quinta-feira, 5 de março de 2015

Indícios de irregularidades na distribuição de casas populares do Minha Casa Minha Vida, no Km 5

Vereador denuncia venda de casas e atendimento a pessoas fora dos critérios do programa
Vereador Peninha denuncia irregularidades
Preocupado com a seleção dos nomes das pessoas indicadas para ganharem casa do Programa Minha Casa Minha Vida, residencial Wirland Freire, o vereador Peninha pediu a Caixa Econômica Federal a relação dos nomes. Segundo o edil, tem conhecimento que varias pessoas que o nome consta na lista, não se enquadram no Programa.

Peninha está preocupado com a distribuição destas casas, para que não aconteça fatos como na distribuição das casas do Residencial Viva Itaituba e Residencial do Piracanã.

Peninha mostrou um documento enviado pela Caixa Econômica, o qual informa que 693 dossiês encaminhados pela prefeitura de Itaituba estão compatíveis (aptos), 74 dossiês pendentes e 193 com pendencias regularizadas por parte da prefeitura, faltando analise da Caixa Econômica e 190 dossiês sendo analisados.

No documento a Caixa Econômica informou ainda que para completar a demanda de 1.300 dossiês, estão faltando 150 dossiês.

Por outro lado, Peninha pediu para a Câmara Municipal enviar a Chefe de Gabinete da Prefeitura de Itaituba, Maria de Fátima Santos da Rosa, oficio solicitando a relação com os nomes e CPFs das pessoas que constam na lista encaminhada para a Caixa Econômica para serem agraciadas com casa no Residencial Wirland Freire.O edil disse que recebeu denuncias de que estavam vendendo direito para ganhar casa no Residencial Wirland Freire e por isso quer a relação dos inscritos para melhor analisar caso a caso, afim de evitar fraudes e que casas dadas para pessoas que não precisam. O Vereador Peninha disse que nas denuncias, as pessoas lhe disseram que teve quem já pagou até R$ 5.000,00 por uma casa. 

O vereador revelou que algumas casas estão sendo dadas para “apadrinhados” do governo municipal e por pessoas indicadas por agentes políticos.

Segundo normas do Programa Minha Casa Minha Vida as pessoas interessadas são inscritas, passam por um processo de triagem e se atenderem todos os critérios estabelecidos são selecionadas para receberem suas habitações sociais.

A verdade é que em todos os residenciais construídos até a presente data na cidade de Itaituba é possível encontrar pessoas que não necessitavam receber uma casa popular. Para constatar isso isso basta fazer um levantamento em todos eles.

Fonte: Blog do Peninha, 04/03/15

Nenhum comentário: