terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Começam a surgir os nomes de pretensos candidatos a prefeito de Itaituba

Valmir Climaco, é pré-candidato a prefeito de Itaituba
A movimentação para as eleições de 2016 em Itaituba já começou, surgindo assim os primeiros nomes de pretensos candidatos à prefeitura de Itaituba. 

No PMDB, um partido considerado forte, há indicativos de que haverá uma disputa interna para se chegar ao nome do candidato majoritário.

Margarete Soares, esposa do ex-prefeito Roselito 
Soares também é pretensa candidata a prefeita pelo PMDB
De um lado, Valmir Climaco que preside a sigla e de outro, o ex-prefeito Roselito Soares e uma das maiores lideranças políticas da cidade. Valmir Clímaco alimenta o sonho de ser prefeito de Itaituba através do voto popular e Roselito Soares, pretende lançar sua esposa Margarete Soares como candidata do partido. 

Haverá uma disputa interna pela candidatura ou um dos pretensos candidatos do PMDB vai deixar o partido a tempo de ser candidato por outra sigla?

Eliene Nunes, prefeita em busca da reeleição
No PSD, de Eliene Nunes, atual prefeita de Itaituba, é dada como certa a sua candidatura para a reeleição, uma vez que sua fala tem a manifestação dessa vontade.

Embora a avaliação positiva da prefeita Eliene Nunes seja baixa, hipoteticamente ela tem condições reais de ganhar a eleição e continuar gerindo o município por mais quatro anos.

Davi Menezes está sendo sondado para ser
candidato a prefeito
Por sua vez, mesmo sem partido, Davi Menezes também está sendo sondado para apresentar-se ao eleitorado Itaitubense como uma alternativa real de poder. 

Como integrante do Fórum de Entidades, que promoveu lutas importantes, Davi Menezes ganhou projeção e, se quiser, tem condições de disputar a prefeitura.

Dr. Botelho, ex-prefeito de Itaituba,
cogitado a voltar












Resta saber como ele vai se comportar diante da possibilidade de ser candidato a prefeito.

Há também quem fale na possibilidade de Dr. Botelho vir a ser candidato. Ele é médico e foi prefeito de Itaituba, entre 1997 e 2000 e suas obras físicas padronizadas para a Saúde e Educação marcaram época e são lembradas até hoje.

Hilton Aguiar está de olho na Prefeitura

Outro nome que também se comenta nos bastidores da política itaitubense é o de Hilton Aguiar, deputado estadual no segundo mandato que pode ter o apoio do irmão Chapadinha, que é deputado federal e do próprio governador Simão Jatene, que lhe deve gratidão por conta da vitória no pleito passado.

Hilton é bem articulado e tem pretensão de ser prefeito de Itaituba.


Paulo Gilson quer ser prefeito
Outro pretenso candidato é Paulo Gilson Pontes, que foi a Belém e retornou bastante otimista. Na capital do estado ele reuniu-se com líderes políticos, como José Megale, homem forte do PSDB no Estado e o secretário de Educação Helenilson Pontes, do PSD.

Ele já se desfiliou do PSD, partido da prefeita Eliene Nunes. Portanto, saiu do barco. Já definiu o partido e tem o apoio da família. Disse que sabe das dificuldades, mas está determinado a ir até o fim.

O empresário deixou bem claro, que se por algum motivo não conseguir emplacar seu nome, ele não fará campanha outro candidato a prefeito, pois quer mesmo encabeçar uma chapa para ganhar a eleição e administrar Itaituba. 


Outro empresário que está se articulando bastante e com a pré-candidatura com sinais evidentes de crescimento é Ivan D'Almeida, o "Danado", cearense radicado em Itaituba há muitos anos, onde prosperou bastante e agora também, além de desembarcar do grupo político de Eliene, coloca seu nome a disposição do eleitorado itaitubense.

Pelo visto teremos uma luta de titans. 

Resta saber se não é só fogo de palha. Se for pra valer, o eleitorado de Itaituba terá muitas alternativas.

Outros também são lembrados. Como os interessados ainda tem um tempinho para decidir os partidos aos quais pretendem se filiar e outras ações vinculadas, só nos resta especular e esperar mais um pouquinho para saber como mexer as figuras do tabuleiro.

Outro dado importante é que se todos eles tiverem suas candidaturas oficializadas, teremos um grande número de candidatos a vereador, uma vez que possivelmente não haverá coligação para proporcional.








Nenhum comentário: