quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Troca de acusações sobre corrupção marca início do segundo debate entre Aécio e Dilma

Tucano e petista participaram nesta quinta-feira (16/10) do segundo debate do segundo turno


Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) se atacaram duramente nesta quinta-feira (16/10), no início do segundo debate do segundo turno da campanha à Presidência da República. Logo na primeira oportunidade, os candidatos discutiram a corrupção, um dos temas que mais incendiaram a campanha desde o primeiro turno.

"De quem é a responsabilidade por tantos desvios de dinheiro público na Petrobras?", cobrou Aécio, depois de listar os escândalos de corrupção na estatal. "A Petrobras virou uma rotina nos nossos debates", constatou Aécio antes da resposta de Dilma.

"Quem investigou? A Polícia Federal que, ao contrário do passado, não era dirigida por filiados ao PSDB", rebateu Dilma. Na sequência, a petista voltou a listar, como no primeiro debate do segundo turno, escândalos de corrupção da época em que Fernando Henrique Cardoso (PSDB) estava na Presidência da República (1995-2002). 

"Eu tenho um compromisso diferente: o meu é investigar e punir. Aqueles governos que não investigam não acham", cutucou a presidente. 

"Todos esses casos foram investigados. Se as pessoas estão soltas, é porque não existiam provas", respondeu Aécio.

"Onde estão os corruptos do seu partido? Presos.", destacou o tucano. "De quem é a responsabilidade por tantos desvios de dinheiro público na Petrobras, que não cessam nunca?", voltou a cobrar Aécio. "Não é possível que a senhora não se sinta responsável por isso. Ou a senhora foi conivente ou incompetente para cuidar da maior empresa pública do Brasil", provocou o tucano.

"É estarrecedor. Essas pessoas que não foram condenadas em nenhum desses processos, é porque não foram ivnestigadas. Vocês engavetam e escondem debaixo do tapete", insistiu Dilma,sobre os escândalos da era tucana no governo.

"Se a senhora acha que houve tantos crimes cometidos no governo do PSDB, porque a senhora não investigou? Porque ou não existia o que investigar, ou a senhora prevaricou: a sua responsabilidade era investigar", se defendeu Aécio.

Fonte: Correio Braziliense, 16/10/14

Nenhum comentário: