sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Ácidas

Separando as coisas Não é justo que trabalhadores e seus familiares paguem pelos crimes praticados por donos e executivos de empreiteiras. Tampouco a economia pode ser tragada pela sanha punitiva dos que não se importam que o país vá à bancarrota em nome de seus interesses políticos.

Estado de Direito ou Estado da Direita?  É curiosa a situação que vive hoje o Brasil. Estamos em plena vigência de um Estado de Direito? Ou de um “estado” de direita, que está nos levando, na prática, a um estado de exceção?

O sonho virou delírio O sonho presidencial de Alckmin perdeu força em 2015 Lu Alckmin, filha do governador Geraldo Alckmin, PSDB/SP, usou aeronaves e jatos em 132 deslocamentos desde 2011. Todos os outros secretários juntos apenas em 76 vezes. 

Esperança O que o movimento democrático espera da nova orientação econômica do país são medidas claras que desafoguem a vida do povo e promovam uma reversão das expectativas, apontando a retomada do desenvolvimento e a queda de desemprego

Devagar com o andor, que o santo é de barro O mais emergencial agora, além de abortar as investidas golpistas, é concretizar uma agenda de consenso para interromper a queda da atividade econômica e recuperar o seu crescimento

Revelação Marina agrega outro adjetivo à sua história política: golpista. Ela não tem cara de golpe paraguaio, que é parlamentar. É sujo e violento, mas tem o verniz, ao menos, de uma participação popular, via seus representantes no congresso. Marina tem cara de golpe hondurenho, que é ainda mais ardiloso e mais antidemocrático: o golpe judicial.

Dilma x PT Concordo com Alex Solnik em parte. De fato, não é função dos partidos "impor" aos seus filiados que ocupem a chefia do executivo suas diretrizes. Mas não é papel de nenhum chefe do executivo “mandar no partido” ao qual esteja filiado.

Melhorou, mas ainda é desigual Embora os Estados do Nordeste alardeiem tantos avanços, do ponto de vista de números reais da economia brasileira, mesmo com tantos investimentos nos diversos Estado, os indicadores mostram que o patamar de participação nordestina no PIB ainda é abaixo dos 14%.

Corretíssimo Terceirizar não é vale tudo. A liberação da prática da terceirização para qualquer atividade da empresa poderá trazer uma série de consequências negativas. O principal perigo que o trabalhador irá enfrentar é a fragilização da relação de emprego

Bipolar FHC carrega um general golpista dentro dele. "Tudo indica que é um general integrante da UDN, que andava incubado e agora aflorou", afirma o colunista do 247 Laurez Cerqueira; segundo ele, em matéria de "falta de constrangimento público, de aridez interna, Fernando Henrique e Eduardo Cunha se parecem"; "Não sentem vergonha do que estão tramando. Aliás, estão juntos na empreitada do "golpe paraguaio" no Brasil. Os dois, além de Michel Temer, entrarão para a história pela porta dos fundos e farão parte da ala dos golpistas", afirma.

Jaques Wagner? Se Jaques Wagner será um quadro para a disputa à presidência é adivinhação. Lula nunca saiu do páreo, mas Wagner pode surpreender se compuser alianças pacificadoras e ‘conseguir’ um 2016 melhor.


Reforma da previdência? A Seguridade não é desse ou daquele governo, ela é dos trabalhadores, dos brasileiros. Diante de tudo isto, acredito em um caminho: a mobilização das ruas

O Futuro da Bolsa Esse capitalismo nanico pregado, aperfeiçoado e tenebrosamente difundido ao longo dos últimos anos sucateou as empresas brasileiras e as colocou em liquidação perante o capital estrangeiro. O tempo de recuperação será longo.

A Globo deveria trocar seu Plim-plim por vibrante dobre de finados...A programação capricha em evidenciar o baixo astral em cada notícia, em cada chamada de telejornal, como se temas felizes, pessoas alegres, mensagens com 0,01% de esperança no futuro e pautas inclusivas e não-partidarizadas estivessem para sempre banidos da emissora do Jardim Botânico carioca

Mitômano, o que é isso? Faz ou não faz todo sentido presidente da ANJ ser um mitômano? Ah, a Associação Nacional de Jornais… Poderia haver órgão mais representativo do coronelismo jornalístico brasileiro do que esse? 

Sartori: cadê o projeto do mínimo regional? O governador sequer recebeu em audiência as centrais para discutir a reivindicação. Ele passou o ano espalhando o caos na sociedade, atacando os servidores públicos, aumentando o ICMS, precarizando os serviços públicos e ignorando as demandas da população

Médicos precisam repensar seus valores, antes que seja tarde Os esquemas de corrupção em procedimentos, compras de medicamentos e em bular horários de trabalho, incluindo casos de manufaturas de dedos de silicone para bater o ponto são recorrentes; entidades médicas sabem que isso é comum, mas não tratam do tema.

Eduardo Cunha caminha para a forca? Ministro Teori Zavascki, relator do processo da Lava Jato no STF, concederá um prazo de 10 dias para que Eduardo Cunha apresente a sua defesa; caso ele, conhecido por sua agressividade e cinismo, não apronte mais alguma tramóia - sempre com o apoio dos "deputados éticos" do PSDB, DEM, PPS e SD -, poderá estar rumando para o cadafalso já no final de fevereiro.

Nenhum comentário: