terça-feira, 14 de maio de 2013

Brasília: Comissão deve votar hoje o Plano Nacional de Educação

O projeto que cria o Plano Nacional de Educação (PLC 103/2012) será votado hoje pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). O anúncio foi feito pelo presidente da CAE, Lindbergh Farias (PT-RJ), ontem, mesmo dia em que senadores fizeram discursos sobre a importância do ensino para concluir a abolição da escravidão, determinada há 125 anos pela Lei Áurea (leia abaixo).

José Pimentel (PT-CE), foto acima, concluiu na semana passada o relatório, que mantém a destinação de 10% do produto interno bruto (PIB) à educação até o fim dos dez anos do plano. A proposta do governo era destinar 7%, mas a Câmara estabeleceu a meta de 10%. O investimento atual é de 5%. A proposta foi encaminhada pelo Ministério da Educação em 2010 para vigorar até 2020.


Entre as 20 metas do plano, estão a de alfabetizar todas as crianças até os 8 anos de idade, oferecer educação em tempo integral em 50% das escolas públicas de educação básica, formar em pós-graduação 50% dos professores da educação básica e garantir a todos formação continuada em suas áreas.


Pimentel também incorporou as disposições de nova proposta do governo para a vinculação dos recursos do petróleo à educação. A MP 592/2012, editada no ano passado, passou a ser questionada porque se baseia numa realidade que acabou modificada com a derrubada de vetos presidenciais à Lei dos Royalties (Lei 12.734/2012).


O Plano Nacional de Educação será votado também nas Comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e de Educação e Cultura (CE) antes do Plenário.

Fonte: Jornal do Senado, 14/05/13

O que é Bullying?

Bullying - É exercido por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa.

Bullying é um termo da língua inglesa (bully = “valentão”) que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma relação desigual de forças ou poder.

O bullying se divide em duas categorias: a) bullying direto, que é a forma mais comum entre os agressores masculinos e b) bullying indireto, sendo essa a forma mais comum entre mulheres e crianças, tendo como característica o isolamento social da vítima. Em geral, a vítima teme o(a) agressor(a) em razão das ameaças ou mesmo a concretização da violência, física ou sexual, ou a perda dos meios de subsistência.

O bullying é um problema mundial, podendo ocorrer em praticamente qualquer contexto no qual as pessoas interajam, tais como escola, faculdade/universidade, família, mas pode ocorrer também no local de trabalho e entre vizinhos. Há uma tendência de as escolas não admitirem a ocorrência do bullying entre seus alunos; ou desconhecem o problema ou se negam a enfrentá-lo. Esse tipo de agressão geralmente ocorre em áreas onde a presença ou supervisão de pessoas adultas é mínima ou inexistente. Estão inclusos no bullying os apelidos pejorativos criados para humilhar os colegas.

As pessoas que testemunham o bullying, na grande maioria, alunos, convivem com a violência e se silenciam em razão de temerem se tornar as “próximas vítimas” do agressor. No espaço escolar, quando não ocorre uma efetiva intervenção contra o bullying, o ambiente fica contaminado e os alunos, sem exceção, são afetados negativamente, experimentando sentimentos de medo e ansiedade.

As crianças ou adolescentes que sofrem bullying podem se tornar adultos com sentimentos negativos e baixa autoestima. Tendem a adquirir sérios problemas de relacionamento, podendo, inclusive, contrair comportamento agressivo. Em casos extremos, a vítima poderá tentar ou cometer suicídio.

O(s) autor(es) das agressões geralmente são pessoas que têm pouca empatia, pertencentes à famílias desestruturadas, em que o relacionamento afetivo entre seus membros tende a ser escasso ou precário. Por outro lado, o alvo dos agressores geralmente são pessoas pouco sociáveis, com baixa capacidade de reação ou de fazer cessar os atos prejudiciais contra si e possuem forte sentimento de insegurança, o que os impede de solicitar ajuda.

No Brasil, uma pesquisa realizada em 2010 com alunos de escolas públicas e particulares revelou que as humilhações típicas do bullying são comuns em alunos da 5ª e 6ª séries. As três cidades brasileiras com maior incidência dessa prática são: Brasília, Belo Horizonte e Curitiba.

Os atos de bullying ferem princípios constitucionais – respeito à dignidade da pessoa humana – e ferem o Código Civil, que determina que todo ato ilícito que cause dano a outrem gera o dever de indenizar. O responsável pelo ato de bullying pode também ser enquadrado no Código de Defesa do Consumidor, tendo em vista que as escolas prestam serviço aos consumidores e são responsáveis por atos de bullying que ocorram dentro do estabelecimento de ensino/trabalho.

Orson Camargo/Colaborador Brasil Escola
Graduado em Sociologia e Política pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo – FESPSP/Mestre em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
 
Fonte: BrasilEscola

 

 

 

 

 

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Educação é investimento!


Carta de Repúdio de um Professor Indignado

(...) Venho (...) tornar (...) público (...) o descaso que vem acontecendo na educação Itaitubense. O governo (municipal) que dizia saber como fazer e que iria fazer, simplesmente: não sabe como fazer, e nem nós sabemos quando irá fazer. Estou me referindo ás escolas públicas do município (de Itaituba), que até então, estão sem diário de classe. (...) O diário de classe é um documento indispensável, onde o professor registra todos os acontecimentos que ocorrem em sala, como frequência dos alunos, notas, trabalhos, dias trabalhados, carga horária etc. E já estamos no mês de maio/2013, ou seja, 5 meses de governo e ainda não temos diários de classe nas escolas públicas. Quando procurada, a secretária de educação diz que estão na gráfica para fazer. Mas desde o mês de janeiro que estão nessa gráfica? Onde fica essa gráfica? (...) em outro país?

Enquanto isso, os professores estão fazendo suas anotações em papéis aleatórios, para depois, passar todas essas anotações (...) para os diários como se já não tivéssemos muito o que fazer. Pode isso? (...) Qual o motivo de não terem providenciado isso (diários) ? (...) Será que o problema é licitação? Mas como? Se a prefeita da transparência está dispensando, através de decreto a maioria das licitações, alegando que muitas coisas no município são emergenciais! Ora, prefeita, para a senhora que é professora, os diário do professor, (...) não são emergenciais (...) ?

(Na) semana passada, a secretária Ana Paula, (...) foi entrevistada por um canal de televisão local, e eu liguei para esta emissora querendo formular este questionamento (...), mas me foi repassado (...) que a secretaria não responderia perguntas dos telespectadores(...). Isto é democracia? Quem não é capaz, ou não sabe responder algo em relação a sua pasta de trabalho, não deveria está (...) respondendo por ela.

E assim, vamos levando a educação, com a conivência da maioria dos diretores das escolas, os quais a prefeita “colocou no bolso”, reunindo constantemente com eles, oferecendo chazinho, churrasco na chácara de terceiros. Essa é a forma de pedir gentilmente para que os diretores fiquem calados e não reclamem da situação em que se encontra a educação no município de Itaituba. E tem mais, a prefeita Eliene, está coçando a cabeça procurando uma maneira de burlar o PCCR, no que diz respeito á eleição para diretores de escola. Pois para ela seria muito mais cômodo que a maioria dos diretores que estão atualmente no cargo continuassem como diretores, afinal como ela mesma diz são “do grupo” e ficam de boca fechada diante dos desmandos por qual passa a educação desta cidade.

Tirem suas conclusões!

Professor abra o olho! SINTTEP abra o olho! Ministério público abra o olho!


Fonte: Portal Buré, 13/05/13

domingo, 12 de maio de 2013

Feliz Dia Das Mães!


Mãe, te amo!!!


















POLÍTICOS SE AGIGANTAM, O POVO SE APEQUENA! ELES QUERIAM ISSO MESMO!


O PALANQUE ARMADO – OS PAPAGAIOS SOBREVOAM – PIU-PIU E FRAJOLA

Itaituba - O palanque que foi armado para papagaios de piratas como Nélio Aguiar, Zé Geraldo, Airton Faleiro, Josefina, Ademir Andrade, Puty e outros do baixo clero entre os quais vereadores com pretensão a uma vaga na ALEPA originários de outros rincões, apriscos e planetas (todos completamente estranhos às mazelas interpostas na vida dos garimpeiros do alto Tapajós) totalmente agindo como oportunistas para captação de capital politico, foi o que se viu na Audiência Pública do ultimo dia 3 para se discutir os efeitos do malfado Decreto 714, que na verdade é um artefato de ação prolongada no meio dos povos que labutam no alto Tapajós e seus tributários se não for revisto ou revogado.
 
Presenças como do Dep Federal Dudimar Paxiúba que me pareceu injustiçado pelos apupos recebido, com conotação de ter sido orquestrado por defender a preservação do Rio Tapajós, foi mais que necessária já que é um politico genuinamente da região, assim como Hilton Aguiar, os prefeitos e Vereadores  das áreas de influencia do alto Rio Tapajós, entretanto algumas figuras supramencionadas e outras sem destaque, o fito principal foi propiciar  auto exposição mesmo.
 
O esforçado presidente do Poder legislativo de Itaituba, Wescley Tomaz que teve a iniciativa de reivindicar a audiência, mesmo sendo uma figura simpática e jovial, pecou, sem querer, presumo  dando oportunidade à formação do Palanque Politico, em convidar e dar oportunidade de fala a entes que caem em Itaituba e regiões adjacentes em tempos pré-eleitorais. As figuras centrais da audiência que deveriam ser o estado representado pelo Secretario de Meio Ambiente, e o povo garimpeiro que se acotovelaram no encontro ficaram na berlinda, realmente como coadjuvantes. O Secretario por ter sido acossado pelos papagaios de piratas, e o povo esmagado, que não teve direito em ter um representante usando a palavra, exceção feita ao Luiz Barbudo que muito falou e pouco disse. Para completar o vexatório encontro, meu querido amigo Wescley  para demonstrar autoridade que  quis usar em excesso e não precisava disso, se engalfinhou  com o Secretario da SEMMA, como se fosse o dono da cocada preta. Lembrei-me das contendas entre Tom e Jerry e Piu-piu e Frajola. Uma pergunta se apresenta para ser respondida:  - Mesmo sendo o autor e idealizador da Audiência porque Wescley não passou a direção do evento para ser presidido pela comissão incumbida de recrutar os garimpeiros para o encontro?
 
Dudimar e o Secretario foram desrespeitados. Autoridades são para usarmos seus préstimos e responsabilidades constitucionais em defesa do povo à exaustão, Alguns que se intitulam  porta vozes da razão e falsos lideres   garimpeiros e o Presidente da Câmara de Vereadores não sabiam disso. 
 
Raulien Queiroz, Danilo Miranda,  Eliene Nunes que sentem o peso da responsabilidade como prefeitos em suportar milhares de pessoas  desvinculadas de trabalhos como os garimpeiros, se destacaram em seus pronunciamentos; o Secretario da SEMMA acuado extravasou  seu sentimento de revolta contra o Palanque Politico armado, e o povo...  ah o povo, ficou calado, sem voz, está voltando para seus locais de origem incrédulos com os “HOMENS”, seus iguais, pensando na certeza de que Deus é garimpeiro e proverá melhores dias. Tadinhos...! 
 
Fonte: Blog do  Wálter Tertulino, 11/05/13