental para o escoamento da produção mineral paraense, e também dos setores agrícola e pecuário, do Pará e de todo o Centro-Oeste brasileiro.
O general Jorge Fraxe informou que já recebeu o projeto executivo das obras de derrocamento do Pedral do Lourenço da empresa Vale, e que existem certas diferenças em relação ao projeto que estava em poder do DNIT, de autoria de técnicos e engenheiros da Universidade Federal do Pará (UFPA).
Segundo ele, na próxima semana haverá uma reunião técnica entre engenheiros da Vale e do DNIT para discutir os projetos que estão em poder do governo federal. “Depois disso, vou levar para o Ministério dos Transportes, Ministério do Planejamento e para a presidenta Dilma Rousseff decidir com base naquilo que o DNIT levantou tecnicamente”, afirmou Jorge Fraxe. A previsão, disse ele, é de que na próxima reunião do DNIT com a bancada federal e o governo do Estado, marcada para 4 de junho, seja anunciada a decisão sobre a obra.
Desenvolvimento - Para o vice-governador Helenilson Pontes, a obra de logística do Pedral do Lourenço é vital para a economia paraense e nacional. “Conseguimos reunir diferentes partidos em torno desse empreendimento, que não é algo de governo, e sim de Estado, pois é uma alavanca do nosso desenvolvimento, não só do Pará, mas também do Brasil”, ressaltou Helenilson Pontes.
Para o senador Flexa Ribeiro, já existe um ambiente favorável para que a obra seja executada. “Defendemos de forma permanente que a obra fosse retomada. Nesse período, o governo do Estado mostrou a importância dessa hidrovia, assim como a bancada federal e as lideranças da região. Com isso, temos a confirmação de que a obra vai sair. Apenas precisamos manter esse trabalho de gestão junto ao governo federal, para que ela saia com a pressa que precisamos, uma vez que estamos com investimentos previstos na região aguardando apenas a viabilização de forma perene da hidrovia”, destacou Flexa Ribeiro.
A senadora Kátia Abreu reiterou que a obra é importante para o país. “Essa hidrovia é fundamental. Temos uma área com altíssima produção de grãos, como milho e soja, que precisa de alternativas para escoar a produção, além das rodovias. Por isso, estamos junto com os paraenses lutando por essa hidrovia”, afirmou.
A garantia de que a obra será realizada foi dada pelo diretor do DNIT ao vice-governador do Pará, Helenilson Pontes, ao senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), a deputados federais, prefeitos e demais lideranças da região sul e sudeste do Estado, com os quais ele se reuniu na tarde desta terça-feira (14), em Brasília (DF).
Também esteve presente na reunião a senadora Kátia Abreu (PSD-TO), presidente da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA), que defendeu a urgência da obra, por considerar a Hidrovia do Tocantins fundamental para o escoamento da produção mineral paraense, e também dos setores agrícola e pecuário, do Pará e de todo o Centro-Oeste brasileiro.
O general Jorge Fraxe informou que já recebeu o projeto executivo das obras de derrocamento do Pedral do Lourenço da empresa Vale, e que existem certas diferenças em relação ao projeto que estava em poder do DNIT, de autoria de técnicos e engenheiros da Universidade Federal do Pará (UFPA).
Segundo ele, na próxima semana haverá uma reunião técnica entre engenheiros da Vale e do DNIT para discutir os projetos que estão em poder do governo federal. “Depois disso, vou levar para o Ministério dos Transportes, Ministério do Planejamento e para a presidenta Dilma Rousseff decidir com base naquilo que o DNIT levantou tecnicamente”, afirmou Jorge Fraxe. A previsão, disse ele, é de que na próxima reunião do DNIT com a bancada federal e o governo do Estado, marcada para 4 de junho, seja anunciada a decisão sobre a obra.
Desenvolvimento - Para o vice-governador Helenilson Pontes, a obra de logística do Pedral do Lourenço é vital para a economia paraense e nacional. “Conseguimos reunir diferentes partidos em torno desse empreendimento, que não é algo de governo, e sim de Estado, pois é uma alavanca do nosso desenvolvimento, não só do Pará, mas também do Brasil”, ressaltou Helenilson Pontes.
Para o senador Flexa Ribeiro, já existe um ambiente favorável para que a obra seja executada. “Defendemos de forma permanente que a obra fosse retomada. Nesse período, o governo do Estado mostrou a importância dessa hidrovia, assim como a bancada federal e as lideranças da região. Com isso, temos a confirmação de que a obra vai sair. Apenas precisamos manter esse trabalho de gestão junto ao governo federal, para que ela saia com a pressa que precisamos, uma vez que estamos com investimentos previstos na região aguardando apenas a viabilização de forma perene da hidrovia”, destacou Flexa Ribeiro.
A senadora Kátia Abreu reiterou que a obra é importante para o país. “Essa hidrovia é fundamental. Temos uma área com altíssima produção de grãos, como milho e soja, que precisa de alternativas para escoar a produção, além das rodovias. Por isso, estamos junto com os paraenses lutando por essa hidrovia”, afirmou.
Fonte: Agência Pará de Notícias, 14/05/2013
terça-feira, 14 de maio de 2013
MEC abre inscrições para o Enem 2013
As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começaram nesta segunda-feira e vão até o dia 27 de maio
As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começaram nesta segunda-feira e vão até o dia 27 de maio. Os interessados em fazer a prova devem se inscrever pela internet no endereço http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricaoEnem.
O exame será aplicado nos dias 26 e 27 de outubro em todos os estados e no Distrito Federal.
O Enem é voltado para aqueles que já concluíram ou vão concluir o ensino médio até o fim de 2013, mas pode ser feito também quem quer apenas treinar para a prova. O resultado no exame é usado no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de educação superior. Além disso, uma boa avaliação no Enem é também requisito para participação do estudante nos programas Universidade para Todos (ProUni) e Ciência sem Fronteiras e para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Para fazer a inscrição, o candidato deve ter em mãos os números do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e do documento de identidade. Será cobrada uma taxa de R$ 35 que deve ser paga até o dia 29 de maio. Estudantes que concluírem o ensino médio em escolas públicas no ano de 2013 e participantes com renda mensal per capita de até 1,5 salário mínimo estão isentos da taxa de inscrição. Aqueles que solicitarem a isenção deverão dispor dos documentos que comprovem a renda.
O participante que precisa de atendimento diferenciado ou específico deverá informar a necessidade no ato da inscrição. O atendimento diferenciado é prestado a pessoas com deficiência visual, auditiva, física e mental, dislexia, déficit de atenção, autismo ou outra necessidade especial. O atendimento específico é oferecido a gestantes, lactantes, idosos, estudantes em classe hospitalar e aos sabatistas que, por motivo religioso, não podem ter atividades aos sábados, no período diurno.
Os estudantes maiores de 18 anos que ainda não obtiveram a certificação do ensino médio podem fazê-lo por meio do Enem. Eles devem pedir, na inscrição, que o resultado do exame seja usado para a certificação. Também devem indicar uma das instituições certificadoras que constam no edital do exame.
Ao finalizar a inscrição, o participante deve verificar se ela foi concluída com sucesso e guardar o número e a senha. É com essas informações que o candidato poderá acompanhar o processo de inscrição e, além disso, consultar e imprimir o cartão de confirmação. Caso esqueça ou perca a senha, o candidato poderá recuperá-la pelo endereço http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricaoEnem. Alterações nos dados cadastrais, na cidade de provas e na opção de língua estrangeira são permitidas apenas até o fim do período de inscrição.
Só depois que o aluno fizer o pagamento a inscrição será confirmada. No caso de isenção, isso ocorrerá após comprovados os dados fornecidos. Depois dessa etapa, o participante receberá em casa o cartão de confirmação de inscrição, que terá um número, assim como a data, hora, o local de realização das provas, a opção de língua estrangeira e outras informações específicas.
O exame tem uma redação e quatro provas objetivas. Cada uma contém 45 questões de múltipla escolha. No primeiro dia, os inscritos farão provas de ciências humanas e da natureza, com duração de quatro horas e 30 minutos. No segundo dia, as provas aplicadas serão de linguagens e códigos, matemática e redação, com duração de cinco horas e 30 minutos.
Segundo o Ministério da Educação, o Enem 2013 será mais rigoroso que a edição de 2012. Ao anunciar as mudanças no edital, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, fez um pedido: “Apelo para aqueles que se inscreverem para que realmente façam o Enem. Os custos levam em conta os inscritos e temos tido uma diferença importante”. No ano passado, foram 5,8 milhões de inscritos. Desses, 4,3 milhões fizeram a prova.
O Enem é voltado para aqueles que já concluíram ou vão concluir o ensino médio até o fim de 2013, mas pode ser feito também quem quer apenas treinar para a prova. O resultado no exame é usado no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de educação superior. Além disso, uma boa avaliação no Enem é também requisito para participação do estudante nos programas Universidade para Todos (ProUni) e Ciência sem Fronteiras e para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Para fazer a inscrição, o candidato deve ter em mãos os números do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e do documento de identidade. Será cobrada uma taxa de R$ 35 que deve ser paga até o dia 29 de maio. Estudantes que concluírem o ensino médio em escolas públicas no ano de 2013 e participantes com renda mensal per capita de até 1,5 salário mínimo estão isentos da taxa de inscrição. Aqueles que solicitarem a isenção deverão dispor dos documentos que comprovem a renda.
O participante que precisa de atendimento diferenciado ou específico deverá informar a necessidade no ato da inscrição. O atendimento diferenciado é prestado a pessoas com deficiência visual, auditiva, física e mental, dislexia, déficit de atenção, autismo ou outra necessidade especial. O atendimento específico é oferecido a gestantes, lactantes, idosos, estudantes em classe hospitalar e aos sabatistas que, por motivo religioso, não podem ter atividades aos sábados, no período diurno.
Os estudantes maiores de 18 anos que ainda não obtiveram a certificação do ensino médio podem fazê-lo por meio do Enem. Eles devem pedir, na inscrição, que o resultado do exame seja usado para a certificação. Também devem indicar uma das instituições certificadoras que constam no edital do exame.
Ao finalizar a inscrição, o participante deve verificar se ela foi concluída com sucesso e guardar o número e a senha. É com essas informações que o candidato poderá acompanhar o processo de inscrição e, além disso, consultar e imprimir o cartão de confirmação. Caso esqueça ou perca a senha, o candidato poderá recuperá-la pelo endereço http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricaoEnem. Alterações nos dados cadastrais, na cidade de provas e na opção de língua estrangeira são permitidas apenas até o fim do período de inscrição.
Só depois que o aluno fizer o pagamento a inscrição será confirmada. No caso de isenção, isso ocorrerá após comprovados os dados fornecidos. Depois dessa etapa, o participante receberá em casa o cartão de confirmação de inscrição, que terá um número, assim como a data, hora, o local de realização das provas, a opção de língua estrangeira e outras informações específicas.
O exame tem uma redação e quatro provas objetivas. Cada uma contém 45 questões de múltipla escolha. No primeiro dia, os inscritos farão provas de ciências humanas e da natureza, com duração de quatro horas e 30 minutos. No segundo dia, as provas aplicadas serão de linguagens e códigos, matemática e redação, com duração de cinco horas e 30 minutos.
Segundo o Ministério da Educação, o Enem 2013 será mais rigoroso que a edição de 2012. Ao anunciar as mudanças no edital, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, fez um pedido: “Apelo para aqueles que se inscreverem para que realmente façam o Enem. Os custos levam em conta os inscritos e temos tido uma diferença importante”. No ano passado, foram 5,8 milhões de inscritos. Desses, 4,3 milhões fizeram a prova.
Brasília: Comissão deve votar hoje o Plano Nacional de Educação
O projeto que cria o Plano Nacional de Educação (PLC 103/2012) será votado hoje pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). O anúncio foi feito pelo presidente da CAE, Lindbergh Farias (PT-RJ), ontem, mesmo dia em que senadores fizeram discursos sobre a importância do ensino para concluir a abolição da escravidão, determinada há 125 anos pela Lei Áurea (leia abaixo).
José Pimentel (PT-CE), foto acima, concluiu na semana passada o relatório, que mantém a destinação de 10% do produto interno bruto (PIB) à educação até o fim dos dez anos do plano. A proposta do governo era destinar 7%, mas a Câmara estabeleceu a meta de 10%. O investimento atual é de 5%. A proposta foi encaminhada pelo Ministério da Educação em 2010 para vigorar até 2020.
Entre as 20 metas do plano, estão a de alfabetizar todas as crianças até os 8 anos de idade, oferecer educação em tempo integral em 50% das escolas públicas de educação básica, formar em pós-graduação 50% dos professores da educação básica e garantir a todos formação continuada em suas áreas.
Pimentel também incorporou as disposições de nova proposta do governo para a vinculação dos recursos do petróleo à educação. A MP 592/2012, editada no ano passado, passou a ser questionada porque se baseia numa realidade que acabou modificada com a derrubada de vetos presidenciais à Lei dos Royalties (Lei 12.734/2012).
O Plano Nacional de Educação será votado também nas Comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e de Educação e Cultura (CE) antes do Plenário.
Fonte: Jornal do Senado, 14/05/13
José Pimentel (PT-CE), foto acima, concluiu na semana passada o relatório, que mantém a destinação de 10% do produto interno bruto (PIB) à educação até o fim dos dez anos do plano. A proposta do governo era destinar 7%, mas a Câmara estabeleceu a meta de 10%. O investimento atual é de 5%. A proposta foi encaminhada pelo Ministério da Educação em 2010 para vigorar até 2020.
Entre as 20 metas do plano, estão a de alfabetizar todas as crianças até os 8 anos de idade, oferecer educação em tempo integral em 50% das escolas públicas de educação básica, formar em pós-graduação 50% dos professores da educação básica e garantir a todos formação continuada em suas áreas.
Pimentel também incorporou as disposições de nova proposta do governo para a vinculação dos recursos do petróleo à educação. A MP 592/2012, editada no ano passado, passou a ser questionada porque se baseia numa realidade que acabou modificada com a derrubada de vetos presidenciais à Lei dos Royalties (Lei 12.734/2012).
O Plano Nacional de Educação será votado também nas Comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e de Educação e Cultura (CE) antes do Plenário.
Fonte: Jornal do Senado, 14/05/13
O que é Bullying?
Bullying - É exercido por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa.
Bullying é um termo da língua inglesa (bully = “valentão”) que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma relação desigual de forças ou poder.
O bullying se divide em duas categorias: a) bullying direto, que é a forma mais comum entre os agressores masculinos e b) bullying indireto, sendo essa a forma mais comum entre mulheres e crianças, tendo como característica o isolamento social da vítima. Em geral, a vítima teme o(a) agressor(a) em razão das ameaças ou mesmo a concretização da violência, física ou sexual, ou a perda dos meios de subsistência.
O bullying é um problema mundial, podendo ocorrer em praticamente qualquer contexto no qual as pessoas interajam, tais como escola, faculdade/universidade, família, mas pode ocorrer também no local de trabalho e entre vizinhos. Há uma tendência de as escolas não admitirem a ocorrência do bullying entre seus alunos; ou desconhecem o problema ou se negam a enfrentá-lo. Esse tipo de agressão geralmente ocorre em áreas onde a presença ou supervisão de pessoas adultas é mínima ou inexistente. Estão inclusos no bullying os apelidos pejorativos criados para humilhar os colegas.
As pessoas que testemunham o bullying, na grande maioria, alunos, convivem com a violência e se silenciam em razão de temerem se tornar as “próximas vítimas” do agressor. No espaço escolar, quando não ocorre uma efetiva intervenção contra o bullying, o ambiente fica contaminado e os alunos, sem exceção, são afetados negativamente, experimentando sentimentos de medo e ansiedade.
As crianças ou adolescentes que sofrem bullying podem se tornar adultos com sentimentos negativos e baixa autoestima. Tendem a adquirir sérios problemas de relacionamento, podendo, inclusive, contrair comportamento agressivo. Em casos extremos, a vítima poderá tentar ou cometer suicídio.
O(s) autor(es) das agressões geralmente são pessoas que têm pouca empatia, pertencentes à famílias desestruturadas, em que o relacionamento afetivo entre seus membros tende a ser escasso ou precário. Por outro lado, o alvo dos agressores geralmente são pessoas pouco sociáveis, com baixa capacidade de reação ou de fazer cessar os atos prejudiciais contra si e possuem forte sentimento de insegurança, o que os impede de solicitar ajuda.
No Brasil, uma pesquisa realizada em 2010 com alunos de escolas públicas e particulares revelou que as humilhações típicas do bullying são comuns em alunos da 5ª e 6ª séries. As três cidades brasileiras com maior incidência dessa prática são: Brasília, Belo Horizonte e Curitiba.
Os atos de bullying ferem princípios constitucionais – respeito à dignidade da pessoa humana – e ferem o Código Civil, que determina que todo ato ilícito que cause dano a outrem gera o dever de indenizar. O responsável pelo ato de bullying pode também ser enquadrado no Código de Defesa do Consumidor, tendo em vista que as escolas prestam serviço aos consumidores e são responsáveis por atos de bullying que ocorram dentro do estabelecimento de ensino/trabalho.
Orson Camargo/Colaborador Brasil Escola
Graduado em Sociologia e Política pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo – FESPSP/Mestre em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Fonte: BrasilEscola
segunda-feira, 13 de maio de 2013
Carta de Repúdio de um Professor Indignado
(...) Venho (...) tornar (...) público (...) o descaso que vem acontecendo na educação Itaitubense. O governo (municipal) que dizia saber como fazer e que iria fazer, simplesmente: não sabe como fazer, e nem nós sabemos quando irá fazer. Estou me referindo ás escolas públicas do município (de Itaituba), que até então, estão sem diário de classe. (...) O diário de classe é um documento indispensável, onde o professor registra todos os acontecimentos que ocorrem em sala, como frequência dos alunos, notas, trabalhos, dias trabalhados, carga horária etc. E já estamos no mês de maio/2013, ou seja, 5 meses de governo e ainda não temos diários de classe nas escolas públicas. Quando procurada, a secretária de educação diz que estão na gráfica para fazer. Mas desde o mês de janeiro que estão nessa gráfica? Onde fica essa gráfica? (...) em outro país?
Enquanto isso, os professores estão fazendo suas anotações em papéis aleatórios, para depois, passar todas essas anotações (...) para os diários como se já não tivéssemos muito o que fazer. Pode isso? (...) Qual o motivo de não terem providenciado isso (diários) ? (...) Será que o problema é licitação? Mas como? Se a prefeita da transparência está dispensando, através de decreto a maioria das licitações, alegando que muitas coisas no município são emergenciais! Ora, prefeita, para a senhora que é professora, os diário do professor, (...) não são emergenciais (...) ?
(Na) semana passada, a secretária Ana Paula, (...) foi entrevistada por um canal de televisão local, e eu liguei para esta emissora querendo formular este questionamento (...), mas me foi repassado (...) que a secretaria não responderia perguntas dos telespectadores(...). Isto é democracia? Quem não é capaz, ou não sabe responder algo em relação a sua pasta de trabalho, não deveria está (...) respondendo por ela.
E assim, vamos levando a educação, com a conivência da maioria dos diretores das escolas, os quais a prefeita “colocou no bolso”, reunindo constantemente com eles, oferecendo chazinho, churrasco na chácara de terceiros. Essa é a forma de pedir gentilmente para que os diretores fiquem calados e não reclamem da situação em que se encontra a educação no município de Itaituba. E tem mais, a prefeita Eliene, está coçando a cabeça procurando uma maneira de burlar o PCCR, no que diz respeito á eleição para diretores de escola. Pois para ela seria muito mais cômodo que a maioria dos diretores que estão atualmente no cargo continuassem como diretores, afinal como ela mesma diz são “do grupo” e ficam de boca fechada diante dos desmandos por qual passa a educação desta cidade.
Tirem suas conclusões!
Professor abra o olho! SINTTEP abra o olho! Ministério público abra o olho!
Fonte: Portal Buré, 13/05/13
Enquanto isso, os professores estão fazendo suas anotações em papéis aleatórios, para depois, passar todas essas anotações (...) para os diários como se já não tivéssemos muito o que fazer. Pode isso? (...) Qual o motivo de não terem providenciado isso (diários) ? (...) Será que o problema é licitação? Mas como? Se a prefeita da transparência está dispensando, através de decreto a maioria das licitações, alegando que muitas coisas no município são emergenciais! Ora, prefeita, para a senhora que é professora, os diário do professor, (...) não são emergenciais (...) ?
(Na) semana passada, a secretária Ana Paula, (...) foi entrevistada por um canal de televisão local, e eu liguei para esta emissora querendo formular este questionamento (...), mas me foi repassado (...) que a secretaria não responderia perguntas dos telespectadores(...). Isto é democracia? Quem não é capaz, ou não sabe responder algo em relação a sua pasta de trabalho, não deveria está (...) respondendo por ela.
E assim, vamos levando a educação, com a conivência da maioria dos diretores das escolas, os quais a prefeita “colocou no bolso”, reunindo constantemente com eles, oferecendo chazinho, churrasco na chácara de terceiros. Essa é a forma de pedir gentilmente para que os diretores fiquem calados e não reclamem da situação em que se encontra a educação no município de Itaituba. E tem mais, a prefeita Eliene, está coçando a cabeça procurando uma maneira de burlar o PCCR, no que diz respeito á eleição para diretores de escola. Pois para ela seria muito mais cômodo que a maioria dos diretores que estão atualmente no cargo continuassem como diretores, afinal como ela mesma diz são “do grupo” e ficam de boca fechada diante dos desmandos por qual passa a educação desta cidade.
Tirem suas conclusões!
Professor abra o olho! SINTTEP abra o olho! Ministério público abra o olho!
Fonte: Portal Buré, 13/05/13
domingo, 12 de maio de 2013
POLÍTICOS SE AGIGANTAM, O POVO SE APEQUENA! ELES QUERIAM ISSO MESMO!
O PALANQUE ARMADO – OS PAPAGAIOS SOBREVOAM –
PIU-PIU E FRAJOLA
Itaituba - O palanque que foi armado para papagaios
de piratas como Nélio Aguiar, Zé Geraldo, Airton Faleiro, Josefina, Ademir
Andrade, Puty e outros do baixo clero entre os quais vereadores com pretensão a
uma vaga na ALEPA originários de outros rincões, apriscos e planetas (todos
completamente estranhos às mazelas interpostas na vida dos garimpeiros do alto
Tapajós) totalmente agindo como oportunistas para captação de capital politico,
foi o que se viu na Audiência Pública do ultimo dia 3 para se discutir os
efeitos do malfado Decreto 714, que na verdade é um artefato de ação prolongada
no meio dos povos que labutam no alto Tapajós e seus tributários se não for
revisto ou revogado.
Presenças como do Dep Federal Dudimar Paxiúba que
me pareceu injustiçado pelos apupos recebido, com conotação de ter sido
orquestrado por defender a preservação do Rio Tapajós, foi mais que necessária
já que é um politico genuinamente da região, assim como Hilton Aguiar, os
prefeitos e Vereadores das áreas de
influencia do alto Rio Tapajós, entretanto algumas figuras supramencionadas e
outras sem destaque, o fito principal foi propiciar auto exposição mesmo.
O esforçado presidente do Poder legislativo de
Itaituba, Wescley Tomaz que teve a iniciativa de reivindicar a audiência, mesmo
sendo uma figura simpática e jovial, pecou, sem querer, presumo dando oportunidade à formação do Palanque Politico, em convidar e dar
oportunidade de fala a entes que caem em Itaituba e regiões adjacentes em
tempos pré-eleitorais. As figuras centrais da audiência que deveriam ser o
estado representado pelo Secretario de Meio Ambiente, e o povo garimpeiro que
se acotovelaram no encontro ficaram na
berlinda, realmente como coadjuvantes. O Secretario por ter sido acossado pelos
papagaios de piratas, e o povo esmagado, que não teve direito em ter um
representante usando a palavra, exceção feita ao Luiz Barbudo que muito falou e
pouco disse. Para completar o vexatório encontro, meu querido amigo
Wescley para demonstrar autoridade
que quis usar em excesso e não precisava
disso, se engalfinhou com o Secretario
da SEMMA, como se fosse o dono da cocada preta. Lembrei-me das contendas entre
Tom e Jerry e Piu-piu e Frajola. Uma pergunta se apresenta para ser respondida:
- Mesmo
sendo o autor e idealizador da Audiência porque Wescley não passou a direção do
evento para ser presidido pela comissão incumbida de recrutar os garimpeiros
para o encontro?
Dudimar e o Secretario foram desrespeitados.
Autoridades são para usarmos seus préstimos e responsabilidades constitucionais
em defesa do povo à exaustão, Alguns que se intitulam porta vozes da razão e falsos lideres garimpeiros e o Presidente da Câmara de
Vereadores não sabiam disso.
Raulien
Queiroz, Danilo Miranda, Eliene
Nunes que sentem o peso da responsabilidade como prefeitos em suportar
milhares de pessoas desvinculadas de
trabalhos como os garimpeiros, se destacaram em seus pronunciamentos; o
Secretario da SEMMA acuado extravasou
seu sentimento de revolta contra o Palanque Politico armado, e o
povo... ah o povo, ficou calado, sem
voz, está voltando para seus locais de origem incrédulos com os “HOMENS”, seus
iguais, pensando na certeza de que Deus é garimpeiro e proverá melhores dias.
Tadinhos...!
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