terça-feira, 7 de novembro de 2017

Pensando bem

Declarações do presidente do TST afrontam a classe trabalhadora O que o presidente do TST desdenha é em sua entrevista uma cesta mínima de direitos fruto de décadas de luta. E seu discurso não tem outro objetivo senão colocar água no moinho daqueles que, em nome da modernidade, querem praticar o maior ataque do capital contra o trabalho, reforçando a agenda ultraliberal liderada por Michel Temer e impondo à classe trabalhadora o ônus da crise.

Fux avisa ser contra Lula e ratifica que STF é golpista e a vergonha do Brasil — Lula e diplomacia Se o juiz Luiz Fux quer afastar o Lula da corrida presidencial, que assuma e declare sua intenção e pensamento, sem, no entanto, tergiversar. Porém, tratar milhões de brasileiros como se não fossem importantes e que desejam votar em Lula para dar fim à bagunça, à traição ao Brasil, aos graves prejuízos propiciados pelos golpistas à Nação e à série de crimes de lesa-pátria perpetrados por uma quadrilha que derrubou a presidente reeleita do poder é inaceitável.

Pré-candidatura de Manuela cria tensão com PCdoB do Maranhão Para a estratégia da reeleição de Flávio Dino no Maranhão, a candidatura de Manuela é considerada como altamente prejudicial, já que sua adversária, Roseana Sarney, poderia sair fazendo a campanha de Lula e dizer que na época dela e de Lula a vida do maranhense era melhor.

Desmonte da Embrapa: golpe à mesa dos brasileiros O governo do golpe vem sucateando a Embrapa, diretriz que deverá se acentuar em 2018, quando a Emenda Constitucional nº 95, de 2016, a qual impedirá investimentos públicos por 20 anos, entrará em pleno vigor. Assim como o governo golpista está tirando os pobres do orçamento, ele está retirando também os investimentos públicos do orçamento, especialmente as despesas discricionárias em ciência e tecnologia.

Henrique Meirelles diz não ter “obsessão” de ser presidente; nem voto O problema é que, além de arranjar os votos que não têm, Meirelles precisará explicar melhor a fortuna mantida em contas no exterior. Em um novo vazamento global neste fim de semana, batizado de "Paradise Papers", se revelou que Meirelles possui offshores em paraísos fiscais no Caribe.

Ah, peste! Os ratos sempre estiveram entre nós. Porém, os ratos são seres de hábitos noturnos e discretos. Por séculos, aprenderam a arte de esconder sorrateiramente o rabo fino por trás das cortinas, dentro de valises, debaixo dos carpetes, entre escaninhos, em armários. Durante este período, disfarçavam-se de senadores, deputados, advogados, empresários. Até que um dia, depois de um golpe, eles perderam a desfaçatez.

A pátria subtraída e a arte degenerada Na avaliação da classe média a degenerescência dos costumes é o mais grave problema que o país enfrenta atualmente. Pouco importando o retrocesso e o assalto – escancarado- às riquezas do país, alienando a sua soberania e os direitos da sua população.

Manuela e os estrategeiros Há outros partidos do porte do PC do B com quem o PT pode fazer alianças, sem fechar portas a quem, atualmente, faz outras escolhas. No próprio consórcio governista a banda tem tocado assim.

Às ruas, ou a submissão A procela em que foi jogada o Brasil, em 2016, não dá sinais de calmaria e não há terra segura à vista. A camarilha que assalta a nação cumpre a agenda para a qual foi colocada no Palácio do Planalto, pela elite mais mesquinha, brejeira e truculenta das Américas.

Pode o presidente do TST defender “sozinho” o corte de direitos dos trabalhadores? A declaração do ministro do TST à Folha estimula o que veda o “princípio da inalterabilidade contratual lesiva” na legislação trabalhista. Isolado no âmbito dos tribunais, Ives Gandra poderá ver a reforma trabalhista — Lei 13.467/2017 — ser jogada na lata do lixo.

A jeremiada e as propostas estapafúrdias de Bolsonaro Bom, não é preciso muito esforço para constatar que Bolsonaro não é só burro, mas ignorante. O traçado histórico prova quem originalmente invadiu a terra de quem, quem luta para preservar e quem luta para destruir o meio ambiente.

A técnica nazista de transformar mentiras em verdades A verdade encoberta pela mentira é que o Governo Temer tem como prioridade absoluta, além de evitar a cadeia para o Presidente e os ministros acusados de receber propinas, a redução no limite do espaço do setor público para ampliar o espaço, o lucro e o patrimônio do setor privado.

O fantástico mundo da mais-valia a partir da indústria canavieira Não é verdade que o imenso maquinário da cana tenha dispensado o trabalho humano; não é verdade que a produção canavieira seja moderna; não é verdade que o mais-valor, o mesmo lucro, se dê por conta substancialmente, das maquinações. É o trabalho caboclo, crioulo e nordestino que gera a alegria e a vaidade dos donos da cana.

Entre o caos e a ordem: as oscilações da história Pensávamos que coisas do arco da velha como o trabalho escravo, o ódio ao diferente, a misoginia, o racismo e os demais atentados aos direitos humanos estariam paulatinamente sendo pulverizados do modus vivendi e operandi da nossa sociedade, embora eles nunca deixaram de existir, entretanto eram mais velados, dissimulados.

O terror avança Pra lá de assustadora, Lúcia crava seus proeminentes caninos na Constituição Federal de 1988 e, desmentindo perversamente a letra da Lei, diz que a liberdade de expressão estava comprometida pela regra do edital até então em vigor, posto que, segundo ela, 'Não se desrespeitam direitos humanos pela decisão que permite ao examinador a correção das provas e a objetivação dos critérios para qualquer nota conferida à prova. O que os desrespeitaria seria a mordaça prévia do opinar e do expressar do estudante candidato'.

O MPF foi à praia falar de economia Conclusão dos modestos procuradores da república sobre a atuação do MPF na defesa da ordem econômica é no sentido de que eles contribuíram para a segurança jurídica, para um ambiente saudável de negócios com o combate à corrupção e para o desenvolvimento de longo prazo, na medida em que enfrentaram vícios estruturais do sistema. Será que é isso mesmo?

Dividir para conquistar: a bola fora do PC do B Há séculos se sabe que um adversário dividido é um adversário fraco e fácil de ser batido. Pois ignorando essa regra de ouro da estratégia, o PC do B acaba de anunciar Manuela D'Avila como pré-candidata à presidência em 2018. Seguindo o exemplo do PSOL, os comunistas chegam para dividir os votos da esquerda. Agora, serão ao menos 4 candidatos progressistas. A extrema-direita agradece.

Lula e a igualdade social Não podemos esquecer o Governo Lula. No dia 9 de janeiro de 2003, no primeiro mês de seu governo, Lula assinou a Lei 10.639/2003. Ela diz: "O calendário escolar incluirá o dia 20 de novembro como 'Dia Nacional da Consciência Negra". Simbólico e indicativo dos avanços que aconteceriam com Lula na presidência. Hoje, são cerca de 1.000 municípios e cinco Estados do Brasil que celebram essa data.

Depois do golpe, a guerra? Um ridículo nos cobre, um país mestiço e pobre, com parcela reduzidíssima de ricos, mas igualmente mestiços – aí estão os Cardoso, pela própria boca, e, igualmente, os Marinho, os Neves e tantos outros destes dirigentes “com um pé na cozinha” – buscando macaquear europeus ou seus descendentes estadunidenses, conseguindo apenas a permanente desmoralização nacional, agora potencializada pela “quadrilha dirigente”.

Lula lança nova ‘carta ao povo brasileiro’ ao ‘perdoar’ golpistas às vésperas de 2018 Muito se disse e muito se escreveu sobre o “perdão” concedido aos golpistas pelo ex-presidente Lula. Na prática, o gesto é como se fosse uma nova ‘carta ao povo brasileiro’ nas vésperas das eleições de 2018.

Como a nova realidade de fakes e partidarismo tira protagonismo da mídia Já não há mais controle nem supremacia da mídia tradicional sobre os fatos e a velocidade com que são divulgados na conjuntura, a partir da constatação de que as Redes Sociais eliminaram o domínio antes dos veículos e profissionais de comunicação.

O que é o fascismo? Para além dos modelos clássicos do fascismo, o italiano e o alemão, devemos ter em perspectiva a possibilidade de novas formulações, e o que é ainda menos perceptível para tantos é a atualidade da leitura de Walter Laqueur de que “The historical record shows that fascism (like terrorism) could succeed only in a liberal democratic system”.

Desmascarando medo de Lula que Veja diz ter Lula é um humanista, fez um governo exaltado pelo mundo, reduziu a pobreza, a desigualdade, aprofundou direitos civis e promoveu uma melhora na economia brasileira jamais vista em época alguma desde o descobrimento.

Ministra promove-se e choca as raças Já que não conseguiu um aumento de quase 100% no seu salário, que diga-se de passagem é para muito poucos nesse Brasil, a ministra deveria sugerir à equipe econômica de Temer que implantasse o mesmo teto para o salário mínimo dos trabalhadores brasileiros.

SBT afunda na crise. Silvio Santos demite O empresário Silvio Santos, que já admitiu que construiu o seu império midiático graças ao apoio da ditadura militar, enfrenta um novo período de turbulências em seus negócios. Isto ajuda a entender porque o SBT virou um palanque do golpista Michel Temer, sempre em busca de algumas "propinas".

Nenhum comentário: