domingo, 27 de julho de 2014

Corrupção genuína

por Geovane Farias (*)

A cidade de Rurópolis poderia ser conhecida pelas suas exuberantes cachoeiras e pelo aconchego de seus balneários. Mas o município, hoje, tem uma imagem denegrida – devido à péssima gestão do atual prefeito, Pablo Genuíno.

Nessa deplorável situação pela qual Rurópolis passa, o representante do Executivo nem possui a decência de receber reclamações legítimas dos cidadãos. Assim, evidencia-se que a corrupção parece ser um mal da família, em se tratando dos Genuínos de Rurópolis.

É uma pena que Rurópolis não seja lembrada atualmente por suas qualidades, pois se vê ademais as imagens de magníficas belezas naturais dando lugar a um cenário de miséria e abandono.

Tudo isso se deve a falta de interesse para com o bem estar da população, já que uma região com tanto potencial só tem recebido a desaprovação de seus habitantes e de visitantes.

Tal fato pode ser facilmente visível na deficiência das vias públicas, nas quais até mesmo motos são impossibilitadas de trafegar. É muito questionável essa falta de investimento para que o turismo possa se desenvolver, pois a cachoeira do Grin e os balneários atrairiam muitos visitantes juntamente com recursos.

As condições de infraestrutura, porém, tem repelido qualquer interesse. E o pior é que até a base da economia (pecuária e a cultura de cacau) está sendo prejudicada pelo descaso com o município. Essa incompetência da prefeitura traz também preocupações futuras, já que Rurópolis deveria estar crescendo para receber um maior fluxo de comércio, que virá com término do asfaltamento da BR-163.

Mesmo assim, o que se nota é uma regressão, ao invés de desenvolvimento.

Na atualidade, infelizmente, o retrato de Rurópolis para sua população é a precariedade. Isso acontece, pois Pablo Genuíno, além de não cumprir com as promessas que fez durante sua campanha eleitoral, usa o cargo de prefeito de má-fé, aproveitando-se de recursos que deveriam ser destinados à população.

Essa corrupção é vista no favorecimento de empresas, com compras feitas em nome da administração pública sem as devidas licitações. Nesse rol de ilegalidades, também há suspeitas sobre empresas de fachada, que servem para embolsar o dinheiro dos contribuintes sem oferecer nenhuma contraprestação de serviço.

Dessa maneira, Rurópolis fica entregue ao abandono e fica claro que não se trata de falta de dinheiro, mas sim de roubo e uma falta de respeito para com a dignidade do cidadão. Isso se comprova, pois dentre os vários milhões gastos com serviços e produtos inexistentes, foram pagos quase cinco milhões de reais para uma suposta recuperação de vicinais e ridiculamente cerca de sete milhões foram gastos somente com gasolina.

Com isso, muitos ruropolenses tem se mostrado cada vez mais insatisfeitos e impacientes quanto à troca de governo. Além de tudo isso, cidadãos e alguns vereadores aparentam estar sendo impossibilitados, pelo prefeito e pelo grupo de vereadores que o apoia, de tomar satisfações, as quais dizem respeito à sucumbência do município.

Tais suspeitas são provenientes de possíveis sabotagens de sessões da Câmara, nas quais o conjunto de vereadores defensores de Pablo Genuíno faltou a sessões da Câmara, impedindo, por falta de quórum, que se deliberasse sobre mazelas pertinentes à cidade.

E como se não bastasse, houve um episódio em que agricultores e vereadores, inconformados com as ações administrativas do Executivo, foram impedidos (por uma mera falta de agendamento) de tomar satisfações do prefeito, vice-prefeito e outros representantes de Pablo Genoíno quando se dirigiram à prefeitura para reclamar sobre as vias de trânsito.

Com isso, é possível que a cidade e seus moradores deixem de ser contemplados com programas federais de desenvolvimento, pois as ruas de Rurópolis estão intrafegáveis, o que impede a passagem do maquinário para implantação do programa Luz Para Todos.

Desse modo, percebe-se também uma covardia de um governo que se esquiva de esclarecimentos, mostrando a falta de transparência do prefeito e de seu partido (PSDB).

Rurópolis aparenta estar caminhando para uma perpetuação de corrupção da família Genuíno, pois o ex-prefeito de Rurópolis José Paulo Genuíno (pai do atual prefeito) também está sendo denunciado por vereadores por práticas ilícitas.

Ainda assim, Pablo Genuíno nomeou o seu pai, o qual foi impedido de participar das últimas eleições por ter ficha suja, para o cargo de secretário de Infraestrutura e também nomeou sua esposa (Katyussy Bonami Genuíno) e seu cunhado (Igor Touta) para assumirem respectivamente as secretarias de Ação Social e Finanças, adicionando assim o nepotismo também para o currículo de corrupção da família Genuíno.

Com todos esses lamentáveis acontecimentos, espera-se que os eleitores não se deixem mais ludibriar por novas promessas recheadas de cinismo, pois está claro que o nome Genuíno, em Rurópolis, é sinônimo de corrupção.

* É acadêmico de Direito da Ufopa (Universidade Federal do Oeste do Pará).

Nenhum comentário: