quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Debate dos Presidenciáveis na Band

Não é bem assim: veja as incorreções de Dilma e Aécio

Do UOL, em São Paulo15/10/2014, Vinícius Segalla

PauloWhitaker/Reuters
Candidatos fizeram perguntas entre si em todos os blocos do debate

O debate entre Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) realizado na noite da última terça-feira (14) na Band privilegiou o confronto direto entre os presidenciáveis.

Sem perguntas de jornalistas, os participantes travaram um embate em que muitos números e fatos relacionados a administrações recentes do Brasil e de governos estaduais foram citados. Em meio a essas citações, os dois candidatos cometeram deslizes e incorreções em diversas oportunidades. Veja, abaixo, os principais deslizes de Dilma e Aécio no debate.

AÉCIO NEVES

Daniel Teixeira/Estadão Conteúdo


"O MPF [Ministério Público Federal] atestou a regularidade dessa obra [aeroporto de Claudio-MG]"

O tucano se referia ao aeroporto construído durante a sua gestão frente ao governo de Minas Gerais, erguido em terras de sua família, que foram desapropriadas para a construção da obra pública.

Na realidade, o que o MPF fez foi apenas rejeitar a representação criminal proposta pelo PT contra o candidato tucano, mas jamais atestou a regularidade da obra.

Ao invés disso, após a reportagem do jornal Folha de S.Paulo de agosto deste ano, sobre a construção do aeroporto, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, determinou que o Ministério Público Federal em Minas Gerais investigasse eventuais indícios de improbidade administrativa no planejamento e construção do aeroporto.
"Minas Gerais tem o melhor ensino fundamental do Brasil"

Assim como fez em debate no primeiro turno, o tucano superdimensionou os índices relativos à educação em Minas Gerais. O ensino fundamental é dividido em dois ciclos: do 1º ao 5º (antiga 4ª série) e do 6º ao 9º ano (antiga 8ª série). Na primeira etapa, Minas Gerais tinha a melhor nota no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) em 2011, ano seguinte à saída de Aécio do governo mineiro. O posto foi alcançado no Ideb de 2009.

No segundo ciclo, porém, Minas Gerais, com nota 4,6, cai para o terceiro lugar, atrás de Santa Catarina (4,9) e São Paulo (4,7). Já no Ideb 2013, quando Aécio não era mais governador do Estado e divulgado este ano, Minas aparece em primeiro lugar com 4,8. É importante lembrar que o primeiro ciclo é oferecido preferencialmente pelas redes municipais, enquanto o segundo fica a cargo dos Estado.
"Vamos falar de Educação. Infelizmente, em todos os rankings internacionais, estamos na lanterna"

O Brasil não está na lanterna de todos os rankings internacionais de educação. De acordo com o ranking da educação da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), organismo internacional com sede na França, de um total de 65 países analisados, o Brasil está na 58ª, 55ª e 59ª posições na avaliação, respectivamente, do ensino das disciplinas de matemática, leitura e ciências.

DILMA ROUSSEFF

Andre Penner/AP

"Eu quero dizer que o nepotismo é crime. O senhor teve uma irmã no seu governo"

Andréa Neves da Cunha, irmã de Aécio Neves, jamais teve cargos em comissão, de confiança ou função gratificada no governo de Minas Gerais durante a administração de Aécio Neves (2003-2010).

A irmã do tucano foi, na realidade, coordenadora do Grupo Técnico de Comunicação Social da Secretaria de Governo de Minas Gerais, desde que o órgão foi criado, em 2003, por meio do decreto estadual 43.245/2003, até a saída de Aécio do governo mineiro.

O órgão que a irmã do pessedebista comandava tem por missão "coordenar, articular e acompanhar a alocação de recursos financeiros aplicados em publicidade na Administração Pública Direta e Indireta do Poder Executivo estadual".

Apesar disso, para efeito da legislação que rege a Administração Pública brasileira, Andréa nunca fez parte do serviço público mineiro, mas apenas de um grupo consultivo de uma das pastas do Estado.
"O meu governo garantiu uma inflação controlada dentro dos limites da meta"

Na realidade, a inflação medida nos últimos 12 meses está acima da meta estabelecida pelo governo federal. O IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) subiu 0,57% em setembro deste ano, o que representa mais do que o dobro do aumento de agosto, de 0,25%. 

Com esse resultado, a alta acumulada do IPCA nos últimos 12 meses atingiu 6,75%, acima do teto da meta de inflação anunciada pelo Banco Central (BC), que é de 6,5% ao ano. Foi a maior inflação em 12 meses registrada desde outubro de 2011 (6,97%).
"Vocês jamais aplicaram nenhum recurso em qualquer programa social"

A candidata se referia ao período em que Fernando Henrique Cardoso (PSDB) foi presidente da República, entre 1995 e 2002. Durante o período, foram criados programas sociais, como o Bolsa Escola e o Vale Gás. 



14.out.2014 - Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) se cumprimentam antes do debate da Band, o primeiro entre os presidenciáveis que concorrem no segundo turno das eleições presidenciais, na noite desta terça-feira Nelson Antoine/Frame/Estadão Conteúd

Nenhum comentário: