sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Prefeitura sem prefeito

Poeta detonou prefeito que ninguém sabia aonde encontrar

Patativa do Assaré era um poeta famoso que todos os dias caminhava para a prefeitura de sua cidade Assaré, para resolver seus problemas de cidadão, mas ele nunca encontrava o prefeito na prefeitura. 

Era o famoso prefeito Abelha que vivia voando e fazendo cera. Irritado no que considerava um grande desrespeito aos seus munícipes, em homenagem a ele, Patativa do Assaré compôs esse poema, que vocês vão gostar.

Qualquer semelhança com Itaituba terá sido mera coincidência.

PREFEITURA SEM PREFEITO

'Nessa vida atroz e dura 
Tudo pode acontecer 
Muito breve há de se ver 
Prefeito sem prefeitura; 

Vejo que alguém me censura 
E não fica satisfeito 
Porém, eu ando sem jeito, 
Sem esperança e sem fé, 
por ver no meu Assaré 
Prefeitura sem prefeito.

Por não ter literatura, 
Nunca pude discernir 
Se poderá existir 
Prefeito sem prefeitura. 

Porém, mesmo sem leitura, 
Sem nenhum curso ter feito, 
Eu conheço do direito 
E sem lição de ninguém 
Descobri onde é que tem 
Prefeitura sem prefeito.

Ainda que alguém me diga 
Que viu um mudo falando 
Um elefante dançando 
No lombo de uma formiga, 
Não me causará intriga,
Escutarei com respeito, 
Não mentiu este sujeito. 
Muito mais barbaridade 
É haver numa cidade 
Prefeitura sem prefeito. 

Não vou teimar com quem diz 
Que viu ferro dar azeite, 
Um avestruz dando leite 
E pedra criar raiz, 
Ema apanhar de perdiz 
Um rio fora do leito, 
Um aleijão sem defeito 
E um morto declarar guerra, 
Porque vejo em minha terra 
Prefeitura sem prefeito.'

Do O eterno poeta, Patativa do assaré "

Fonte: Blog do Nazareno

Nenhum comentário: