domingo, 18 de outubro de 2015

Rapidinhas

Temer, o conspirador
Vice-presidente está afastado do centro do poder, evita falar do governo e tocar no tema impeachment; em uma linha, ele passou a ouvir conselhos de aliados para se reservar, uma vez que era a alternativa direta de poder em caso de queda da presidente Dilma Rousseff; com o tema do impeachment mais frio, Michel Temer percebeu que sua presença virou um incômodo entre ministros petistas; na avaliação de ministros próximos, ele estaria conspirando contra o governo; distanciamento tende a não ser passageiro.

Sinuca de bico para Levy
O presidente do Partido dos Trabalhadores, Rui Falcão, fez duras críticas à política econômica do ministro da Fazenda, Joaquim Levy. "é preciso que se libere crédito para investimento, para consumo... é uma forma de fazer a economia rodar... da mesma forma, é insustentável manter a atual taxa de juros", disse ele; "está errada a política de contenção exagerada do crédito... precisamos devolver esperança à população"; Rui disse ainda que Levy deve sair se não estiver disposto a mudar o rumo atual.

Por onde passa um boi, passa uma boiada
Investigada na Lava Jato por ser beneficiária de uma das contas secretas do pai no exterior, por onde teriam passado milhões em propina, Danielle Cunha, filha de Eduardo Cunha, presta serviços ao deputado Hugo Motta (PMDB-PB), que preside a CPI da Petrobras. Comissão apura os desvios na estatal e, em tese, o que ela própria e seu pai estão envolvidos.

Ombudsman detona Folha no caso 'Lulinha'
Para a jornalista Vera Guimarães Martins, "a Folha já foi além das tamancas na última sexta (16) ao cravar a manchete 'Delator diz ter repassado R$ 2 mi para nora de Lula'. Primeiro, porque não foi isso que Fernando Baiano disse". Segundo ela, trata-se do problema de "títulos 'esquentados': o impacto inicial não correspondido deixa a reportagem com cara de bala de festim".

Dilma e a desmoralização dos "santos" golpistas

"É consenso que a presidente é pessoa de moral ilibada. Já em relação aos seus detratores... Já se ouviu bastante coisas a respeito do ex-candidato tucano Aécio Neves. Agripino Maia, destacado líder do DEM, flagrado, de verde e amarelo, em manifestações pelo impeachment da presidente, foi acusado de receber propina milionária em obra realizada em seu estado. Agora, fica-se sabendo de novas denúncias, contra Eduardo Cunha". "No final das contas [offshore], é a presidente da República que deve ser julgada e impedida? Que moral tem aqueles que a querem impedir de governar?".

Diferença substancial 
Enquanto o governador Geraldo Alckmin (PSDB) tenta colocar sob sigilo da população informações relativas ao metrô e à Sabesp, o prefeito Fernando Haddad (PT) determinou essa semana que todas as cerca de 6,5 mil questões – e suas respostas – encaminhadas à Controladoria-Geral da prefeitura até meados deste ano pelo público fossem disponibilizadas na página na internet da transparência do governo municipal, sem vetos a temas ou áreas de interesse.

Qual a diferença entre Eliene Nunes, Valmir Climaco e Ivan?
Os cabos eleitorais, os articuladores e os negociadores dos pretensos candidatos a prefeito de Itaituba estão trabalhando a todo vapor. Eles têm respostas prontas para todas as perguntas. Os defensores de Eliene dizem que ela governa melhor que Valmir e que tem a "máquina" na mão, é prefeita; Os defensores do Valmir, dizem que ele tem grupo politico forte e dinheiro na mão e os defensores de Ivan dizem que ele não tem o nome sujo e tem muito dinheiro para a campanha. Em se tratando de diferenças, tem outras perguntas, que não podem ser esquecidas. Eles cumprem compromissos firmados? Todos eles tem um projeto para Itaituba com base nos reais interesses da sociedade? Eles são transparentes? Eles sabem diferenciar o público do privado? Eles sabem se relacionar com todos os segmentos sociais? Eles são confiáveis no que diz respeito a administrar o patrimônio e o dinheiro do povo?

Balança e cai
A queda do presidente da Câmara é iminente e se dará em questão de dias. O agravamento das denúncias e o isolamento de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) na Câmara, que tem perdido o apoio de aliados, deixa a situação do deputado insustentável. O peemedebista não tem apoio no Conselho de Ética da Câmara, onde será acelerada a investigação contra ele por quebra de decoro parlamentar e, em caso de condenação, sua possível cassação. A prisão vem na sequência.

As contas de Itaituba
Uma prefeitura é uma empresa pública, que todos os seus recursos tem que ser de conhecimento público. Há uma lei que obriga a transparência. No caso da Prefeitura de Itaituba, quais são as fontes de recursos? Como está a arrecadação própria? Houve repasses em dinheiro do consórcio dos portos graneleiros e de empresas? A prefeitura acompanha, orienta, cobra no que tange a arrecadação de impostos estaduais dentro do município? A Lei de Responsabilidade Fiscal está sendo observada? O que é mais econômico para Itaituba, pagar aluguéis caros ou investir nos seus imóveis? Os preços de locação pagos pela prefeitura - imóveis, carros, etc - estão dentro dos preços de mercados? O orçamento do município continua sendo um processo anual de seleciona, copia e cola, com um acréscimo da inflação do período? Quais foram os recursos recebidos e onde foram aplicados? O povo tá de olho!

Nenhum comentário: