sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Miritituba, distrito de Itaituba, será beneficiada com grandes obras infraestruturais

A execução de grandes projetos devem estimular a criação de mais um município 

Em Miritituba, serão construídas grandes obras infraestruturais. Dois portos graneleiros já estão funcionando, existem projetos de construção de mais oito e comenta-se que no final do processo serão 42 portos para atender a demanda de grãos oriundos da região Centro-Oeste com destino a outros continentes.

Porto graneleiro da Bunge

Nesse sentido, o Governo Federal abriu a concessão da BR-163 que chegará até Miritituba. O objetivo é transformar o distrito em uma espécie de “hub”, capaz de receber a produção do Médio-Norte de Mato Grosso e distribuí-la em comboios de barcaças para os portos exportadores de Santarém (PA), Vila Rica (PA) e Santana (AP).
Sonho antigo dos empresários do agronegócio, a chamada ‘saída pelo Norte’ começou a virar realidade em abril de 2014, quando a empresa americana Bunge inaugurou o complexo portuário em Miritituba e Vila do Conde, no Pará. Miritituba e Santarenzinho, às margens do rio Tapajós, são os locais com o maior número de projetos de construção de portos, segundo a Secretaria de Portos (SEP). A lista inclui as empresas Cianport, Hidrovias do Brasil (Pátria), Cargill, Unirios, Amaggi, Dreyfus, Odebrecht e Bertolini.

O corredor abre uma nova rota para a exportação da soja e do milho colhidos no entorno dos municípios de Sinop, Sorriso, Nova Mutum e Lucas do Rio do Verde, cortados pela BR-163. Hoje, mais de 70% da safra mato-grossense é escoada pelos portos de Santos (SP) e Paranaguá (PR), a mais de 2 mil quilômetros da origem. Alguns caminhões vão ainda mais longe, até São Francisco do Sul (SC) e Rio Grande (RS).

Por outro lado, o crescimento da localidade, a execução de grandes projetos infraestruturais, a chegada de investimentos privados em negócios relacionados a movimentação dos portos, estimula a ideia de emancipação política-administrativa de Miritituba.

Já surgem discussões  que com o tempo devem amadurecer e apontar para as articulações de grupos políticos interessados em ter o poder político de um município que vai gerir um recurso financeiro considerável.

Nenhum comentário: