quinta-feira, 12 de abril de 2018

A blindagem do tucano Alckmin e a repercussão do fato



A ministra Nancy Andrighi, do Superior Tribunal de Justiça, determinou nesta quarta-feira 11 que o inquérito que investiga o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) seja enviado à Justiça Eleitoral do Estado.

A decisão foi tomada após pedido da Procuradoria Geral da República, que num gesto de blindagem do tucano, pediu que o caso não fosse parar na Lava Jato em São Paulo, conforme pediram os procuradores da operação.

A repercussão


O procurador que livrou o ex-governador Geraldo Alckmin da Lava Jato em São Paulo, Luciano Mariz Maia, é primo-irmão José Agripino Maia, senador do DEM e velho aliado do tucano.

A informação foi noticiada pelo jornalista Bernardo Mello Franco.

O vice-procurador-geral da República assinou o documento que pediu para o Superior Tribunal de Justiça que o inquérito contra Alckmin fosse para a Justiça Eleitoral. O STJ atendeu menos de 24 horas depois.


O ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot criticou nesta quinta-feira, 12, a decisão do STJ que blindou o ex-governador Geraldo Alckmin, presidenciável do PSDB, das investigações da Lava Jato, encaminhando o inquérito que investiga o tucano para a Justiça Eleitoral: "Tecnicamente difícil de engolir essa", escreveu Janot, em sua conta no Twitter.


O jurista e professor Walter Maierovitch criticou o ex-governador de São Paulo e presidenciável do PSDB, Geraldo Alckmin, pela blindagem que ele conseguiu nas investigações da Lava Jato.

"A Justiça Eleitoral é federal e — por não ter quadros—, é integrada majoritariamente por juízes estaduais, desembargadores estaduais. É reduzido número de desembargadores federais. Em primeiro grau atuam juízes estaduais. Só para lembrar, os apanhados no Mensalão sustentaram a tese jurídica de competência da Justiça eleitoral, sem sucesso".


O músico Tico Santa Cruz postou no Facebook: "Entre na página de todos os seus amigos que estavam 'lutando contra a corrupção' e pergunte a eles: 'Não vai falar nada sobre o Alckmin ter escapado da Lava Jato?".

As postagens similares, questionando onde serão os protestos contra o tucano, vêm ocorrendo depois que o STJ liberou o inquérito contra o ex-governador para a Justiça Eleitoral, em 24 horas que o tucano ficou sem foro privilegiado.


A senadora Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT, disse no início da noite desta quinta-feira, 12, que a blindagem ao ex-governador Geraldo Alckmin na Justiça comprova a seletividade da Justiça em favor do PSDB.

"Alckmin foi acusado de receber R$ 10 milhões de propina da Odebrecht. O STJ falou que era caixa 2 e devolveu o processo para a Justiça Eleitoral. O tratamento é feito com dois pesos e duas medidas. Uma Justiça que protege o PSDB", disse Gleisi, ao visitar o acampamento montado próximo à sede da Superintendência da Polícia Federal em Curitiba.

Nenhum comentário: