quarta-feira, 16 de junho de 2010

A pré-campanha eleitoral já está nas ruas

Estamos em meados de junho e até o dia 30 do corrente mês os chamados pré-candidatos se articulam internamente, nos seus respectivos partidos, para garantir a aprovação de seus nomes nas convenções partidárias e, paralelamente, tratam de buscar apoios dentro e fora de seus partidos para assegurar uma votação maior que a dos concorrentes.
x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x
Em Itaituba, os pré-candidatos a estadual, Hilton Aguiar (PSC), Roselito Soares (PR), Jandira (PPS), Edir Pires (PMDB); a federal, Cézar Aguiar (PR), Dudimar Paxiúba (PSDB), Júlio César do INSS (PRB) e Isaac Dias (PSOL); a governador, Luiz Carlos Tremonte (PSL), não deixam por menos, estão trabalhando bastante para fechar os apoios necessários.
x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x
Como não existe deputado municipal e como o colégio eleitoral de Itaituba dificilmente elegerá um deputado, até porque o eleitorado se divide entre as várias opções, todos terão que se articular com lideranças políticas de outros municípios para aumentar suas votações.
x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x
Os pré-candidatos de outros municípios também estão fechando acordos com lideranças de Itaituba. Esses acordos, na sua maioria, são financeiros e esses candidatos, se eleitos, dificilmente pisarão aqui. O objetivo dos mesmos é buscar 500, 600 votos aqui, 400 acolá para se somar aos votos que certamente terão em seus redutos eleitorais e desta forma, garantir uma vaga na Assembléia Legislativa ou no Congresso Nacional.
x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x
Detalhes importantes: primeiro, como das eleições anteriores para cá, cresceu o número de eleitores, agora os candidatos precisarão de mais votos para se eleger; segundo, dependendo do partido em que estão filiados e das coligações que serão formadas, uns candidatos podem precisar de mais votos que outros para se eleger.
x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x
Se forem formadas as coligações previstas, tem candidatos a estadual que precisarão, de aproximadamente, 20 mil votos para se elegerem, enquanto outros precisarão de cerca de 40 mil votos. Para federal, a votação necessária para eleger um candidato, salvo melhor juízo e, dependendo dos fatores acima, ficará em torno de 100 mil votos.

Um comentário:

Clerismá Costa disse...

É companheiro anésio ribeiro, tem muita gente querendo o poder. Com o aumento do coeficiente eleitoral, informado pelo TRE, para alguem colocar os pés na primeira escada da Alepa, tem que ter uma votação expressiva. Para Federal vejo utopia Itaituba eleger 1. Até pq como vc diz, as eleições não são municipais e sim estadual, e pra alguem daqui colocar os pés na cidade de JK, deveria obter a adesão de 100% dos eleitores de Itaituba/ Aveiro/ Jacaré/ Trairão e Rurópolis, por exemplo. Como a unanimidade é burra, só cabe espaços para a utopia.