domingo, 1 de março de 2015

Vereadores visitam frigorífico Friara

Vereadores visitaram as dependências do Frigorífico Friara
Na manhã de hoje, os vereadores João Paulo, Isaac Dias, Iamax Prado, Dadinho Caminhoneiro, Orismar Pereira Gomes e Wescley Aguiar estiveram visitando as dependências do Frigorifico FRIARA, localizado na Rodovia Transamazônica, margem direita, altura do Km 20, trecho Itaituba-Jacareacanga. Foram recebidos pelo proprietário João Altevi do Prado, que mostrou todas as dependências do frigorifico.

Em entrevista ao Blog do Peninha, João Altevi disse as despesas com a instalação de seu frigorifico, quando estiver pronto, vão ficar em torno de R$ 10 milhões de reais. Disse também que não está abrindo seu frigorifico para fechar o outro, pois há clientela que permita o funcionando dos dois frigoríficos e isso só vai melhorar o atendimento da população, ressaltou o empresário.

Equipamentos necessários ao bom funcionamento do frigorífico já estão instalados
O empresário disse que hoje tem condições de cada um dos frigoríficos abaterem 50 cabeças de boi. A diferença do nosso frigorifico para o outro, é que nós vamos entregar tudo do boi para o dono que pelo abate vai pagar apenas R$ 50,00 por cabeça.

Hoje a carne está mais cara porque no abate, o frigorifico fica com parte do boi, ai se o boi tem 200 quilos, o dono do boi recebe menos do peso, por conta de que parte do boi é fica ali, partes como o bucho, fígado, coração e etc.

Este fato determinou o fechamento de cerca de 15 açougues na cidade, devido o preço da carne entregue pelo marchante. Isto fez aumentar o preço da carne na cidade e hoje o que estamos vendo é a população comendo mais galeto, peixe do que carne bovina. Para se ter uma ideia, o outro frigorifico está abatendo em torno de 35 cabeças de boi por dia, num município como Itaituba, que outrora abatia mais de 100 cabeças, lembrou Altevi do Prado.

A partir do funcionamento do nosso frigorifico, espero que o preço da carne baixe, ou pelo menos não aumente como vem acontecendo, revelou Altevi.

João Altevi, fala aos edis sobre sua expectativa de funcionamento da empresa
O funcionamento do Frigorifico Friara está dependendo agora da Secretaria Municipal de Agricultura do Município, que precisa dar o aval. A estrutura parece ter respeitado as normas exigidas pelos órgãos. Com este novo empreendimento, quem vai ganhar é Itaituba, porque, além de comer uma carne saudável, o frigorifico vai gerar em torno de 55 empregos diretos.

Fonte: Blog do Peninha, 01/03/15

Nenhum comentário: