sexta-feira, 15 de maio de 2015

Governo sinaliza com acordo para por fim a greve na Educação do Pará

Negociações
As negociações foram interrompidas no último dia 28 de abril, quando representantes do Governo e do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Pública do Pará (Sintepp) se reuniram por horas no prédio na Secretaria de Administração do Estado do Pará (Sead), mas não conseguiram chegar a um acordo sobre todos os pontos da pauta de reivindicações. A coordenação do movimento grevista quer ainda que o Governo formalize sua proposta através da assinatura de termo de responsabilidade.
Entre as reivindicações dos professores estão o envio do Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCR) à Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), a realização de reformas das escolas, o pagamento integral do retroativo do piso salarial e não desconto dos dias parados dos docentes.

Nova proposta
Em nota enviada ao G1 nesta quinta-feira (14), o Governo do Estado afirmou que poderá pagar por 70 horas suplementares além das 220 horas de jornada dos professores, e remuneração de R$ 5.520 para professores em início de carreira, além de outras vantagens. O pagamento de piso retroativo, que tem um valor de R$ 100 milhões, o governo afirma que será feito em quatro parcelas, duas em agosto e novembro de 2015, e duas em março e agosto de 2016.

Com relação à carga horária, o Governo do Estado implementará a carga horária de 150 horas em sala de aula e 50 de atividades, até o limite de 220h, com horas suplementares. Sobre a realização de concurso público, o governo afirma que vai realizar concurso em 2015, caso seja necessário.

Quanto ao PCCR, o governo diz que irá compor uma comissão para analisar as propostas; e a reforma das escolas está inclusa em um programa de reconstrução que será disponibilizado no site da Seduc, juntamente com o o cronograma das obras em execução e o processo licitatório de cada uma delas.

O documento com as propostas foi assinado pela secretária de administração, Alice Viana, o secretário de educação, Helenilson Pontes, e o chefe da Casa Civil, José Megale.

Nenhum comentário: