domingo, 10 de dezembro de 2017

Quentinhas...


O compositor Aldir Blanc escreveu artigo para defender a aplicação de uma Justiça isenta em meio à escalada do autoritarismo no País, intensificada após o golpe parlamentar de 2016.

"Viva a Comissão da Verdade para que nunca mais coloquem uma grávida nua sobre um tijolo, atingida por jatos d'água, com ameaça: 'Se cair vai ser pior'", escreve Blanc; "Para que senhoras que fazem seu honrado trabalho não sejam despedaçadas por cartas bombas; Para que um covarde que bote a boca de um homem torturado no escapamento de uma viatura militar não passe por homem de bem onde mora.

Para que orangotangos que se tornaram políticos asquerosos não babem sua raiva na internet: 'Nosso erro foi torturar demais e matar de menos'", diz ele, referindo-se a declaração do deputado Jair Bolsonaro.



O jornalista Bernardo Mello Franco comparou a lealdade do deputado Carlos Marun (PMDB-MS) ao ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha à de um cachorro.

Mello Franco lembra a trajetória de Marun, sempre contrária aos interesses da população e critica sua provável nomeação para a Secretaria de Governo de Temer.

"O pitbull de Cunha deve ganhar um gabinete no palácio. Como não teria votos para se reeleger, ele distribuirá cargos e emendas a parlamentares que abanarem o rabo. Sua promoção a ministro é um retrato da fase final do governo Temer", acrescenta Mello Franco.



"Michel Temer concedeu R$ 1 trilhão em isenção para petroleiras estrangeiras, por outro lado, aumentou a conta de luz, o gás de cozinha e a gasolina para a população brasileira. Ou seja, a classe trabalhadora é quem paga o presente de Natal que Temer deu aos bancos e às multinacionais", lembra o deputado Paulo Pimenta.



"Como é que o governador diz que a reforma da Previdência é 'a mãe de todas as reformas' e não defende o alinhamento de seu partido a favor dela? Será porque, entre os tucanos, apenas seis tucanos dizem estar decidido a dar a ela seu voto?", questiona o jornalista Fernando Brito, do Tijolaço, ao comentar o discurso do novo presidente do PSDB, Geraldo Alckmin.

"Como é que alguém pretende se tornar popular se silencia ante o governo mais rejeitado da história e, ainda, assume o compromisso de apoiar suas medidas mais impopulares? O faro político de Alckmin, deste jeito, parece ter se perdido, embora se lhe conserve o nariz".


A Liga Árabe exigiu que os EUA revoguem a decisão do presidente norte-americano Donald Trump de reconhecer Jerusalém como capital de Israel, informou o correspondente da Sputnik, citando a declaração final da sessão extraordinária do conselho de ministros das relações exteriores da organização em Cairo, no Egito.



A malfadada, a partir do nome, “Operação Esperança Equilibrista”, pela qual a Polícia Federal de Minas Gerais, como beneplácito da juíza substituta da 9ª Vara Federal, Raquel Vasconcelos Alves de Lima, conduziu coercitivamente e com truculência, a cúpula da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) para prestar depoimento sobre gastos com o Memorial da Anistia Política – MAP, gera um fiapo de esperança de que se torne um divisor de águas na sanha punitivista que se instalou no país após a Operação Lava Jato, diz o jornalista Marcelo Auler.


"O doleiro, que esteve na carceragem de Curitiba por um bom tempo e delatou muita gente, foi visto nesta sexta almoçando tranquilamente no Madero Prime, na Jaime Reis. Papeava com amigos, livre, leve e… solto. Youssef foi condenado a 122 anos de cadeia. Mas com a delação, ficou menos de três anos preso", informa o jornalista Rogério Galindo, na Gazeta do Povo.


"Carlos foi, acima de tudo, um verdadeiro brasileiro, que colocaria “no chinelo” qualquer um que se diz patriota hoje em dia", diz o professor Luiz Fernando Leal Padulla.


As violências cometidas contra a Universidade Federal de Santa Catarina, a Universidade Federal de Minas Gerais e o Memorial da Anistia, podem ter uma resposta à altura: a campanha para ampliar o escopo do memorial, incluindo no prédio anexo um Memorial das Músicas em Favor das Liberdades Civis, uma maneira de juntar as lembranças da ditadura com o papel inestimável da música popular, em uma cidade fundamentalmente musical, como Belo Horizonte, diz o jornalista Luis Nassif.


O que é o altruísmo? Dito de forma simples, é o desejo de que as outras pessoas sejam felizes. Como diz Matthieu Ricard, filósofo francês, escritor e fotógrafo, e monge budista de linha tibetana, o altruísmo é uma ótima lente para se tomar decisões, tanto no curto quanto no longo prazo, tanto no trabalho quanto na vida. Nesta palestra ele nos explica como e por que fazer com que ele seja o nosso guia.


"Desta vez, sem seus aliados históricos, a começar pelo PMDB, e os tradicionais coadjuvantes DEM, PPS e agregados, num país hoje dominado pelo Centrão de Eduardo Cunha, Alckmin e o PSDB correm o risco de ficar falando sozinhos. Já não conseguem unir nem a Juventude do PSDB", diz o colunista Ricardo Kotscho.



O advogado Pierpaolo Bottini escreveu artigo em que destaca a importância do direito de defesa em meio ao avanço do punitivismo que se instalou no País; ele rebateu críticas de que os advogados "atrapalham" os processos com o propósito de atrasar o julgamento, por meio de recursos e pleitos no rito processual.

"Ausência de defesa é ausência de Justiça. É a consagração do justiceiro sobre o justo, da vingança sobre a razão", afirma o advogado.

Nenhum comentário: