domingo, 26 de outubro de 2014

Derrotado, Aécio liga para Dilma para cumprimentá-la pelo resultado

ANDRÉIA SADI E BRUNO BOGHOSSIAN 

BRASÍLIA, DF - Candidato derrotado na disputa presidencial mais acirrada desde 1989, o tucano Aécio Neves ligou para a presidente reeleita Dilma Rousseff (PT). 

Ele estava na casa da irmã, Andrea Neves, em Belo Horizonte, de onde está saindo para fazer um pronunciamento após a divulgação do resultado. 

Dilma, que estava no Palácio do Alvorada, saiu de uma sala em que estava acompanhada de ministros para atender o telefonema. 

Aécio ligou para reconhecer a vitória da presidente e para cumprimentá-la pelo resultado. É a 3ª vez seguida em que os brasileiros dão novo mandato a um presidente. A disputa esteve acirrada desde o início. 

A primeira reviravolta ocorreu com o desastre aéreo envolvendo Eduardo Campos. Após a morte do pernambucano, o PSB lançou Marina Silva à Presidência, e ela rapidamente colou em Dilma, deixando Aécio em terceiro nas pesquisas eleitorais. 

A ascensão meteórica da ex-senadora, porém, não durou. Ela perdeu forças nos últimas dias antes do primeiro turno, e quem avançou para o pleito final contra a petista foi o tucano, que pegou para si o discurso de mudança que ecoou no país durante as manifestações de junho de 2013. 

As pesquisas eleitorais colocavam Aécio ligeiramente à frente nas duas semanas seguintes, mas em empate técnico com Dilma. Na semana final, porém, Dilma virou e ficou o tempo todo à frente, com uma vantagem ligeiramente maior que a que Aécio tinha anteriormente: com 52% das intenções de voto no sábado (25), segundo a última pesquisa Datafolha, ela empatava com ele (Aécio tinha 48%) no limite da margem de erro.

Fonte: Bem Paraná, 26/10/14

Nenhum comentário: