sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Quanto mais o PT e a esquerda se divide, mais a direita cresce e mais o golpe avança

Enquanto o Campo majoritário articula a aprovação da emenda que aprovará a Anista ao Caixa 2, um grupo à esquerda discorda, o que pode provocar uma debandada do PT

A bancada petista rachou. O PT tem 58 deputados e o grupo majoritário – chamado Construindo um Novo Brasil (CNB) – é favorável à anistia ao caixa 2. Mas um grupo de 26 deputados divulgou um manifesto (leia aqui a íntegra) de repúdio à anistia.
Alguns petistas pediam a liberação de bancada. Os 26 que assinaram o documento contra a anistia são membros do Muda PT, união de grupos mais à esquerda dentro do partido. O dissenso pode ser a gota d’água para uma diáspora da legenda.
A vice-líder do partido na Câmara, deputada Maria do Rosário (RS), é de uma das correntes que integra o grupo Muda PT. Segundo ela, há um descontentamento desses 26 deputados com decisões internas.
“Não só a anistia ao caixa 2, mas muito tem acontecido no PT que deixa essa parte da bancada descontente e faz com que pense nisso [deixar a legenda]”, afirmou. “Mas ainda há muito a se perder [ao sair do PT]. O partido ainda tem uma base social forte”, disse.
Pelo menos, por enquanto é necessário que o PT não perca parlamentares, que consiga discutir e apresentar propostas de contraposição ao golpe e quem sabe até impedir algumas ações e medidas mais nefastas dos golpistas. 
Quanto mais o PT diminui menos respeitado ele será, o que implica no rolo compressor congressual  orientado e apoiado pelo Planalto.

Nenhum comentário: