domingo, 8 de novembro de 2015

Gilmar Mendes, insinua que Dilma não terminará o mandato que lhe dado pelo povo

É profundamente lamentável que o ministro não seja discreto, que mostre claramente que tem um lado político e que colabore para a instabilidade do País

247 – O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, concedeu entrevista ao jornalista Márcio Falcão (leia aqui), em que pareceu duvidar de que a presidente Dilma Rousseff concluirá seu segundo mandato.

"Temos muitas discussões abertas, como o impeachment, processos na Justiça Eleitoral, mas estamos numa situação muito difícil. É preciso encontrar o encaminhamento institucional e não podemos esquecer que, ao lado da grave crise política temos a crise econômica, que exige medidas de quem tem legitimidade, credibilidade e autoridade. Esses são elementos que estão em falta no mercado político", disse ele.

Gilmar foi além. "Estou convencido de que é muito difícil chegarmos a 2018 com esse quadro de definhamento econômico."

Em relação ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), enredado numa série de escândalos, Gilmar o aconselhou a buscar algum tipo de solução para uma transição política. "A gente tende a falar mal dos nossos políticos, mas, ao longo dos anos, logramos desenvolver uma classe política muito hábil, que propiciou desdobramentos históricos interessantes, como a transição do regime militar para o modelo de 1988. Espero que o segmento político se inspire nesses exemplos para encaminhar soluções adequadas", afirmou.

Ao ser questionado se Cunha deveria se afastar do cargo, ele voltou a atacar a presidente Dilma. "É uma questão interna do Congresso. Mas, por esse argumento, quem ainda poderia tomar alguma decisão? O que se diz é que não há nenhuma prova contra a presidente, mas nós sabemos que isso não se desenvolveu por geração espontânea, e ela estava em funções-chave desde o Ministério de Minas e Energia, Casa Civil e Presidência. Tem ela também condições de continuar a governar?"

Sobre o fato de o processo de cassação da chapa Dilma-Temer ter ficado nas mãos da ministra Maria Tereza Moura, Gilmar evitou polemizar. "É uma decisão normal, uma das possibilidades. O processo estará em boas mãos."

Fonte: Brasil 247, 08/11/2015

Nenhum comentário: