quarta-feira, 22 de abril de 2015

Maioria dos deputados federais votaram contra milhões de trabalhadores

e contra a qualidade do serviço público
  
Deputados mostram carteiras de trabalho
 gigantes em protesto na Câmara

Por 230 a 203 votos, o plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira uma emenda ao projeto de lei 4.330/04 que tem causado um duro embate entre entidades patronais e de trabalhadores, o que regulamenta a terceirização dos serviços no Brasil. No início do mês, os parlamentares já haviam aprovado o texto-base do projeto, faltava votar os destaques.

Essa votação foi uma derrota do Governo Dilma Rousseff, de parte das centrais e de milhões de trabalhadores, que defendiam a reprovação da proposta legislativa. Essas instituições dizem que se a ler passar a valer haverá uma precarização das relações trabalhistas, que as empresas privadas apadrinhadas por políticos vão proliferar e gradativamente tomar o lugar do servidor público. 

Trabalhador da iniciativa privada deve trabalhar em atividades privadas. Quando ocorre o contrário, o serviço público perde em qualidade. Geralmente o trabalhador de uma empresa terceirizada tem um salário menor e uma jornada de trabalho maior. No entanto, a empresa contratada fatura alto, ou seja, a terceirização é mais uma forma de explorar o trabalhador.

Nenhum comentário: