quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Explosão em plataforma da Petrobras deixa 3 mortos no Espírito Santo

Vítimas foram socorridas por um helicóptero e levadas ao hospital da região
Imagem de arquivo mostra o navio no litoral Norte do estado

Uma explosão no navio-plataforma da Petrobras 'FPSO Cidade de São Mateus', no Espírito Santo, deixou ao menos três funcionários mortos e 10 feridos, seis ainda estão desaparecidos. O navio, operado pela empresa BW Offshore e afretado pela Petrobras, está ancorado na região litorânea de Aracruz, a 120km da costa, no Norte do estado. 

A Petrobras confirmou, por meio de nota, que o acidente ocorreu por volta de 12h50 desta quarta-feira (11/2). Do total de 74 trabalhadores embarcados, três não resistiram aos ferimentos e morreram no local, segundo a estatal.

As vítimas foram transportadas por helicópteros particulares para o aeroporto de Vitória. A Infraero foi acionada às 13h50 para bloquear o espaço aéreo do aeroporto de Vitória e abrir caminho para o resgate dos funcionários. O movimento de voos comerciais, contudo, continuou sem alterações. 

Ao menos 16 ambulâncias, dentre elas, seis UTI's móveis, transportaram as dez vítimas para o Vitória Apart Hospital e o Hospital Metropolitano, ambos particulares e referências em queimados no estado. De acordo com a Secretaria de Saúde do Espírito Santo, duas vítimas estão com queimaduras graves e oito com trauma. 

Após a explosão, cerca de 32 trabalhadores foram retirados da plataforma e seguiram para Vitória (ES). De acordo com o Sindicato dos Petroleiros, o acidente foi causado por um vazamento de gás na praça de máquinas da casa de bombas da plataforma. 

As operações da plataforma foram interrompidas, o acidente foi controlado e não há riscos de novas explosões. A produção da unidade era de cerca de 2,2 milhões de metros cúbicos por dia de gás natural, informou a Petrobras.

A unidade de São Mateus opera, desde junho de 2009, no pós-sal dos campos de Camarupim e Camarupim Norte, no litoral do Espírito Santo.

Nenhum comentário: