terça-feira, 12 de maio de 2015

Professores em greve pedem reabertura de diálogo com o Governo

Categoria faz caminhada pela avenida José Malcher nesta terça, 12. Professores da rede estadual estão em greve há mais de 40 dias.

Do G1 PA, 12/05/2015

Os professores da rede estadual de ensino, em greve há 46 dias, fazem uma caminhada no centro de Belém na manhã desta terça-feira (12) para pedir a reabertura de diálogo com o Governo diante das reivindicações da categoria. Os grevistas seguem pela avenida Governador José Malcher até o Centur, onde ocorrerá a reunião do Fórum Estadual de Educação, que debaterá o Plano Estadual de Educação.

As negociações foram interrompidas no último dia 28 de abril, quando representantes do Governo e do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Pública do Pará (Sintepp) se reuniram por horas no prédio na Secretaria de Administração do Estado do Pará (Sead), mas não conseguiram chegar a um acordo sobre todos os pontos da pauta de reivindicações. A coordenação do movimento grevista quer ainda que o Governo formalize sua proposta através da assinatura de termo de responsabilidade.

"O Governo ainda mantém a proposta de retirar as aulas suplementares. Como ele retirou 130 e agora está propondo devolver 70, a gente acha que é um pequeno recuo, mas não resolve o problema de redução da carga horária na lotação", criticou Sílvia Letícia Luz, secretária geral do Sintepp.

"O Estado manteve a proposta de pagamento das 220 horas de jornada, incluindo aí as aulas suplementares, de 70 horas e dar uma remuneração de R$ 5.520 para os professores em início de carreira. Os demais pontos em que houve avanço foi no pagamento do retroativo do piso, que o Estado apresentou o pagamento em quatro parcelas", afirmou a titular da Sead, Alice Viana.

Reivindicações

A realização de concurso público é apenas uma das reivindicações dos grevistas, e o impasse permanece em relação a alguns pontos da pauta: o Sintepp cobra a apresentação de projeto sobre reforma de escolas na capital e interior. Já a Seduc diz que possui um plano de manutenção dos prédios.

Os professores pedem o estabelecimento de um prazo mínimo para que o Governo envie um projeto sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) para a Assembleia Legislativa. O Governo informou que analisa a proposta.

Os professores estão em greve em mais de 100 municípios do estado. De acordo com o sindicato da categoria, cerca de 26 mil professores aderiram à paralisação.

Nenhum comentário: