domingo, 15 de outubro de 2017

Pensando bem

Colunista
A onda de supremacia do capital chega à UNESCO; o Brasil se entrega com endosso do STF A velocidade com que as ações diplomáticas dos EUA evoluem no mundo com combinação aos interesses do capital financeiro e no Brasil, com o governo Temer e conjuntura endossados pelo STF, prova que a onda ultra - conservadora se instalou no País e no mundo, como se anota com a decisão dos EUA e de Israel de deixarem a UNESCO - base humanista da diplomacia mundial.

Sobre Paulo Freire - Mais um item do festival de tolices da elite brasileira A Elite brasileira tem sérios problemas em aceitar, ou mesmo assimilar, certos conceitos na área da Educação. E se sente tranquila e segura para proclamar as maiores tolices, ditas com ares doutorais. Sem perceber, sequer desconfiar, as asneiras que está dizendo, mesmo quando involucradas em falso conteúdo ideológico.

STF: engasgos e tropeços mantêm a crise O engasgo no voto de Carmen Lúcia, presidente do STF, foi revelador: concordou em tudo com o relator da matéria, ao reconhecer amplo direito do STF aplicar medidas cautelares, mas não a prisão de deputados e senadores. Pareceu mesmo que só proferiu o voto de minerva devido à pressão do cargo e não ao seu juízo de mérito da matéria.

O filme Vazante e a escravidão Diante de filmes nacionais que tomam poses de cultos e falam na maior leviandade que o mal é banal, e apenas adaptam uma citação à sua conveniência banal. Que os nossos periféricos recebam cursos de roteiro e de cinema, que comam e bebam a melhor literatura e arte, para que nos devolvam o Brasil que buscamos.

Desmonte do Estado pelo golpe dispara assassinatos rurais na Amazônia O crescente desmonte do Estado brasileiro, patrocinado atualmente pelos políticos do PMDB, PSDB, PP, PSD e de outros denunciados como chefe de quadrilha, ladrões e obstruidores de Justiça aumentaram na região da maior, mais rica e mais bonita floresta tropical do mundo o desmatamento, o tráfico de drogas e de armas, a fragilidade das fronteiras e, principalmente, os conflitos agrários.

A escolha de Lula Se o ex-presidente Lula faltar ao eleitor, em 2018, por questões de lava jato, ele deverá ser substituído pela senadora Gleisi Hoffmann — presidenta nacional do PT. A escolha de Lula foi materializada na noite desta quinta-feira (12) com a exibição do programa político do partido. Somente ele e Gleisi apareceram no horário político do PT.

Arte como cálculo político Virulentos protestos 'em nome da moralidade' saídos de uma escumalha obedecem na realidade ao cálculo político desde sempre atuante na caverna de seus tenebrosos espíritos, qual seja, valer-se do espaço democrático e de direito para ato contínuo derrubá-lo.

Por que setores da esquerda apostam na anulação do impeachment, uma causa perdida? É falta de foco. A esquerda está perdida. Ao invés de pensar novas táticas e estratégias, setores da esquerda estão acreditando na disputa de um jogo que já acabou.

Reflexões de um burro sobre a ex-querda "A ex-querda", prosseguiu o asno com os lábios úmidos, "é uma direita dissimulada, e muito mais perigosa que esta. porque a ex-querda é composta por uma gente culta, de boa leitura e bom falar, difere dos bolsominions e dos eleitores do Doria, esses ignorantões".

Moro pode ser obrigado a absolver Lula no 2º processo Moro está perdendo apoio na sociedade enquanto Lula ganha. Ele não pode fazer outra condenação fake como a do “tríplex”. Futuramente, poderá ser processado criminalmente pelo que está fazendo. Precisa desesperadamente de uma condenação menos fraca contra Lula.

Na mesa do presidente, a licença para matar A transferência da responsabilidade à Justiça Militar dá-se apesar do fato de que as vítimas de eventuais crimes (como homicídios dolores e torturas) sejam civis e que os crimes porventura cometidos estejam capitulados no código penal, aqueles que regem as decisões da Justiça criminal.


O planejado bonde da insensatez É cada vez mais comum ouvir pedidos de censura artística daqueles que se insurgem contra essas exposições. Na ótica desta minoria política míope, artistas que construíram novas óticas e reflexões sobre o mundo, não mais teriam lugar nos espaços culturais.

Decisão do Supremo pró-Aécio deverá beneficiar Cunha, preso há um ano Desprotegido pela prerrogativa de função, Cunha teve a prisão decretada pelo juiz Sérgio Moro e está preso em Curitiba desde outubro de 2016. Partindo do pressuposto de que o entendimento retroagirá quando for em benefício do réu, o STF deverá mandar soltar Eduardo Cunha, segundo jurista.

Voto de Cármem Lúcia é o “com o Supremo e com tudo” Se Aécio fosse punido pelo STF, uma reação de toda a classe política poderia estragar o que é fundamental. E por isso Carmem Lúcia decidiu por seguir o jogo. Com o Supremo e com tudo.

A dívida pública como poder de chantagem do capital O poder financeiro conferido pela dívida pública é quase intuitivo: a escola neoliberal ensina que a origem da dívida é a demanda do setor público por dinheiro, e esse dinheiro deve ser pago com juros pois do contrário o Estado ficará desacreditado. Como expressão do poder financeiro, a dívida pública é um instrumento de pressão poderoso do setor privado por aumento das taxas de juros básicas que a remuneram.

A tragédia de Janaúba e a invisibilidade do “outro” Como ninguém se dera conta de que aquele homem representava uma ameaça? Ele já tinha até procurado o Ministério Público, com sinais de alucinações. Lembro-me da tal “invisibilidade” social, tema de estudos sobre a falta de reconhecimento do outro em sua particularidade e diferença. Tendo a concordar com Hegel, para quem a violência praticada por alguém é uma tentativa de “dar-se a conhecer ao outro”.

Sentado à direita da Mamon A transformação do capitalismo, os engodos difundidos pela comunicação de massa e pelas didáticas coloniais, e a base para construção da nossa sociedade contemporânea são tópicos fundamentais para o entendimento da sociedade do século XXI.

Facada no inimigo do Norte Devemos comemorar um movimento internacional de países que se unem numa facada de morte ao imperialismo ianque: desindexar do dólar suas transações comerciais na área energética, dentre outras.

Nenhum comentário: