sábado, 26 de novembro de 2016

Morre Fidel Castro, o líder da Revolução Cubana


Morreu nesta madrugada, aos 90 anos, o comandante Fidel Castro, líder da Revolução Cubana; em 1959, Fidel liderou, ao lado de Che Guevara, a conquista do poder em Havana, a partir da Sierra Maestra, inspirando jovens do mundo todo, com os ideais revolucionários; “O comandante chefe da revolução cubana morreu às 22h29 desta noite [3h29 de sábado]”, anunciou Raúl Castro, que sucedeu ao irmão em 2006; a breve declaração de Raúl Castro terminou com uma frase muito cara a Fidel: “Hasta la victoria, siempre”.

O que as lideranças mundiais falaram da morte de Fidel Castro

Para Dilma Fidel foi visionário e lutou por uma sociedade fraterna

Presidente deposta Dilma Rousseff lamentou a morte do "comandante" Fidel Castro, neste sábado, aos 90 anos; Dilma disse que é motivo de "luto e dor" e perda do líder da revolução cubana e uma das "mais influentes expressões políticas do século 20"; "Fidel foi um dos mais importantes políticos contemporâneos e um visionário que acreditou na construção de uma sociedade fraterna e justa, sem fome nem exploração, numa América Latina unida e forte", afirmou; "Um homem que soube unir ação e pensamento, mobilizando forças populares contra a exploração de seu povo. Foi também um ícone para milhões de jovens em todo o mundo"; governo de Cuba decretou nove dias de luto nacional e anunciou que o funeral de Fidel será no dia 4 de dezembro, na cidade de Santiago de Cuba.

Lula: Fidel animou sonhos de soberania e igualdade

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou a morte do amigo e líder cubano Fidel Castro, aos 90 anos, neste sábado, 26; Lula disse que Fidel sempre foi uma voz de "luta e esperança" para os povos de nosso continente e os trabalhadores dos países mais pobres; "Seu espírito combativo e solidário animou sonhos de liberdade, soberania e igualdade. Nos piores momentos, quando ditaduras dominavam as principais nações de nossa região, a bravura de Fidel Castro e o exemplo da revolução cubana inspiravam os que resistiam à tirania", disse Lula; "Será eterno seu legado de dignidade e compromisso por um mundo mais justo", afirmou Lula.

Frei Betto sobre Fidel: “Último grande líder político do século XX”

O escritor e teólogo Frei Betto era amigo pessoal de Fidel Castro e esteve com o líder cubano pela última vez em agosto, no aniversário de 90 anos de Fidel; "Fidel é um pouco avô de todos nós que somos da geração de esquerda do século passado, dos anos 1960. E lamentamos muito essa perda. O fato é que ele foi o único que sobreviveu mais de 50 anos ao êxito da própria obra”.

Presidentes latino-americanos lamentam morte de Fidel

Vários chefes de Estado de países da América Latina divulgaram mensagens de profunda tristeza e solidariedade ao povo cubano pela morte do líder Fidel Castro; Evo Morales, presidente da Bolívia, disse ter recebido a notícia da morte de um "gigante da humanidade" com "profunda dor"; Rafael Correa, presidente do Equador, lamentou dizendo que se "se foi um grande. Morreu Fidel. Viva Cuba! Viva a América Latina", enquanto o presidente do México, Enrique Peña Nieto, chamou Fidel de "figura emblemática do século 20"

Nuvens carregadas de Trump não serão presenciadas por Fidel, diz FHC

Em nota em que lamenta a morte do líder cubano Fidel Castro, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse que Fidel foi responsável por protagonizar a difusão do sentimento latino-americano e a importância para os países da região de se sentirem capazes de afirmar seus interesses; "Os tempos são outros hoje. As nuvens carregadas de Trump não serão presenciadas por Fidel".

Obama diz que história julgará impacto de Castro no mundo

Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ofereceu neste sábado suas condolências à família de Fidel Castro e afirmou que a história julgará o impacto do líder cubano no mundo; "Neste momento da morte de Fidel Castro, estendemos a mão da amizade ao povo cubano", disse Obama; "A história vai registrar e julgar o enorme impacto desta figura singular sobre as pessoas e o mundo ao redor dele"

Enquanto mídia mundial reconhece Fidel, Folha prefere a pequenez

Morte do líder cubano Fidel Castro, aos 90 anos, na madrugada deste sábado, 26, foi destacada nos principais jornais do mundo; grande jornais como o americano New York Times, o britânico The Guardian, o francês Le Monde ou o português Público reconheceram as conquistas dos líder cubano, tratando-o como "Pai da Revolução Cubana", ou "Revolucionário que desafiou os EUA" ou "Histórico Líder da Revolução Cubana"; já o principal jornal brasileiro, Folha de S. Paulo, preferiu uma pequenez histórica, ao chamar Fidel Castro de "ditador".



Nenhum comentário: