segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Escola Benedito Correa faz protesto no desfile de 7 de setembro

Professores prometem dar o troco nas urnas

Fechando a semana da Pátria, domingo dia 07, 21 escolas se fizeram presentes na Avenida Getúlio Vargas. Como ocorre em todos os anos novamente o atraso das escolas fez com que o desfile terminasse por volta de zero hora. O 53º BIS abriu a programação às 17 horas, seguido pela Policia militar e depois Corpo de bombeiros. 

A faixa conduzida por professores da Escola BCS é uma crítica a falta de consciência política que ainda impera em Itaituba

Em meio ao desfile caiu uma chuva repentina que retardou ainda mais o desfile, no momento em que a Escola Duque de Caxias adentrava a Avenida. O encerramento da programação foi feito pela Faculdade de Itaituba que mais uma vez brilhou na avenida demonstrando os avanços e a importância que a instituição vem tendo para Itaituba e região com a implantação, de diversos cursos de nível superior. 


Todas as escolas trouxeram faixas com frases alusivas ao tema oficial da Campanha desse ano que versou sobre A Paz é o Caminho, de autoria do pacifista Mahathama Gandi, um indiano que evitou uma guerra apenas com ações pacifistas. Mas outros temas pontificaram nos três dias de desfile aqui em Itaituba , sendo eles violência no Trânsito, leitura, família. 

A IFPA fez um protesto silencioso in memorian de uma aluna morta em acidente de trânsito quando sua moto BIZ colidiu com uma caminhonete que vinha em sentido contrário na Rod. Transamazônica.


Eles entraram vestidos de preto e sem acompanhamento de banda como maneira de chamar atenção do público e das autoridades no palanque para o que consideram problema grave: o Trânsito em Itaituba 

Faixa significativa da FAI, numa referência ao conhecimento sistematizado

curso de enfermagem é destaque na FAI

A 17ª Escola a entrar na Avenida foi Benedito Correa de Souza, de Ensino Médio que trouxe duas faixas de protesto sobre a situação política/administrativa de Itaituba. Os professores entraram mostrando as faixas ao público, mas quando passaram em frente ao palanque ao invés da leitura de faixas pelo locutor do evento, sua leitura foi censurada e colocaram um hino para esconder o ato de manifesto que mesmo assim não passou despercebido do público que inclusive aplaudiu entusiasticamente em apoio aos professores que tiveram a coragem de não se calar perante o que consideram desmandos e autoritarismo da prefeita.

Professor Abel, Diretor geral da FAI desfilando com sua esposa na av.Getúlio Vargas

As escolas trouxeram beleza e criatividade para a avenida entre elas a Marechal Rondon e o Centro Educacional Anchieta que já tem uma tradição de desfilar com glamour.

bailarinas em bela performance

tema desse ano versou sobre a PAZ



Fonte: Tribuna Tapajônica, 08/09/14

Nenhum comentário: