sexta-feira, 30 de outubro de 2015

O esculacho do PT é o esculacho da esquerda no Brasi

Primeiro, eles esculacharam o José Dirceu. Mas eu não me incomodei: eu não era amigo do José Dirceu. Eu não era sequer do mesmo grupo político ou do partido do José Dirceu.

Esculacharam o José Genoino. Não, isso não pareceu me dizer respeito; isso não era da minha conta. Nem um pouco.

Eu não tive nada a ver com isso.

*Lula Miranda
Não era da minha conta que um homem honesto, modesto e justo, que dedicou toda a sua vida ao país e à coisa pública, que foi agraciado com medalhas e honrarias pelo Estado brasileiro, fosse tratado, de repente, como se bandido fosse.

Depois, esculacharam o Vaccari, e a irmã da esposa do Vaccari. Eu, novamente, não me importei: eu não conheço Vaccari, tampouco sua cunhada.

O esculacho não tem hora nem lugar.

Em restaurantes, aeroportos, livrarias – e até em hospitais! – esculacharam Jaques Wagner, Guido Mantega, o prefeito Haddad e até a “unanimidade” do Eduardo Suplicy. Bastou ser petista ou “assemelhado”, pronto, acham-se no direito de xingar, agredir, avacalhar, esculhambar, desrespeitar.

Onde estavam esses, que hoje atiram pedras e impropérios, quando o pau quebrou na época da ditadura militar? Os covardes sabem o momento certo de sair do conforto e da sombra da sua vil covardia.

Esculacham o ex-presidente Lula. Dia sim, dia também.

Não importando se o ex-presidente Lula é um homem admirado e respeitado pela maioria do povo brasileiro; se é considerado o melhor presidente que esse país já teve; se recebeu título de doutor honoris causa por dezenas de universidades estrangeiras; se é exemplo de estadista no exterior... Não, não importa. O lance é esculachar o Lula. E, se e quando possível, prender o Lula.

Não bastasse esculachar, e pretenderem transformar o Lula num criminoso, esculacham agora o seu filho, a sua nora.

Talvez aí tenham cometido o erro capital. Pois não se mexe, impunemente, com a família de um nordestino. Para um homem simples do Nordeste, família é algo sagrado. Se o Nordeste antes já estava com Lula, agora estará ainda mais.

O Nordeste e toda a militância do PT, diga-se.

Em seguida, como nunca dantes na história deste país, esculacharam, e ainda esculacham, diuturnamente, a presidente Dilma Rousseff. Não importa se ela – sim, também ela – tem um currículo e um histórico de serviços prestados ao país inestimáveis. Que se lixe! Não importa se ela foi presa e torturada pela ditadura militar. Que se dane!

A subelite reacionária, você bem o sabe, vem esculachando os pobres, os pretos, as putas, e demais minorias, há séculos neste país. Desde sempre.

Há mais de 30 anos, o Partido dos Trabalhadores é o partido que mais e melhor conscientizou, organizou e deu vez e voz a essa multidão silenciosa de excluídos e, desde sempre, esculachados. Fossem eles pobres, pretos, putas, homossexuais, transexuais, índios, mulheres, sem-teto, sem terra etc.

Mas, e daí?

Dane-se o PT! Fora o PT!

Maldito PT!

A grande mídia, a PF, o MP e a Justiça estão, de modo parcial e aviltante, todos os dias e o dia todo, esculachando o PT.

Em decorrência disso, criticar e atacar o PT tornou-se uma espécie de macarthismo extemporâneo, ou “esporte” predileto de uma minoria raivosa e intolerante, nos dias que correm. Uma espécie de “moda”.

Eu, de minha parte, com nada disso me importei ou incomodei, até que um dia o esculachado, o desrespeitado fui eu.

Mas aí...

Já era tarde.

*Poeta, cronista e economista. Publica artigos em veículos da chamada imprensa alternativa, tais como Carta Maior, Caros Amigos, Observatório da Imprensa e Fazendo Média.

Fonte: Brasil 247, 30/10/2015

Nenhum comentário: