quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Festival de pancadaria na Câmara de Itaituba



A inquietação de populares depois das brigas na Câmara

As imagens que vimos e que foram mostradas para todo Brasil, através dos canais de televisão não deixam a menor dúvida: escolhemos mal nossos vereadores, não valorizamos o nosso voto e temos este e muitos outros comportamentos e atitudes desastrosas de nossos representantes.

Os fatos: O ex-vereador Israel Santos, no momento em que a sessão da Câmara estava acontecendo, se aproxima da vereadora Eva da Liberdade e cochicha algo ao seu ouvido, incomodado o vereador César Aguiar toma a inicitiva de dizer que aquilo não podia acontecer e o presidente da Câmara, vereador Hilton Aguiar, sinaliza para a ação de um dos assessores da Câmara, que sem mais delongas, tenta tirar de qualquer jeito o cochichador dali. Há uma reação, os ânimos se acirram, outros tomam uma atitude e a sessão se transforma num festival de porrada.

Questionamentos: primeiro, Israel Santos não poderia ser convidado gentilmente a se retirar daquele espaço? Segundo, o que Israel teria dito à vereadora?  Terceiro, será que os vereadores - representantes da sociedade - estão preparados para exercer o papel social que lhes foi confiado?

Uma análise dos fatos: Os vereadores estavam numa sessão da Câmara e um dos pontos de pauta era a votação para eleger a nova mesa diretora instituição. Com a aproximação de Israel Santos, vinculado ao Prefeito de Itaituba, Valmir Climaco, os edis - que haviam definido uma chapa para a disputa depois de ficarem vários dias enclausurados numa fazenda próxima da cidade - imaginaram que Israel, tentaria convencer a vereadora Eva a mudar de lado e não tiveram habilidade suficiente para administrar a situação. Pelo visto, não se tratava de uma simples disputa pela mesa da Câmara!

Depois do que aconteceu o que a sociedade pode esperar de seus "representantes" que não sabem se comportar de forma civilizada e equilibrada numa situação repentina?

Nenhum comentário: