terça-feira, 29 de julho de 2014

Paysandu ganha título da Copa Verde na Justiça

Brasília promete recorrer

Pelo menos por enquanto, o Paysandu é o atual campeão da primeira edição da Copa Verde e dono de uma vaga para a Copa Sul-Americana do ano que vem. Em julgamento em primeira instância, ontem à tarde, a 1ª Comissão Disciplinar do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), acatou de forma unânime, por quatro votos a zero, as provas reunidas pela Procuradoria do tribunal, a partir de denúncia feita pelos bicolores, de quatro jogadores do Brasília-DF jogaram as finais da Copa Verde de forma irregulares, o que mudou o resultado do campo. O departamento jurídico do time candango tem até quinta-feira para protocolar o recurso para que haja um julgamento em segunda e última instância, o Pleno, que terá cinco auditores. Os quatro que votaram ontem não participarão do novo julgamento.

O julgamento iniciou dia 14 de julho, mas a diretoria do Brasília apresentou documentos novos e o órgão acabou suspendendo a sessão alegando que precisaria analisar a documentação. Nesse intervalo, a CBF chegou a assumir a culpa ao divulgar um ofício afirmando que os atletas do Tricolor do Distrito Federal estariam regulares, alegando que houve um problema no sistema do BID (Boletim Informativo Diário), mas não foi suficiente.

Para o advogado Alberto Maia, diretor jurídico do Paysandu, o documento apresentado pelo Brasília semana passada apenas corroborou as argumentações do clube paraense. “O que os auditores levaram em consideração é que os nomes dos atletas não estavam no BID e o Brasília não foi diligente quanto a isso. Foi aplicada a lei e espero que o Pleno mantenha a decisão”, disse. “A lei não protege quem dorme. Isso ficou claro quando a CBF confirmou que os jogadores estavam irregulares. O documento apresentado posteriormente pelo Brasília apenas confirmaram o que vínhamos argumentando”, completou Maia.

Em entrevista por telefone à reportagem do GloboEsporte.com, o diretor de futebol do Brasília, Régis Carvalho, mostrou-se surpreso com a decisão. O dirigente confirmou que o clube irá recorrer em segunda instância. “Nós vamos reunir com o nosso advogado. De antemão, posso adiantar que vamos recorrer da decisão. O Brasília não errou em absolutamente nada. Os jogadores nem saíram do BID, e não descartamos acionar a Justiça Comum se todos os outros meios foram eliminados. Não descartamos nada. O Brasília não pode pagar por um erro cometido pela CBF. Temos certeza que vamos reverter a situação”.

Fonte: ORMNews, 29/07/2014

Nenhum comentário: