sábado, 7 de novembro de 2015

Governo federal anuncia que usina Teles Pires está pronta

Eletricidade: Hidrelétrica está situada na divisa entre o Mato Grosso e o Estado do Pará 
Início das operações da Teles Pires depende ainda de autorização da Aneel 

O Ministério de Minas e Energia anunciou ontem que a Usina Hidrelétrica Teles Pires, na divisa entre Mato Grosso e Pará, está pronta para começar a operar comercialmente. 

O início depende de uma autorização formal da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que deve ser emitida nos próximos dias. Ontem, o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, havia informado que a operação comercial teria início hoje.

“A partir de amanhã (hoje) entra em comercialização a primeira máquina”, disse Braga, ao deixar o ministério, se referindo a uma das cinco turbinas da usina. Os detalhes do anúncio foram apresentados pelo secretário-executivo da pasta, Luiz Eduardo Barata, e pelo diretor de Operações do Operador Nacional do Sistema (ONS), Ronaldo Schuck, em entrevista coletiva, em Brasília. 

Conforme Barata, esta primeira turbina tem capacidade para gerar 364 MW (megawatts). Quando as cinco estiverem em funcionamento – o que deve ocorrer até o final deste ano –, a potência instalada será de 1.820 MW, o suficiente para abastecer uma população de 5 milhões de habitantes. A capacidade de geração é superior, por exemplo, à demanda por energia de todo o estado de Mato Grosso.

Fonte: Blog do Nazareno, 07/11/2015

Nenhum comentário: