domingo, 30 de julho de 2023

TCU marca julgamento de pedido para suspender o salário pago pelo PL a Jair Bolsonaro

Área técnica do TCU sugeriu a rejeição do pedido de suspensão feito pelo subprocurador-geral Lucas Rocha Furtado
Brasil 247, 30 de julho de 2023, 09:07 h
TCU e Bolsonaro (Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado | Alan Santos/PR)

O Tribunal de Contas da União (TCU) marcou para quarta-feira o julgamento do pedido do subprocurador-geral Lucas Rocha Furtado para suspender o pagamento de salário de aproximadamente 40 mil reais pelo PL a Jair Bolsonaro. Na representação, o subprocurador sustenta que o pagamento de salário a Bolsonaro pode ir de encontro à decisão do TSE que declarou a inelegibilidade do ex-mandatário ´por um período de oito anos.

Segundo a coluna da jornalista Malu Gaspar, do jornal O Globo, a área técnica do TCU sugeriu à Corte de Contas a rejeição do pedido do representante do Ministério Público, argumentando que o órgão não tem competência para investigar o uso de recursos do Fundo Partidário, mas recomendou que, "eventuais irregularidades devem ser objeto de análise da Justiça Eleitoral".

“Dentro do TCU, a dúvida é se Zymler vai acatar a segunda sugestão da área técnica e encaminhar o pedido de investigação ao TSE e ao Ministério Público, o que poderia dar sobrevida ao processo em outras instâncias”, ressalta a reportagem.