quarta-feira, 16 de julho de 2014

Dirigentes do futebol brasileiro falam em renovação da seleção mas estão no poder há até 40 anos

O impacto provocado pela goleada de 7 a 1 aplicada pela Alemanha contra o Brasil, há uma semana, foi a gota d´água para que algumas das figuras mais influentes e menos conhecidas do futebol brasileiro clamassem pela demissão de Luiz Felipe Scolari e, principalmente, por uma renovação generalizada na seleção. Quem clama por mudanças e novos ares, porém, são justamente dirigentes que estão entranhados na estrutura da CBF por até 40 anos: os presidentes das federações estaduais.

Foi o que aconteceu logo no dia seguinte ao massacre imposto pela seleção alemã, a futura campeã da Copa de 2014. Delfim Pádua Peixoto Filho, presidente da Federação Catarinense de Futebol há 29 anos, foi aos microfones para declarar que Felipão "está ultrapassado, obsoleto". Nos bastidores, ele e outros presidentes não deixaram de cobrar de forma enfática ao presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), José Maria Marin, que havia chegado a hora da mudança. Um pedido que o responsável pela administração do futebol brasileiro não tem como não levar em conta.

Porque são os 27 presidentes das federações e os 20 presidentes dos clubes da Série A do Campeonato Brasileiro que são os responsáveis pela escolha do presidente da CBF e, indiretamente, dos caminhos que serão percorridos pela seleção brasileira. A trombada contra a Alemanha no Mineirão, entretanto, despertou uma série de críticas à forma como a gestão do futebol brasileiro vem sendo executada.

Dentre os presidentes de federações estaduais, os do Norte do Brasil, também representam  o anacronismo. São eles:

Acre: Antonio Aquino, desde 1984. Seu voto foi decisivo para eleger Otávio Pinto Guimarães, em 86 

Amapá: Roberto Góes, desde 1990. Ex-prefeito de Macapá. Foi investigado na operação Mãos Limpas 

Amazonas: Dissica Tomaz, desde 1990. Prefeito de Eirunepé, teve suas contas rejeitadas por colegiado 

Pará: Antônio Carlos de Lima, desde 1998. Coronel, já havia presidido a federação entre 1982 e 1987 

Rondônia: Heitor Luiz da Costa, desde 1990.Ex-vereador pela Arena e presidente de escola 

Roraima: José Gama Xaud, desde 1974. É o presidente de federação estadual mais antigo do Brasil 

Fonte: Bol, 16/07/14


Nenhum comentário: