quarta-feira, 30 de julho de 2014

Rapidinhas

A Procuradoria Regional Eleitoral de São Paulo pediu a impugnação da candidatura de Paulo Maluf (PP-SP), atual deputado federal, à reeleição, porque o mesmo tem uma condenação de 2013, no Tribunal de Justiça de São Paulo, pelo superfaturamento em obras do Túnel Ayrton Senna, construído durante seu mandato como prefeito da capital paulista durante os anos 90. Maluf tem sete dias, para contestar a ação da procuradoria.

Nas eleições de 2014, para deputado estadual, Itaituba tem cinco candidaturas registradas, a de Wescley/PSC,  vereador e presidente da Câmara de Itaituba; a do ortopedista Leonard Cabral/PSB; a do professor Anézio Ribeiro/PCdoB, a da professora Orlanilda/PR e a de Hilton Aguiar/SDD. Juntos, eles deverão receber os votos de mais de dois terços dos eleitores que votarão nessas eleições, no município. Menos de um terço dos eleitores deverão votar em candidatos de outras cidades e regiões do Pará. Os votos válidos de Itaituba, serão aproximadamente 52 mil. Os eleitores aptos a votar somam mais de 70 mil.

Anézio Ribeiro e Orlanilda integram a Coligação de Hélder. Anézio Ribeiro, por ser de um partido pequeno e que não coligou com outro para estadual, com 12 mil votos tem chances de ser eleito. Orlanilda necessita de 25 mil votos para ter chance de se eleger. Leonard, Hilton e Wescley, são da Coligação de Jatene.  Leonard tem chances de ser eleito a partir de 25 mil votos, Wescley a partir de 15 mil votos e Hilton Aguiar a partir de 30 mil votos.

Eraldo Pimenta/PMDB, de Uruará, também está concorrendo para deputado estadual, terá votos em Itaituba e precisará de uns 35 mil votos para se eleger

O cociente eleitoral para deputado estadual será de aproximadamente 89 mil votos, enquanto o de deputado federal será em torno de 217 mil votos. Assim, a cada 89 mil votos o partido ou coligação elege um estadual e cada 217 mil votos, o partido ou coligação elege um federal.

Nenhum comentário: