sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Rapidinhas!

Começou hoje, o horário político gratuito, do plebiscito de 11 de dezembro, sobre a divisão territorial do Pará, que pode decidir pela criação de mais dois novos estados da federação, o Tapajós e o Carajás.

De um lado, as regiões do Tapajós e a do Carajás, buscando sua emancipação política/administrativa por entender que o Pará, como segundo maior estado do Brasil, não tem recursos para resolver os seus problemas sociais (educação, saúde, segurança pública, etc), principalmente da população que mora mais distante da capital. De outro, políticos de Belém e arredores, que sempre se aproveitaram dos municípios mais distantes para garantir suas eleições, com uma conversa mole de que o Pará tem que permanecer grande, justamente para a miséria continuar e eles tirarem proveito dessa situação.

Por aqui, tem gente sendo assassinada por fazer denúncias; tem condutores de motos, burlando a lei do trânsito, na maior cara de pau; tem professores voltando a salas de aula, sem ganhos, mesmo que em Belém a greve continue; tem muitas ruas em péssimas condições de tráfego; tem inverno chegando; tem político que sempre criticou o prefeito Valmir Climaco, mas vai continuar apoiando-o e, finalmente, tem o Anézio Ribeiro, pré-candidato a prefeito pelo PCdoB, em 2º lugar na enquete do www.fatoitb.blogspot.com.

A possibilidade do Governador Jatene, apoiar o prefeito Valmir Climaco, pré-candidato à reeleição é grande, como também é grande a possibilidade do deputado Hilton Aguiar e de Dudimar Paxiúba, que deve reassumir o posto de deputado federal, está no palanque do candidato do PMDB. Hilton, por conta dos empregos que tem no governo, Dudimar, porque o PSDB pode ter o vice. Se isto se concretizar, morrerão abraçados!

Há quem aposte que um dos candidatos a prefeito de Itaituba, será da base aliada do Governo Federal. Neste caso é grande a possibilidade da escolha ser entre César Aguiar/PR, Deuzin/PRB, Anézio Ribeiro/PCdoB, Horalícia Cabral/PSB e Afábio Borges/PT. Será que essa aliança acontecerá mesmo?

O governador Simão Jatene, está fazendo tudo, para dobrar o eleitorado da região em favor do NÃO, no plebiscito de 11 de dezembro. Promete e “empurra com a barriga”. É o caso do inicio de mais uma etapa da ampliação do sistema de abastecimento de água de Itaituba, que deveria ter sido iniciada no mês passado. Ocorre, que o povo não está mais besta!

Tem uma empresa de Goiás, a Construmil, que deve continuar o trabalho de recuperação e afastamento da rodovia Transamazônica, no trecho Campo Verde/Rurópolis. Pela andar da carruagem, não demorará muito a conclusão das obras!

Nenhum comentário: