sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Prefeitura recebe troféu Destaque Ambiental 2014 por projeto de reciclagem de pneus


A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp), recebeu na tarde desta quinta-feira (4) o troféu Destaque Ambiental de 2014. 

A homenagem foi realizada durante a solenidade de entrega do Prêmio Melhoria da Qualidade do Ar 2014, da Federação das Empresas de Transportes Rodoviários dos Estados do Ceará, Piauí e Maranhão (Cepimar) em parceria com o Serviço Social do Transporte (Sest) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat).

O troféu é resultado do trabalho de reciclagem de pneus realizado pela Prefeitura de São Luís. Na ocasião, o titular da Semosp, Antonio Araújo, ressaltou que o trabalho é fruto do comprometimento do prefeito Edivaldo com as questões ambientais. “São de políticas como essas adotadas pelo prefeito Edivaldo que necessitamos para a melhoria da qualidade de vida. A Semosp é um instrumento dessa política, mas todos nós como cidadãos temos compromisso com a qualidade do ar. Portanto, a Prefeitura não é a única agraciada com esse troféu, mas toda a cidade está dando exemplo para o país”, disse.

O projeto de reciclagem de pneus segue um trabalho sistemático. Os pneus são recolhidos das ruas, terrenos baldios e de pequenos geradores como borracharias, oficinas de lanternagens e empresas de transportes. Depois o material é ecologicamente reutilizado, sem oferecer danos ao meio ambiente e evitando o armazenamento inadequado, que provoca o acúmulo de água e a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

Em média, 7 mil pneus são retirados mensalmente das vias urbanas da cidade. Nos últimos dois anos, foram recolhidos aproximadamente 115 mil pneus. Por meio de parceria, todo o material é reaproveitado pela Reciclanip, empresa ligada à Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos. O convênio prevê que os pneus coletados sejam transportados para usinas de fabricação de cimento em João Pessoa (PB), Feira de Santana (BA) e Sobral (CE).

A supervisora do Conselho Regional Nordeste do Sest-Senat, Amanda Leitão, reforçou a importância do projeto de reciclagem de pneus. “Juntos, estamos dando a nossa contribuição para garantir um futuro melhor para as novas gerações. A Prefeitura de São Luís está de parabéns pelo trabalho que vem desenvolvendo através da reciclagem dos pneus. A iniciativa é um exemplo para todo o Brasil. Se outras cidades adotassem métodos semelhantes, certamente teríamos um resultado bem melhor em relação à preservação do meio ambiente”, afirmou.

O recolhimento de pneus inservíveis para o reaproveitamento contribui para a preservação do meio ambiente e para a melhoria da saúde pública. A queima dos pneus dispostos inadequadamente produz um resíduo oleoso que contamina o solo e o lençol freático, além de intensa fumaça preta contendo produtos químicos responsáveis pela poluição do ar. A borracha vulcanizada que compõe o pneu demora cerca de 600 anos para se decompor.

Fonte: Redação, 05/12/14

Nenhum comentário: