sábado, 12 de julho de 2014

Seu xixi está saudável?

Entenda quando levantar de noite para urinar, sentir dor ou ardência são um problema

POR MANUELA PAGAN - PUBLICADO EM 09/08/2012

Você faz xixi tantas vezes por dia que acaba se esquecendo de prestar atenção nele? Pois deveria ficar mais atento: segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), os problemas urinários atingem cerca de 10% da população. Essa necessidade básica indica como vai a saúde de todo o sistema urinário e ainda da próstata, no caso dos homens. E muitas vezes os problemas surgem por descuidos que chegam a ser bobos. Segundo o urologista Conrado Alvarenga, da Clínica de Reprodução Humana VidaBemVinda, de São Paulo, esquecer de tomar água durante o dia é um dos erros mais comuns quando o assunto é a saúde dos rins. Já que prevenir é o melhor remédio, o Minha Vida conversou com os especialistas e preparou o quiz que te ajuda a notar rapidamente qualquer alteração na sua urina. Confira a seguir.

     Pergunta 1: É normal levantar durante a noite para fazer xixi? 
                  Sim, desde eu isso não chegue a atrapalhar o sono

Levantar durante a noite para fazer xixi pode ser perfeitamente normal, principalmente nas épocas mais quentes do ano, quando você toma mais líquidos. "Muitas gente se esquece de tomar líquidos durante o dia e desconta a falha no período noturno, com grandes quantidades ingeridas no jantar e após o jantar", afirma o urologista Conrado Alvarenga. Isso acaba provocando a vontade de urinar durante a madrugada, o que não chega a ser um problema. Levantar à noite só deixa de ser normal quando o número de vezes aumenta progressivamente e começa a atrapalhar o sono. "Isto acontece, por exemplo, com homens com problema na próstata, que chegam a levantar três, quatro, cinco ou até mais vezes durante a madrugada".
     Pergunta 2: Urina escura é sinal de: 
                  Baixo consumo de água

Urina escura, muitas vezes, indica baixo consumo de água, principalmente em épocas mais quentes, quando a transpiração aumenta e há mais perda de líquido no suor e menos na urina. "Isso faz com que a urina fique mais concentrada, ou seja, com menos água", afirma o clínico geral Paulo Camiz, do Hospital das Clínicas de São Paulo. Este baixo consumo aumenta o risco da formação de pedras nos rins e outros problemas urológicos associados. Alguns alimentos também escurecem a urina, como beterrabas e amoras, e algumas doenças, como a cirrose no fígado, também podem escurecer a cor da urina.
     Pergunta 3: Ir ao banheiro várias vezes ao dia indica: 
                  Diabetes

Pessoas com diabetes descompensado costumam ir muitas vezes ao banheiro ao longo do dia, isso porque o excesso de glicose no sangue precisa ser eliminado pelos rins com maior frequência. Homens com problema na próstata e mulheres com bexiga hiperativa (problema que faz com que o estímulo para a micção seja constante) também podem ir ao banheiro inúmeras vezes. O urologista Conrado Alvarenga lembra que aqueles que tomam muito líquido vão mais vezes ao banheiro, mas quando o número de vezes começa a incomodar ou atrapalhar as atividades do dia a dia, o médico deve ser procurado.
    Pergunta 4: As causas de ardência ao urinar podem ser: 
                 Infecção urinária ou doenças sexualmente transmissíveis (DSTs)

A ardência ao urinar, conhecida como disúria, é sintoma inicial de infecção urinária. Geralmente este sintoma é acompanhado de um aumento de frequência de micção, com quantidades pequenas de urina e em alguns casos até com sangramento associado. Algumas DSTs também podem causar este sintoma de ardor, principalmente quando acometem a uretra, masculina e feminina, conhecidas como uretrites. A gonorreia é um exemplo típico de uretrite.
    Pergunta 5: Um sinal clássico de incontinência urinária feminina é: 
                 Perder xixi ao fazer esforço, ao espirrar ou durante uma risada

Perder urina ao fazer um esforço o é um sinal clássico da incontinência urinária aos esforços. "O problema é muito comum em mulheres que tiveram parto normal, e bastante incômodo também", afirma o urologista Conrado. Geralmente é acompanhada de perdas urinarias com gargalhadas e com esforços físicos mais importantes. Estas mulheres muitas vezes passam a ter que usar absorventes ao longo de todo o dia, para se sentirem mais seguras. Uma boa opção no tratamento do problema é a fisioterapia uroginecológica que, com exercícios específicos, fortalece a musculatura do assoalho pélvico e trata o problema.
    Pergunta 6: Jato fraco para urinar é um problema tipicamente: 
                 Masculino, causado pelo aumenta da próstata

"Jato fraco, acompanhado de esforço urinário, é um sinal de obstrução da saída da urina da bexiga causada pela próstata", afirma Conrado Alvarenga. O crescimento prostático, causador do problema, deve ser avaliado cuidadosamente por um urologista quando trouxer dificuldades urinárias ao homem.
      Pergunta 7: A vontade de fazer xixi deve: 
                   Aumentar progressivamente e não devemos esperar muito tempo para urinar

A vontade impetuosa de ir ao banheiro pode ser sinal de problemas. Acontece em mulheres e homens quando a bexiga se contrai para esvaziar, muitas vezes em momentos não apropriados. "Isso se chama hiperatividade do músculo da bexiga", afirma Paulo Camiz. Algumas vezes, esta urgência é acompanhada de perdas urinárias e é conhecida como urge-incontinência. Ambas as situações requerem avaliação médica especializada. A urgência é muito comum em homens com crescimento prostático sem tratamento.

Fonte: Minhavida.com.br

Nenhum comentário: