quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Ministro da Educação defende criação do Enem on-line

Provas seriam aplicadas em terminais, mediante agendamento, em qualquer momento do ano

Durante coletiva de imprensa sobre o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nesta terça-feira (13), o ministro da Educação, Cid Gomes, defendeu a realização do exame de forma remota durante todo o ano, em terminais de computadores para essa finalidade. O ministro, no entanto, não definiu um prazo para botar a ideia em prática.
Ministro da Educação, Cid Gomes

"O Enem on-line é uma necessidade para dar mais comodidade e conforto aos milhões de brasileiros que têm de prestar esse exame. Hoje nós temos tecnologias que permitem isso, então não faz sentido montar uma operação de guerra, ficar sujeito a sabotagem e fraudes para fazer uma prova no mesmo dia e horário em todo o Brasil", disse Gomes. O ministro já havia comentado sobre a possibilidade em uma entrevista concedida ao jornal Folha de S. Paulo na última sexta-feira (9).


Para os concluintes de ensino médio que pretendem acessar a educação superior a partir da nota, a prova seria realizada no período de um mês. Já para os candidatos que desejam obter certificado de conclusão do ensino médio, o exame poderia ser feito em qualquer momento do ano. A proposta segue modelos já adotados em outros países, como os Estados Unidos. Lá, o Scholastic Aptitude Test (SAT), prova semelhante ao Enem, é aplicado a partir de um banco de questões. Corrigida pela Teoria de Resposta ao Item (TRI), a prova permite que provas com questões diferentes para cada aluno tenham nível de dificuldade equivalente.

Nenhum comentário: