sábado, 21 de fevereiro de 2015

Dilma diz que Petrobras deveria ter sido investigada em 1990

Aécio diz que PSDB não teme as investigações
A presidente Dilma Rousseff afirmou, na manhã desta sexta-feira (20/2), que se a Petrobras tivesse sido alvo de investigação ainda nos anos 1990, o esquema de corrupção na Petrobras não teria se propagado.

Para ela, os atos ilícitos na estatal poderiam ter sido 
estancados há mais tempo. Para ele faltam explicações
“Quem cometeu maus feitos, quem participou de atos de corrupção vai ter de responder por eles. Essa é a regra no Brasil. Porque você veja, a gente olhando os dados que vocês mesmos divulgam nos jornais: se em 96, 97 tivessem investigado e tivessem, naquele momento, punido, nós não teríamos o caso desse funcionário da Petrobras que ficou durante mais de dez anos, mais de vinte, quase vinte anos, praticando atos de corrupção”, disse a presidente.

Sem citar nomes, a presidente fez referência a depoimentos já colhidas na Operação Lava-Jato. À Justiça Federal do Paraná, o executivo Augusto Mendonça, da Toyo Setal, afirmou que o “clube das empreiteiras” passou a agir ainda na década de 1990, quando passaram a combinar acordos.

A presidente defendeu a investigação do esquema e disse que é um passo importante para o país, que não tem “engavetador geral”. Segundo ela, não há influência sobre a investigação da Polícia Federal e do Ministério Público Federal e disse que os culpados devem ser punidos.

“Não que antes não existia (corrupção. É que antes não tinha sido investigado e descoberto, porque quando você investiga e descobre, a raiz das questões surge”, disse.

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) respondeu a presidente Dilma Rousseff em relação ao esquema de corrupção investigado pela Polícia Federal na operação Lava-Jato. Pela manhã, Dilma disse no Palácio do Planalto que o esquema criminoso que funcionava na Petrobras deveria ter sido investigado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Aécio, por sua vez, criticou as declarações de Dilma em entrevista coletiva no Senado.

Presidente nacional do PSDB, Aécio atacou as declarações de Dilma, de que a corrupção na estatal deveria ser investigada desde o governo Fernando Henrique Cardoso. “Se a presidente dá crédito às declarações do senhor Pedro Barusco, e nós damos crédito a todas as declarações dele, então é preciso que ela venha a público dizer o que acha do centro do seu depoimento, onde ele afirma que US$ 200 milhões foram transferidos para o PT durante esses últimos doze anos, boa parte disso entregue ao tesoureiro do seu partido”, rebateu Aécio. Ele disse ainda que “O PSDB não tem qualquer receio de que se investigue o que quer que seja”.

Nenhum comentário: