quinta-feira, 29 de junho de 2017

No Brasil, corruptos julgam corruptos, diz jornal Washington Post

O Brasil virou motivo de deboche internacional e Temer não está nem aí

247 - O Washington Post, principal jornal político dos Estados Unidos, destacou nesta quinta-feira, 29, a denúncia de corrupção passiva contra Michel Temer, feita pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot. A peça foi lida nesta tarde no plenário da Câmara dos Deputados, a quem caberá decidir no voto, se aceitar ou recusa abertura de ação penal. 

"A Câmara de Deputados do Brasil, repleta de parlamentares que enfrentam suas próprias denúncias de corrupção, agora deve decidir se autoriza o julgamento do presidente no Supremo Tribunal Federal'', diz o jornal americano. 

"É corrupto julgar o corrupto", disse David Fleischer, especialista em política brasileira e professor da Universidade de Brasília, ouvido na reportagem. 

O Washington Post destaca que enquanto os aliados de Temer dizem que ele pode reunir os 172 votos necessários para barrar a denúncia, sua base pode quebrar à medida que surgem novas acusações. 

Janot deverá enviar à Câmara mais duas denúncias contra Temer, por organização criminosa e obstrução da Justiça. "Se isso derrubar por quatro ou cinco meses, podemos ver muitas novas acusações. Ele vai acumular e adicionar gasolina ao fogo", disse Fleischer.

Leia em inglês a reportagem do Washington Post.

Nenhum comentário: